REFLEXÃO
 
    Atualmente vivemos em um mundo onde a tecnologia sufoca qualquer possibilidade de autoconhecimento. Já não temos mais tempo para nada. Antes, quando ainda não tínhamos todos esses instrumentos tecnológicos à nossa disposição, era comum ficarmos sozinhos para ler um livro, ouvir uma música ou, até mesmo, não fazer nada. O fazer nada, muitas vezes, era importante para refletirmos sobre as pessoas, as coisas e nós mesmos.
Reflexão, hoje, está se tornando uma palavra em desuso. Não paramos mais para apreciarmos um pôr do sol, uma paisagem, um quadro etc. Aliás, esta expressão “parar para apreciar” quase já não faz parte do vocabulário da maioria das pessoas, pois não se pode perder tempo.
    Quando estou só, a primeira coisa que faço é pegar meu celular e mandar mensagens para alguém. A solidão nunca esteve tão solitária. Isso não é bom. Momentos de solidão são momentos para refletir e crescer como ser humano. Se não refletimos não podemos detectar nossos próprios erros e falhas. Será sempre necessário que o outro venha até nós para nos mostrar nossos defeitos – e quando isso acontece, costumamos não aceitar. Agindo assim, de forma irrefletida, não conseguimos melhorar, pois nunca teremos consciência das consequências dos nossos atos. Nossa cegueira nos impedirá de agir de forma mais justa e menos egoísta.
    Portanto, em vez de julgar o outro e pensar que entende a si mesmo, procure entender o outro e julgue a si próprio! Isso só se dará através da reflexão.
Rogério Rodrigues
Enviado por Rogério Rodrigues em 22/07/2017
Código do texto: T6062069
Classificação de conteúdo: seguro