A Grande Maratona do Homo Habilis

O Homo Habilis é capaz de um gesto nobre, quando se aproxima da identidade dos animais irracionais, e de um gesto hediondo, no exercício da sua racionalidade. Ele é um dos animais mais lentos na emancipação da tutela dos seus pais, para exercer a sua autonomia diante das complexas circunstâncias do convívio social.

Entre as suas inúmeras características está o narcisismo, estampado na sua volúpia em se destacar no seu meio, sob quaisquer aspectos. Em função dessa característica, surgiu uma infinidade de tipos de competições, com a instituição de prêmios para os vencedores das disputas, compensando os seus esforços e o seu melhor desempenho.

Essas competições podem ser apenas recreativas, no campo do esporte e lazer, como divertimentos para os expectadores, ou mais significativas, como no campo das artes e especialmente da ciência, criando fontes de inestimáveis benefícios para a Humanidade. Mas, em todas elas, sempre está presente a busca pelo heroísmo e ou por interesse financeiro, como alavancas para o desenvolvimento dos maiores esforços. Todavia, ainda que não definida ostensivamente, todos os dias, ao dirigir-se para a execução das suas atividades diárias, o Homo Habilis está inserido numa competição.

Essa frenética e alucinante “corrida” do Homo Habilis, se desenvolve sob a sua própria evolução pessoal no tempo, com a ascendente e descendente curva dos seus períodos de desenvolvimento físico e mental, conforme a escala das seguintes etapas:

Crescentes

Até os 7 anos = Infância

Dos 7 aos 14 anos = pré-adolescência

Dos 14 aos 21 anos = adolescência

Dos 21 aos 28 anos = pré-maturidade

Dos 28 aos 35 anos = início da maturidade

Dos 35 aos 42 anos = maturidade desenvolvida

Dos 42 aos 49 anos = maturidade no apogeu

Decrescentes

Dos 49 aos 56 anos = maturidade com pequenas restrições

Dos 56 aos 63 anos = maturidade com redução das forças físicas

Dos 63 aos 70 anos = maturidade com dificuldades

Dos 70 aos 77 anos = início da velhice

Dos 77 aos 84 anos = velhice sem dependência

Dos 84 aos 91 anos = velhice com dependência

Dos 91 aos 98 anos = velhice com dependência plena

No percurso dessa grande maratona, surgem as preferências individuais, que definem o comportamento específico do Homo Habilis. Cada um dá maior ou menor importância individual aos componentes que irão identificar a sua personalidade, que numa incrível diversidade de associações, ao lado das suas características físicas, o tornam absolutamente singular. Não há dois Homo Habilis exatamente iguais, nem física, nem mentalmente. Cada um com a sua envergadura racional e espiritual.

Ainda correndo nessa complexa e cansativa maratona, observamos alguns avisos no caminho, expostos como advertências para os maratonistas:

Caso Você estiver incluído na escala decrescente, até a quinta etapa, observe o aviso seguinte, e mãos à obra rapidamente.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. (Anônimo)

Mas, se Você estiver incluído na escala crescente, a partir da terceira etapa, observe os dois avisos, e comece a agir logo, pois o tempo voa.

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente de tal forma, que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido”. (Dalai Lama)

Boa sorte aos iniciantes na maratona. Ânimo aos que estão no meio dela, e feliz conclusão (se possível) aos maratonistas da reta final.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 22/07/2017
Código do texto: T6061740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.