O Cristianismo é uma Religião?

Frequentemente os evangélicos insistem em dizer que o Cristianismo não é uma religião. Para sabermos se isso é realmente verdade, precisamos entender primeiramente o que é uma religião. O problema é que a definição de religião é bastante discutível. Uma possibilidade é que religião é o conjunto de crenças, sentimentos, dogmas e práticas que definem as relações entre o ser humano e o sagrado. Uma determinada religião é definida por elementos específicos de uma comunidade de crentes: dogmas, livros sagrados, ritos, adoração, sacramento, prescrição moral, interdições, organização. A palavra religião pode ser derivada da expressão latina "religio" (ligar novamente, reexaminar cuidadosamente ou congregar) que, segundo um site ateísta[1], foi usada pelos romanos antes de Cristo para indicar a adoração a demônios. O mesmo site dá outras possibilidades, como a afirmação de Cícero de que a palavra vem de "relegere" (ler novamente, reexaminar) no sentido de "considerar cuidadosamente as coisas relacionadas ao culto dos deuses". Outros viam a palavra como tendo origem em "religare" (conectar-se) para se referir ao "vínculo de piedade que se liga a Deus". Uma definição mais moderna é que religiões são coleções compartilhadas de crenças transcendentais que são adotadas por seus adeptos e são baseadas em doutrinas formalmente documentadas ou práticas culturais estabelecidas[2].

Religião não é simples de definir porque ela não é simples. Em geral, as definições são amplas demais ou restritas demais. A palavra é um termo guarda-chuva que significa muitas coisas que são muito diferentes entre si, e frequentemente contraditórias. Para complicar mais, muitos grupos (incluindo alguns muçulmanos) insistem em dizer que não praticam uma religião, mas um "estilo de vida" ou um "relacionamento com Deus", como se uma coisa excluísse a outra.

Por fim, a minha definição de religião (que eu confesso inadequada) é, por agora, uma paráfrase de uma frase de Zuínglio. Ele diz que "a verdadeira religião é um relacionamento com Deus que afeta profundamente a piedade cristã"[3]. Para ser mais geral, eu diria que religião é um relacionamento com o sagrado que afeta sua maneira de viver. Nesse sentido, eu acredito que o Cristianismo é uma religião - e creio que muitas pessoas não entendem isso porque têm uma visão limitada do significado de religião, ou do que é o Cristianismo.

[1] ATHEISM STANDING MAN. "What is religion?". Disponível em: <http://atheisme.free.fr/Religion/What-is-religion-1.htm>

[2] CRABTREE, Vexen. "What is Religion? How Do You Define Religion?". Disponível em: <http://www.humanreligions.info/what_is_religion.html>

[3] Citado por William Boekestein, em "Cristianismo é religião (graças a Deus!)". Disponível em: <http://reforma21.org/artigos/cristianismo-e-religiao-gracas-a-deus.html>