Você e Eu Até o Fim

Quando Você nasceu, Eu nasci junto com Você, mas apesar disso não somos gêmeos, pois nossas naturezas são diferentes.

Você é um inveterado aproveitador, faz de mim tudo o que lhe convém, sem se preocupar comigo, principalmente até o início da sua maturidade. Mas essa maneira de se aproveitar de mim, curiosamente, é muito diversificada entre Você e seus iguais.

Vocês me usam de todas as formas possíveis e imagináveis, tanto na construção, quanto na destruição de todas as coisas, sejam substanciais ou incorpóreas, objetivas ou subjetivas, concretas ou abstratas, nos fatos ou nas ideias, na carne ou no espírito.

Alguns de Vocês me tomam como amigo, outros me tomam como inimigo. Aqueles procurando viver em harmonia comigo, estes temerosos e inconformados com a nossa futura e inexorável separação, muito embora todos estejam pré-conscientes dessa separação, que até meus inimigos não desejam.

Eu permaneço indiferente diante das suas opções, quanto a me usar, construindo ou destruindo, respeitando a instabilidade das suas emoções, ora aproveitando-me, ora desperdiçando-me, conforme a volatilidade do seu temperamento e a flexibilidade das suas convicções, que se alternam na construção e na destruição. Observo tudo isso, sem nenhuma interferência, aguardando tranquilamente a nossa futura separação.

Assim como o sol se aproxima do seu poente, surgindo o crepúsculo, Você alcança a sua quarta etapa decrescente do desenvolvimento humano. Então Você passa a me olhar de outra maneira, me dando maior valor, lamentando-se de algumas coisas que fez comigo, e de algumas coisas que deixou de fazer comigo. Mas... o relógio e Eu não voltamos para traz. O que se fez, foi feito. O que não se fez, não mais será feito. O melhor que se possa fazer ainda, já sob a sujeição das limitações físicas e mentais, é Você corrigir alguns deslizes, ou erros de percurso, que ainda possam ser reparados, ora já na quinta e sexta etapas decrescentes, com suas inevitáveis dependências.

Estamos agora na sétima etapa decrescente do seu desenvolvimento. É chegada a hora da nossa separação. Você vai primeiro, Eu sigo até a sua transformação final. O pó.

Bem... Ele já se foi. Agora sigo em Sua companhia caro Leitor. Vamos lá, Sou o TEMPO, aproveite-me como quiser, para construir ou para destruir, conforme as suas convicções, mas não se esqueça da sua futura sétima etapa decrescente... Vamos em frente!

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 18/07/2017
Código do texto: T6057895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.