30 Dias de Oração: 2. COMO ENFRENTAR AS CRISES FAMILIARES

COMO ENFRENTAR AS CRISES FAMILIARES

2° Crônicas 20. 13-17

Introdução: O Senhor Deus afirmou no Jardim do Éden que não é bom que o homem viva sozinho. De fato não fomos criados para vivermos isolados. Fomos feitos para vivermos em comunhão com outras pessoas.

Nesta vida podemos ter muitas alegrias. Mas, uma das maiores alegrias da vida são os momentos em família. Os sorrisos espontâneos, os abraços, os beijos, as conversas despretensiosas, os ensinamentos, os conselhos, etc.

Entretanto, as famílias tem sido alvo constante dos ataques de Satanás. Acredito que você já deve ter percebido esses ataques.

No texto de 2° Crônicas mostra como Josafá conduziu as famílias de Judá perante uma situação de crise. Do ataque do inimigo que os conduziria a um deserto de morte, pois o exército do inimigo era muito mais poderoso que eles, Josafá os conduziu ao vale da benção.

Como você se comporta em momentos de crise familiar? Busca resolver os problemas em sua própria força e sabedoria? Foge dos problemas?

Essas são atitudes comuns na família. Mas, hoje, aprenderemos, dois posicionamentos importantes para levar as nossas famílias do deserto de morte para o vale da benção, a saber:

1. CONSULTE O SENHOR JESUS

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”. (Provérbios 3.5).

• Quando buscamos o CONSELHO do Senhor (v. 3) e esperamos com temor a Sua resposta ELE fala conosco (v. 14). Não fique com medo ou desanimado (v. 15), aprenda a ouvir a Voz do Senhor (v. 15). Não seja precipitado, aguarde as estratégias do Senhor (v. 17);

• Quando BUSCAMOS a Presença de Jesus a Sua glória é manifesta em nós (v. 18, 21-22). Prostre-se perante o Senhor e o adore no esplendor de Sua santidade e verás a shekinah do Senhor na sua família (v. 22-25). Viverás a benção da alegria e a vitória sobre os seus inimigos (v. 27);

2. ENFRENTE OS DESAFIOS EM CRISTO

“Eu clamo pelo Senhor na minha angustia, e ELE me responde”. (Salmo 120.1.).

• A Presença de Jesus no lar traz união à família (v. 4). Não tenha medo o Senhor é contigo (Josué 1.9). Aprenda a discernir os ataques do inimigo contra a sua família (v. 2). ENFRENTE os seus inimigos com fé, não fuja dos problemas (v. 20). Tenha sempre uma palavra de ânimo, expresse sua fé em palavras e atitudes (v. 20);

• Seja o líder espiritual de sua casa (v. 27). Seja o embaixador de Jesus em sua família. Seja um INSTRUMENTO de Jesus em seu lar. Conduza os seus familiares: a oração (v.6), a ouvir a Voz de Deus (v. 14), a prostrar-se em adoração perante o Senhor (v. 18), e a Casa de Deus (v. 28);

CONCLUSÃO: Como temos conduzido as nossas famílias em momentos de crise? As crises familiares são inevitáveis, o importante é saber como lidar com elas.

A exemplo de Josafá, precisamos aprender a consultar ao Senhor e a enfrentar os desafios da vida em Cristo. Precisamos que Jesus Cristo seja o Senhor de nossas famílias!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 27/05/2017
Reeditado em 16/06/2017
Código do texto: T6010998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.