Pregador X Ensinador

Boa tarde amados e queridos.

Observando algumas situações atuais, percebe-se quão necessário seja, para o cristão e todos que desejem, conhecer bem as escrituras sagradas, a fim de não cair nas astutas ciladas do adversário, e mesmo para melhor saber viver.

Mas há um grande problema, quem os ensinará? É preciso que haja, não necessariamente um professor, mas alguém com tamanha capacidade de pagar o preço, de ser “boca de Deus na terra”, de esclarecer pontos não tão claros na Bíblia, alvo de críticas e incompreensões pela grande maioria. Para isso não é preciso que este professor, ensinador, seja um Teólogo ou Bacharel em Leis, mas que seja uma pessoa cheia do Espírito Santo de Deus, amante da palavra do Mestre e que, sem dúvida, possua as suas próprias experiências com Cristo, as quais comprovarão a própria palavra de Deus na sua vida e a sua eficácia na vida do homem.

Ah, também não precisa, este professor, possuir Mestrado, ser licenciado ou ser, como muitos dizem, um pregador do evangelho. Há uma grande diferença entre pregador e ensinador da palavra de Deus. Só para esclarecer: pregador vive nos púlpitos falando do amor de Deus, pregando a sua palavra; ao passo que o ensinador fala desta mesma palavra de Deus fora dos púlpitos, ensinando a todos, esclarecendo pontos e aprendendo dia a dia. O seu público são todos que a ele se apresentem, pois ele aproveita cada fala sua para propagar em tempo e fora de tempo, no silêncio ou mesmo em alta voz.Pregador você se torna, ensinador você já nasce, é uma característica inata neste arauto do Senhor Deus.

Sem querer ser chato, ambos são ministros do evangelho, mas este segundo ocupa um lugar ímpar na vida daqueles que o ouvem, pois sua vida e fala condizem com as sagradas escrituras. Para ele, mais vale uma vida de acordo com os ditames sagrados, do que qualquer outra regra. O seu chamado é tão grande e forte que; sem querer ser fanático; o seu maior interesse é alegrar aquele que o alistou para a guerra. Veja 2 Timóteo 2.4 Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida... O seu único objetivo é alegrar aquele que o chamou, ele realmente vive Cristo, procura segui-lo diariamente e agradá-lo. Nas palavras do apóstolo Paulo: Porque o viver é Cristo ... (Filipenses 1.21).

E, por tratar-se não só de palavras, mas da palavra de Deus e seu efeito na vida do homem, que transforma e muda vidas, além de ser o que permanece (Isaias 40.8- Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra do nosso Deus subsiste eternamente) é digna de toda a aceitação (1Timóteo 1.15). O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mateus 24.35).

Com isso, é importante atentar para tudo o que já temos aprendido e contar com a ajuda de um mestre, assim constituído por Deus para nos auxiliar nesta busca constante pela compreensão bíblica, a fim de melhor interpretar a Bíblia e seus mistérios. Só assim se perceberá o que significa ser cristão e o quanto devemos, cada um, padecer pelo seu nome.

Shalom Adonai."

DACDJ
Enviado por DACDJ em 23/04/2017
Código do texto: T5978985
Classificação de conteúdo: seguro