DEUS – Pinceladas...

Últimos dias, últimos tempos, Deus intriga-me sobremaneira. Ando – sentado, viajando... – lendo sobre Ele. A começar pela Bíblia e também através da minha modesta (ou insignificante) maneira crítica/dialética de observá-Lo. Sem menosprezar outros autores, contra e a favor do Fenômeno.

Hoje, meu pensar intriga-me sobre a ONIPOTÊNCIA e a ONISCIÊNCIA de Deus: “pode tudo” e “sabe tudo”. Refletindo sobre a pessoa, Deus saberia tudo sobre a vida pregressa, presente e futura. E tudo poderia sobre a (qualquer) pessoa. Neste caso, e se assim o for, tudo que aconteceria na vida de uma pessoa, inclusive se Deus quisesse mudar seu rumo, já estaria escrito na mente de Deus (Determinismo... divino?!)

Neste caso, nossas vontades, desejos e ações não seriam nossas e sim determinações divinas. Mesmo admitindo-se todo leque de possibilidades que temos. Em sendo assim, não existiria o “livre-arbítrio” e a nossa responsabilidade e irresponsabilidade frente aos nossos atos precisariam ser repensadas. Afinal, se todas as escolhas já estariam pré-definidas, como imputar responsabilidade ou irresponsabilidade?

Em não sendo assim, em tendo cada pessoa a sua frente opções que Deus não conhecesse de forma nenhuma, seria sim cada pessoa responsável por seus atos. Deus não conhecendo a vontade e nem a decisão tomada, e nem nela podendo interferir, Ele não seria Onisciente. Se sabe, ou se soubesse, o destino já estaria conhecido por Deus. Portanto, traçado.

Outras ponderações são possíveis. Opine, podemos entender melhor. Ou não!