A Perversidade Cultural Brasileira

*Publicado no meu perfil de Rede Social (Facebook)

1. Tanto os rumos que se dão à cultura brasileira quanto a sua forçada tradição são terrivelmente "febris" e fora do sentido último do mundo, inclusive os referenciais que se tem dela, os conceitos e preconceitos, os exemplos de 'boa figura' e os malogros a que atribuem por necessidade de expiação.

2. A perversidade cultural brasileira já se encontra num fundo intencional de desprezo ao que pode ultrapassá-la. Por muito sofrer de um complexo tribal que busca identidade, tende à retroação pela sua extensão adaptativa de convívios plásticos e imitativos do que acreditam ser 'aceitos' e 'postos' como exemplos cívicos.

3. Em homenagens a outros povos, entre os cultos a visões tradicionais esborrotadas, a pretensa elite cultural brasileira perde-se entre brumas da sugestionabilidade, procurando, ingenuamente, fechar toda a aparente variação que existe no mundo numa "bolha" verde e amarela. 4. E há quem possa, provavelmente, afirmar, por um sentido perverso da interpretação, ao olhar para esse texto, a curta frase: "coisa de pedante". É o que se espera do complexo tupiniquim.