O vai e vem da vida

Muitas pessoas acreditam que o tempo, assim como a vida, são lineares, ou seja, seguem uma sequência lógica, retos. Porém, podemos pensar na possibilidade de serem em forma espiral, em forma de curva descrevendo uma infinidade de voltas em torno de um mesmo ponto, fixo. Assim são muitas galáxias, como a nossa Via Láctea. podemos citar como exemplo também o nosso sistema solar, em que os planetas dão voltas em torno de uma estrela, o sol.

Pensando assim, o tempo de nossa vida sempre passa perto do ponto anterior, não sendo o mesmo ponto necessariamente, mas às vezes é tão perto que parece o mesmo. Isso pode explicar nossos atos e consequências, nossos reencontros inesperados, ou nosso ritmo de vida, praticamente, em certo ponto, previsível, moldado pela nossa sociedade: Nascemos, começamos a crescer, vamos à escola aprender conteúdos pré-programados, entramos no mercado de trabalho, comemoramos as mesmas datas todos os anos (aniversário, natal, festa junina, carnaval...), entre outras características que todos já sabem que vão acontecer de antemão, com antecedência. Porém, pouca gente para e refletir sobre isso, por achar isso normal.

Um bom exemplo é o filme "O curioso caso de Benjamin Button", no qual o personagem interpretado por Brad Pitt nasce velho, regride às fases da vida, vira bebê e deixa de existir. É como se a vida dele começasse e terminasse ao contrário, mas de qualquer forma voltando ao ponto inicial. Isso se aplica no decorrer de nossas vidas. Quando crianças, possuímos características que de certa forma vão se assemelhar com a velhice. Nascemos sem dentes, depois de velhos ficamos banguelas; usamos fraldas enquanto bebês, e possivelmente usaremos perto do fim de nossas vidas; na maioria das vezes nascemos com poucos ou sem cabelos, e ficamos também assim mais velhos; precisamos de cuidados especiais quando recém-nascidos, e ficamos assim quando envelhecemos. Ou seja, tanto na forma tradicional, quanto apresentada no filme citado anteriormente, o ciclo da vida faz com que nascemos, vivamos e um dia deixemos de existir, como se estivéssemos voltando ao ponto original.

Assim como um bumerangue, somos lançados na vida para um dia voltarmos ao ponto de partida. "A vida é um vai e vem, nada é pra sempre".

Cadu de Souza
Enviado por Cadu de Souza em 24/02/2017
Código do texto: T5922743
Classificação de conteúdo: seguro