Sofrer Não é o Fim de Tudo

Sofrer não é o fim de tudo!

Você já parou para pensar o que fazemos durante toda nossa vida? O que nos motiva a continuar vivendo? Por que passamos por tantos problemas? Por que sentimos tantas emoções? Enfim, já se perguntou o porquê da sua existência?

Quem já não se fez essas perguntas não é mesmo? Nos últimos anos minha vida tem sido de questionamentos, tenho a todo custo tentado encontrar os porquês de minha existência. Mas sabe o mais incrível? Por mais que paremos e busquemos tais respostas, nunca as encontraremos, sabe por quê? Simplesmente porque transcende a qualquer capacidade humana.

Sempre que passamos por grandes tragédias ou traumas, passamos a questionar nossa existência, passamos a não acreditar mais em nada, a depender do tipo de trauma que você passou, até a credibilidade, em você mesmo e naqueles que estão a sua volta, fica ameaçada. Muitas vezes ao sofrermos uma perda muito grande, passamos a não ter mais esperança em nada, a não acreditar em nada, a não ter vontade de fazer nada, isso é o principio de uma depressão. “A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.”

Infelizmente essa doença tem alcançado um grande número de pessoas, muitas dessas não sabem ou não querem admitir que tem esse problema. Por isso, muitas pessoas tornam-se amargas, pois passam a culpar as pessoas ou a esperar delas algo que elas não pode lhes dar.

Não importa o tamanho da tua dor, ninguém, absolutamente ninguém poderá fazer algo por você. Mas não que seja crueldade das pessoas, mas sim porque elas têm a sua própria vida, seus próprios problemas, suas dores e desamores. Não espere de ninguém aquilo que nem você pode se propiciar.

Não é fácil para ninguém admitir que esteja só. Sim você está só! Mesmo que as pessoas digam o contrário, no fim é uma questão apenas sua, é um problema apenas seu, pois é você que chora todas as noites sem ninguém perceber, é você que se tranca no banheiro e deixa o pavor rolar pelos seus olhos, é você que não sente mais os sabores dos alimentos, é você que, embora esteja um sol radiante lá fora, só consegue ver o dia nublado, é você que muitas vezes pensa em desistir e covardemente pensa em por fim a tudo o que está passando. Então, acredita agora que ninguém pode te ajudar? Não estou aqui pondo em questão as crenças religiosas que as pessoas têm, pois algumas podem dizer: “ Deus está contigo!”. Sim, se você não se permitir, nem Deus pode te salvar dessa dor. Lemos na Bíblia a seguinte das inúmeras passagens que falam sobre ter a presença de Deus: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

Deuteronômio 31:6

Observe que o versículo inicia-se com dois adjetivos, forte e coragem, ambos requer do ser humano uma atitude, caso contrário fica difícil se obter ajuda. Assim, reitero o que disse acima, tudo é uma questão sua e só sua.

Portanto, não basta simplesmente existir, é preciso muito mais que isso é preciso termos consciência que por mais que estejamos sofrendo, desanimados, não há vida sem troca, não há troca sem perdas, não há perdas sem ganhos, não há ganhos sem lutas, não há lutas sem dor, não há dor sem razão; e não há razão fora da vida.

Viver sua dor, enfrentar seus monstros é também aprender e, para ser aprendiz, é preciso humildade para reconhecer a própria ignorância.

Viver implica educar-se para o amor, e, amando e amado, experimentar a angústia de saber-se iluminado sem sentir-se luz, vivenciando as dores e as venturas de sentir-se completo sem poder ser pleno. Então, só nos resta coragem, para enfrentar nossas dores, para crescer com elas e para fazer delas um alicerce de uma escada que subiremos degrau por degrau dia a dia. E lembre-se: não importa o tamanho da tua dor, você e só você é responsável pelo que ela pode provocar de bom e de ruim em sua vida.