IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA, DEVOÇÃO E POEMA A SÃO JOSÉ E ORAÇÃO A DUNS SCOTUS.

Precisamos apresentar aos jovens os heróis da fé hoje!

S. Agostinho nos advertia, perguntando: “Fazes o impossível para morrer um pouco mais tarde, e nada fazes para não morrer para sempre?”

_______________

Esta imagem cativa-nos. Deus assim viu que era bom: sermos imagem e semelhança de Deus. Por isso, desceu do infinito a nossa finitude. Fez-se criança, pobre, nasceu na periferia. Ele já é a riqueza. Não podemos compactuar com o maligno, aceitando ideologias abortivas: "Não matarás..." Em Belém, um menino nos foi dado (ETERNAMENTE.). No colo do Pai Eterno, somos amados infinitamente e amorosamente. Jesus é o nosso Irmão mais velho e mais puro e santo. Ele é a morada, que fez morada no seio imaculadíssimo e virginal da Virgem Maria.

“Salmos 5 - https://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/5

1 DÁ ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.

2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.

3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.

5 Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.”

“Gloriabuntur in te omnes qui diligunt nomen tuum,

quoniam tu, Domine, benedices iusto :

Domine, ut scuto bonae voluntatis tuae coronasti eos.

Vers. 1: Verba mea auribus percipe, Domine :

intellige clamorem meum et exaudi me.

Vers. 2: Quoniam ad te orabo, Domine,

mane exaudies vocem meam.”

FONTE: http://gregorien.info/chant/id/3546/5/en

___________

Veja a origem da Ave-Maria e da Salve Rainha em Recanto das letras, clique em J B Pereira. Tudo por Jesus, nada sem Maria. "Ad Jesu, per Mariam". (Juntos de Jesus por meio de Maria, Mãe de Jesus.)

"Vosso olhar a nós volvei: vossos filhos protegei!" Nunca abandonemos culto de veneração e louvor a Virgem Puríssima, Mãe de Jesus e Nossa, que é nosso sinal de fé e fidelidade a Jesus e à Igreja.

Peça a Mãe e o Filho atende! Peça ao Filho e a Mãe confirma. "Façam tudo o que Jesus pedir..." - disse Maria. (Bodas de Caná, Galileia, primeiro sinal de Jesus)

________________

Virgem Puríssima, vá à frente de nós nos ajudando a proclamar o Evangelho e Jesus em nós e nos outros. Com a vida, a favor da vida. Amém.

Tudo por Jesus, nada sem Maria, a Mãe de Jesus, Nossa Mãe.

João 19. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.

Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

João 19:26,27 VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA - SEM PECADO CONCEBIDA....

O Cânticos das criaturas de São Francisco de Assis, o Patrono da Ecologia, é comovente e vindo das entralhas de um místico e apaixonado pelas criaturas e por Deus. Quase moribundo, compôs São Francisco o Cântico das criaturas. Até ao fim da vida queria ver o mundo inteiro num estado de exaltação e louvor a Deus. No outono de 1225, enfraquecido pelos estigmas e enfermidades, ele se retirou para São Damião. Quase cego, sozinho numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, deixou para a humanidade este canto de amor ao Pai de toda a criação.

A penúltima estrofe, que exalta o perdão e a paz, foi composta em julho de 1226, no palácio episcopal de Assis, para pôr fim a uma desavença entre o bispo e o prefeito da cidade. Estes poucos versos bastaram para impedir a guerra civil. A última estrofe, que acolhe a morte, foi composta no começo de outubro de 1226.

LADAINHA BOSQUIANA DE LOUVOR E VENERAÇÃO AO SANTO NOME: IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA, SEU MISTÉRIO À NOSSA SALVAÇÃO PELO NOME SANTO E PODEROSO DE JESUS, COM SEU SIM PELA ENCARNAÇÃO DO VERBO DE DEUS E PELOS SEUS MÉRITOS DE DIVINO FILHO DE DEUS: JESUS – autor: J B PEREIRA – 23/09/2017

JOÃO 19 - EVANGELHO:

Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.

27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Virgem, a Imaculada, preservada de toda mancha original do pecado: pelos méritos de Jesus, Árvore santa e pura, Geração da Mulher que domina a serpente, Mulher que gera Jesus por nós, Mulher dada aos pés da cruz! Arca nova da Aliança nova, Torre de Davi, Auxilio dos Cristãos, Senhora Nossa e de Todos os povos, Mulher com as estrelas à testa e em torno da suave cabeça boníssima, sentada sob os querubins, tendo aos pés a lua, a Terra, brilhante domo Sol em ordem de batalha pelo Bem e o Reno de Deus, Rainha da Igreja, Mulher que avança como Aurora do Amor Divino, Mulher que mora na casa do Coração dos Apóstolos e santos, virgens e confessores, que quer que a levemos à casa do nosso coração, Tesouro em que Jesus escolheu por prêmio Eterno, Morada pura e reconfortante e Fortaleza contra todo pecado, que Jesus a quis desde toda Eternidade como Mãe e seguidora primeira desde Belém até Pentecoste, Rainha íntegra ao lado do Rei Jesus, Nosso Senhor e Salvador, Mediadora que aceita a única Mediação de Jesus, Advogada celestial ao lado de Jesus e do Espírito Santo, Co-redentora ao lado do nosso único Redentor, Senhora da América Latina, estrela da Evangelização, Madona dos Continentes, cujo olhar nos envolve e nos volvei hoje e na hora na nossa morte, conta a morte eterna. Rogai por nós e com Jesus para sermos honestos e arrependidos de todo pecado a favor do mundo, pedindo a Deus pelos que não aceitam e não creem na Trindade Santíssima. Amém

"Vosso olhar a nós volvei: vossos filhos, protegei!" Nunca abandonemos culto de veneração e louvor a Virgem Puríssima, Mãe de Jesus e Nossa, que é nosso sinal de fé e fidelidade a Jesus e à Igreja. “Vós sois a Honra do corpo místico de Cristo, o nome santo para nossas Igrejas e alento ao nosso Povo: vós gerais em nós: Jesus, “fruto bendito de teu ventre”.

Maria com algumas mulheres estavam em oração, esperando as manifestações do Espírito Santo. Ela é Mãe da Igreja e Rainha dos apóstolos.

PENSAMENTOS DE SÃO FELIPE NÉRI (1515-1595)

"Não pode acontecer coisa mais gloriosa a um Cristão do que padecer por amor de Cristo".

"Guarde-se o moço da luxúria e o velho da avareza: e ambos serão Santos".

"Os que desejam avançar no caminho de Deus, sujeitem-se a um sábio confessor e obedeçam-lhe como a Deus".

"Quem quiser que lhe obedeçam muito, mande pouco".

"Quanto de amor pomos nas criaturas, tanto tiramos de Deus".

"Não tardes em bem obrar; porque a morte não tarda em vir".

"A tentação revelada ao diretor espiritual já é vencida pela metade".

"Quem não puder dedicar longo tempo a oração deve, pelo menos, elevar muitas vezes o seu coração a Deus".

"Neste mundo não há purgatório: ou é paraíso ou é um inferno. Os que suportam com paciência os sofrimentos desta vida gozam o paraíso. Quem assim não o faz, sofre o inferno".

“É possível restaurar as instituições com a santidade, e não restaurar a santidade com as instituições".

"Se quisermos nos dedicar inteiramente ao nosso próximo, não devemos reservar a nós mesmos nem tempo nem espaço".

"A devoção ao Santíssimo Sacramento e a devoção a Santíssima Virgem são, não o melhor, mas o único meio, para se conservar a pureza".

"Somente a Comunhão pode conservar puro um coração aos vinte anos! Não pode haver castidade sem Eucaristia".

"Com a oração pedimos mais graças a Deus; mas na Santa Missa obrigamos a Deus a no-las dar".

"Então, caro amigos, quando é que começaremos a amar a Deus?"

POSTADO POR GILBERTO RIBEIRO E SILVA ÀS 09:39 http://coracaomistico.blogspot.com.br/.../sao-felipe-neri...

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó Senhora minha, ó minha Mãe,

eu me ofereço todo (a) a vós,

e em prova da minha devoção para convosco,

Vos consagro neste dia e para sempre,

os meus olhos, os meus ouvidos,

a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.

E porque assim sou vosso(a),

ó incomparável Mãe,

guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.

Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Maria com algumas mulheres estavam em oração, esperando as manifestações do Espírito Santo. Ela é Mãe da Igreja e Rainha dos apóstolos.

Auxiliadora, Virgem Formosa! - YouTube

Vídeo para Auxiliadora virgem formosa - canto ▶ 4:13

https://www.youtube.com/watch?v=TT5x7lOD9DI

23 de mai de 2013 - Vídeo enviado por Thiago Bandeira

Play now. Mix - Auxiliadora, Virgem Formosa!YouTube. Nossa Senhora Auxiliadora 1.wmv - Duration ...

O GENTIO E A ORAÇÃO

Deus mora em todas as culturas e nos corações que amam!

Certa vez um grego rezou!

Em Fedro 279 b,

Platão nos recorda essa sublime alma:

“Ao céu implorou um pagão,

do seu peito fluiu a oração:

‘Senhor, concede-me

chegar a ser belo interiormente,

e o que venha ter

e acumular exteriormente,

esteja em harmonia

com o meu interior.

Ainda consintas

que rico seja o sábio

e, quanto à riqueza material,

tenha em tal quantidade,

que seja ideal

para a posse

e prática do bem,

Como um homem sóbrio.’

Como Deus

não ouviria

essa prece?”

_________________

"Ide a José!"

Gênesis 41 - Bíblia Online - acf

https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/41

55 “E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei. 56 Havendo ...”

No velho testamento, indica a força de José do Egito, filho ilustre de Israel e filho de Jacó. No Novo testamento, há outro José: o homem justo e santo, outra personalidade do povo de Deus, que assumiu ser pai de Jesus na forma da lei hebraica, evitando que Maria fosse apedrejada. Jesus conviveu com Maria e José cerca de 30 anos e José já falecera quando estava nas bodas de Caná e na Cruz. Viva São José, o príncipe dos profetas e o elo entre a nova e antiga alianças como a Virgem Maria. Ele dá sustentáculo à Igreja na ética e na fé, amor à família e dosa a dignidade do trabalho feito com amor com o merecido descanso bíblico, patriarca firme contra a corrupção e santificador pelo exemplo e assistência do anjo nas crises de homem e pecador (ele tinha o pecado original). Ele lutou contra o pecado original toda a vida e se tornou o santo logo depois da devoção à Maria como Pai nutrício e legal de Jesus. Ele nos ajude a combater o pecado e o mal do mundo em nós e em nossos lares e buscar o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, as leis e o coração, a fé e a ética, o respeito e a sociedade, etc. Abençoe o Papa, os bispos, os padres, os diáconos, os jovens, as jovens, as crianças, os educadores, os desempregados, os doentes, etc.

77. Ó MEU BOM JOSÉ, MINHA GRATIDÃO! (p. 63)

Ao meu santo onomástico, padroeiro da Igreja, HOMEM JUSTO.

Ao Papa Francisco, que reintroduziu na liturgia a invocação obrigatória do santo após o nome da Virgem Maria: São José, esposo da Virgem.

Pela cura de meu filho!

Pelas bênçãos ao meu lar.

Ao Deus Unidade e Trindade, agradeço,

Ao Nome Sublime e Puro de Jesus, louvor,

Peço proteção ao Justo José, meu protetor,

Estes poemas, à Sagrada Família, ofereço.

Se todo empecilho enfrenta, “Idea José”;

Eis o conselho sábio que dá as Escrituras.

José enxerga além do torto o direito de Javé,

José penetra os sonhos quais sinais das Alturas.

Já o Novo Testamento tem a história de outro José,

Filho de Davi, o qual assumirá o Jesus menino,

As Letras Sagradas contam-nos a narrativa de fé,

O Homem Justo sonha, adota o próprio Divino.

E a Igreja nos recomenda esta linda devoção,

O terço das dores e alegrias de Pai Terreno,

Onde se reza sua vida e seu trabalho sereno,

Contentes, imitemos seu exemplo, de oração.

Dores e Alegrias são momentos análogos,

Aos pés da Cruz, São José não estava.

Morrera antes, depois de uma longa estrada.

Deduzidos de silêncios e avanços amargos.

Se o antigo povo tinha José qual referência,

Por ser honesto e temente ao todo Poderoso,

Recorde o Justo amando Jesus, Filho Bondoso,

O Novo Povo de Deus pede hoje sua diligência.

Não abandona o povo, nem Maria e Cristo,

O Anjo o ilumina no mistério da Encarnação,

O Carpinteiro prepara o Filho a sofrer todo risco,

Ser amparo, força e defesa do povo na opressão.

A inefável Providência digna conceder

A todos, São José, Intercessor junto a Deus,

Aquele que, na Terra, vive fiel aos seus,

Ensine-nos o bem e, ao Eterno Bem, merecer.

___________________

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Carlos Drummond. Antologia poética. Record, 1999.

A_DISSERTACAO_de_JOSE_JOAO_BOSCO_PEREIRA.pdf

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA SEBASTIÃO BEMFICA MILAGRE: UM LÍRICO DA MODERNIDADE EM DIVINÓPOLIS São João del-Rei, MG 2011. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestletras/A_DISSERTACAO_de_JOSE_JOAO_BOSCO_PEREIRA.pdf>. Acesso em: 22.07.2017.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem e estrela da manhã. Nova Fronteira, 1995.

BESSA, Pedro Pires, Sebastião Bemfica Miligre, O poeta de Divinópolis. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 2003, 156 p.

ESPÍNDOLA, Húdson. Cicatrizes do cotidiano. Uberaba, Editora Vitória, 1991.

FARIA, Antônio Esteves de. Pequena História de um Grande Amor. Divinópolis: Novo Rumo, 2005. 130 p.

FUNREI, VERTENTES, São João del-Rei: UFSJ, tipografia Assunção, 1989, Série 1., 89 p. (ciclo de Estudos – poema de Modesto de Paiva).

JORNAL AGORA. Ao poeta Sebastião Bemfica. J B Pereira. Editorial. 23 de set.2004., p. 02.

LELOTTE, F. Convertidos do século XX. Rio de Janeiro, Agir, 1966.

LEMINSKI, Paulo. Distraídos venceremos. Brasiliense, 1995.

LUCAS, Fábio. Poesia e prosa no Brasil. Belo Horizonte, Interlivros, 1976.

MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Nova Fronteira, 1989.

PRADO, Adélia. Poesia reunida. Siciliano. 1991.

PICHIO, Luciana Stegagno. Os melhores poemas de Murilo Mendes. São Paulo: Global, 1997.

POESIA LIVRE: CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS - ANTOLOGIA POÉTICA, Vivara, 2013. p. 164-5.

PEREIRA, José J. Bosco Pereira. MOMENTOS POÉTICOS. In.:Recanto das Letras. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br>. Acesso em 22.07.2017.

REIS, Mauro N. dos. A corda: poemas. São João del-Rei: Funrei-UFSJ, 1992.

SANTOS, Luciano José dos et al. Colcha de retalhos. Divinópolis: Gráfica Sidil, 2001.

SOBRINHO, Antônio Gaio. No jardim da ilusão: São João del-Rei. Esdeva Gráfica de Juiz de Fora, 1994.

VIEGAS, Celina Amélia de Rezende. Poemas. Zás Gráfica de Juiz de Fora. 1989.

______________________

DADOS DO AUTOR E DA OBRA - J B PEREIRA

“Sou um peregrino” na história (Santo Agostinho), e a poesia é minha companheira de trilhas infinitas! De momentos em memórias, fiz da vida poesis.

Querido(a) leitor(a), aqui está meu primeiro livro de memórias a partir de alguns rascunhos e anotações de meus pais. Espero que goste e aproveite-o. Reflexão sobre o cotidiano, o amor, pessoas e cenários que se fluíram no tempo. A fé perpassa dificuldades. Nós nos construímos em nossas opções, pois “sou eu e minhas circunstancias” como afirmava Ortega y Gasset. Não estamos prontos, vamo-nos gestando aos poucos na travessia em nossos Sertões e veredas na afirmação de Guimarães Rosa.

Aludo-me à memória do Amistat, filme em que se declara:

- “Sou a razão de eles terem existido”. As culturas e as famílias constituem um legado iniludível cujos traços estão em cada geração. MOMENTOS POÉTICOS é uma tentativa de preservar esses traços e visualizar valores das Minas Gerais. Onde houver pessoas e simplicidade, a sabedoria estará presente. Há sonetos que exultam a vida, a cidade, o passado, culturas locais e acesso ao saber e aos livros.

O presente opúsculo é oferecido de coração às pessoas e às culturas das Regiões do Sul de Minas, das Vertentes e do Centro-Oeste e Triângulo Mineiros, nas quais contemplamos Alfenas, São João del-Rei e Divinópolis, MG.

Deliciamo-nos com seu povo, saberes, religiosidade, geografia, cantigas, mística, bibliotecas, tradições, dentre outras condições culturais. Mergulhar nos umbrais da vida e da eternidade, sentir os tesouros da vivência transeunte, a fé do sertanejo e as impressões da mineiridade na alma e no corpo da nossa gente é deixar-se encantar pelos momentos poéticos de uma prece:

Senhor, concede-nos

Ser belos interiormente,

E o que venhamos ter,

Esteja em harmonia

Com a tua sabedoria e utopia! J B Pereira

_________________________________

ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DO BEATO DUNS SCOTO

J B Pereira – portal Recanto das Letras. 07/12/2014.

O Deus de eterno Amor, que escolhestes Duns Scoto para defender as verdades sobre a Imaculada Conceição de Maria, nos vó-lo suplicamos que Scoto seja elevado à glória dos altares como amor e fidelidade à Igreja e veneração sincera a Virgem Imaculada. Com ele, reconhecemos nosso Salvador nascido de Maria de tal modo que Deus permaneça no centro de nossas vidas e que tenhamos santo respeito à Igreja e à Virgem Maria. Amém.

Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, um Glória ao Pai.

Beato Duns Scoto, rogai por nós para que sejamos dignos das Promessas de Cristo.

Tudo por Jesus, nada sem Maria. Nada sem Maria, tudo por Jesus. Amém.

https://www.youtube.com/watch?v=SZb1vjrcJZM

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 23/09/2017
Código do texto: T6123073
Classificação de conteúdo: seguro