TREZENA DE SANTO ANTONIO
Sexta terça- feira


A obediência, pedra de toque da verdadeira virtude e santidade, foi a regra máxima de toda vida do bem-aventurado Servo de Deus. Por obediência principiou o seu apostolado  de pregação e a ela, mais do que os outros dotes devem-se atribuir o prestígio da sua palavra, o efeito dos seus prodígios . E Deus premiou a obediência do Santo, permitindo que, ao menor aceno, demônios e criaturas irracionais lhe obedecessem.
 
ORAÇÃO:
Sinto-me envergonhado diante de vós, obedientíssimo Santo Antonio, porque sempre cheio de orgulho e amor próprio só quero obedecer a mim mesmo, ao meu instinto e natureza, perdendo um tempo precioso, sem nenhum proveito espiritual. Ensinai-me com o vosso exemplo a estimular a submissão e a verdadeira obediência, fazendo desta regra, a disciplina de minha vida. Sim, obedecerei aos meus superiores para agradar a Deus e a Jesus Cristo, que foi obediente até a morte. Dignai-vos a alcançar a graça ora pedida, para que eu cuide melhor da salvação da minha alma.      
 
EXEMPLO:
Uma pobre mulher, ajoelhada diante da estátua de Santo Antonio, assim exclamou: “Oh, grande Santo, bem vedes a minha tribulação e minha dor. Eu vos peço a saúde do meu filho raquítico. Se me alcançardes dentro de oito dias, eu dar-vos-ei quinze pesos para o Pão dos Pobres; se em quinze dias, dez pesos ; e num mês, cinco pesos.” O Santo compadecido da singeleza com que a mulher exprimia a sua fé não retardou a cura do filho.