TREZENA DE SANTO ANTONIO
Quarta terça-feira

O zelo de Santo Antonio pela salvação das almas originava-se da caridade que lhe ardia no peito, para com Deus e para com o próximo, e tão forte que contagiava e incendiava os corações no amor e dedicação à divina glória. A fim de socorrer os pobres e encarcerados fundou uma sociedade norma do futuros montepios. Como enviado do céu, visitava e consolava os enfermos. Esgotados todos os meios humanos, recorria ao poder sobrenatural para salvar os inocentes, as vítimas de calúnia, para sarar os doentes, para ressuscitar algumas criaturas. Não tinha limites a caridade do Santo, ou melhor, não tem, porque ainda hoje é o consolador e patrono de todos que o invocam.
ORAÇÃO:
Ó glorioso Santo Antonio, que, na vossa imensa caridade e zelo apostólico, quisestes consagrar-vos ao alívio das misérias físicas e espirituais da humanidade, alcançai de Deus que eu seja ternamente caridoso para com o próximo, no empenho sobretudo da salvação das almas. Quantas almas se perdem sepultadas nas trevas do pecado, endurecidas no vício sem que ninguém lhes estenda a mão para se libertar do miserável estado em que se acham! Quero seguir o vosso exemplo no trabalho da redenção das almas, especialmente das que me foram confiadas por qualquer motivo.
Peço-vos, pois, que me ajudeis para que, inspirado e fortalecido pelo mesmo sentimento do vosso apostolado, não me descuide da minha própria salvação, desde agora, sob o vosso patrocínio. Concedei-me a graça pelo vosso inextinguível amor ao próximo.

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória)
EXEMPLO:
Não podendo prover as necessidades de sua casa com o magro salário que recebia, um jovem solicita e alcança um aumento, sendo, porém, enviado para um lugar remoto. O emprego é lucrativo, mas como abandonar sua velha mãe de quem é o único amparo? Aconselhado a confiar o seu negócio nas mãos de Santo Antonio, assim fez, prometendo para o pão do pobres as suas economias, insignificantes na verdade. Poucos dias depois, a nova de sua promoção no mesmo lugar da sua residência. Alegre foi pressurosamente dar graças ao seu celeste benfeitor.