LEO II - MUDANÇA - CAPÍTULO 15

CAPÍTULO 15 – MUDANÇA

Meia hora depois, a campainha tocou e Leo fez que não ouviu. Depois de cinco ou seis toques, o silêncio. Algum tempo se passou e a porta do quarto se abriu. Haroldo apareceu.

- Ô, cara, você deixa a porta aberta e ainda se dá ao luxo de não atender a campainha? Não acredita em assalto, não? Posso entrar?

- Já está dentro...

O rapaz entrou e fechou a porta.

- O que aconteceu? Você sumiu.

- Sentiu saudade? – Leo perguntou sorrindo, na mesma posição.

Haroldo percebeu em Leo uma mudança visível. Os olhos dele tinha perdido muito da arrogância e da juventude anteriores; estavam ainda mais tristes e ao mesmo tempo mais agressivos.

- Cara, você está doente? Vim outras vezes aqui e seu pai me dizia que você estava dormindo, que não queria receber ninguém. Ele mentiu?

- Não.

Haroldo sentou-se à beira da cama.

- Desistiu da Gilda?

- Eu te disse que vou me encontrar com ela amanhã na escola. Você não deu meu recado?

- Dei e entreguei a foto também, mas acontece que ela ficou muito preocupada com você depois daquele dia e anda triste, chorando pelos cantos. A Gilda se apaixonou por você de verdade, Leo, e você fica uma semana longe sem dar nenhuma satisfação? Você está brincando com ela, é isso?

Em outros tempos, a resposta de Leo seria agressiva e impulsiva, mas ele não reagiu nem zangou-se.

- Você que se considera meu amigo, ainda não me conhece direito...

- Sou seu amigo, sim, e estou aqui pra te fazer essa pergunta justamente por isso. Outro, no meu lugar, teria certeza de que você deixou a Gilda de lado por causa daquela surra.

- Eu não te entendo, Haroldo. Primeiro você faz tudo pra me afastar da Gilda, agora vem me dizer que eu não devo deixá-la...

- Eu não fiz nada pra afastar vocês. Só achava que...

- Que eu era um delinquente que não posso dar nenhum futuro a ela, não é?

- A Gilda não é uma moça como as outras, Leo.

- Você já me repetiu isso umas quinhentas vezes e eu não sou tão burro a ponto de não ter percebido isso sozinho. Eu sei! – ele disse erguendo-se. – Eu sei disso! Eu sei! Eu apanhei naquela delegacia feito um cachorro porque não quis reagir à voz de prisão daqueles idiotas! Não quis causar um escândalo na escola porque a envolveria! Você sabe que eu já fui preso várias vezes e em nenhuma delas fui por bem pra cadeia. Era preciso sempre mais de um ou dois pra me levar, mas eu saída de lá inteiro! Dessa vez, eu não reagi e olha só no que deu! E foi por causa dela! Foi porque eu amo a Gilda de verdade, Haroldo! Amo!

- Então vá buscá-la! Lute por ela!

- Eu vou! Eu passei cinco dias nesse quarto porque... se eu saísse na rua, a primeira coisa que eu teria vontade de fazer era ir até aquela escola, vê-la! Eu estou só dando um tempo pra ela mesma se decidir. Quero que ela tenha certeza de que me ama também.

Leo levantou-se da cama e foi até a janela.

- Ela é frágil e... ingênua, você sabe disso. Não quero que ela se iluda com a imagem que fez de mim. Ele pode estar se impressionando aparentemente. Queria que ela tivesse tempo pra pesar tudo e garantir pra si mesma que me ama pelo que eu sou... com todos os prós e contras.

- Pois ela não te esqueceu.

- Como é que você sabe?

Haroldo pensou por um momento, hesitante, mas acabou falando:

- O pai dela anda preocupado com a tristeza dela e desconfia também que seja por sua causa, por isso, vai mandar a Gilda passar as férias na casa de uma tia dela em Valinhos.

- Valinhos...

- A Gilda chora muito durante a noite e anda abatida, não se alimenta direito. E como ela já terminou as provas finais e passou de ano, vai pra casa da tia.

- Quando?

- Amanhã cedo.

- Não pode... Não pode! Ela não pode ir!

- E como você vai impedir isso, Leo?

Leo colocou as mãos na cabeça tentando pensar.

- Eu tenho que fazer alguma coisa... Se ela for pra Valinhos... a gente não vai se ver tão cedo...

- Não seria melhor você esperar até o final das férias? As coisas se acalmariam...

- Eu não posso ficar dois meses sem ver a Gilda, Haroldo! Uma semana quase me matou!

- Olha, deixa ela ir. Eu vou ver se consigo o endereço da tia dela lá e depois você vai encontrá-la. Melhor lá do que aqui. Aí vocês vão ter mais calma para conversar.

Leo olhou para ele admirado.

- Por que você está fazendo isso?

- Que pergunta mais idiota, Leo!

- Está na cara que você gosta dela.

- Quem te colocou isso na cabeça? – Haroldo perguntou, rindo.

- Eu te conheço. Você está fazendo uma força enorme pra não deixar passar isso, mas a mim você não engana. Você está brigando com você mesmo pra decidir se alimenta sua paixão por ela ou continua meu amigo, não é?

- Que absurdo, Leo! Para com isso!

Leo aproximou-se do amigo e olhou em seus olhos. Haroldo procurou fazer o mesmo, mas não conseguiu sustentar seu olhar. Desviou os olhos.

- Você não precisava pedir duas vezes ao Alcântara a mão da filha dele. Ele concederia em seguida...

- Só que ela está apaixonada por você! – disse Haroldo com energia, encarando-o. – Eu já disse o que tinha que dizer. Vou embora.

Foi para a porta e Leo o chamou:

- Haroldo!

- Não vou te aborrecer mais. Se eu fosse você, sairia um pouco desse quarto. Vai acabar ficando maluco.

- A Gilda sabe que você veio falar comigo?

- Não. Ela nem sabe que eu sei. Foi o doutor Alcântara quem me falou.

- Não diga a ela.

- Você não vai vê-la?

- Vou, mas eu não quero que ela saiba. Ela pode... se trair, dar na vista. Se o pai dela descobre, dá tudo errado. Consiga o endereço pra mim, tá?

Haroldo concordou, saindo do quarto.

LEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEO

MUDANÇA - CAPÍTULO 15

Velucy
Enviado por Velucy em 10/10/2017
Código do texto: T6138690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.