COM A CARA E A CORAGEM - XIII Capítulo do romance

Depois das revelações bombásticas e cheias de confissões por parte de Leny, Gleice procurou seguir a sua rotina normal no trabalho sem qualquer interferência na vida dos dois colegas. A moça continuava distante do rapaz e este não conseguia disfarçar o seu incômodo e tristeza. Osmar sempre foi uma pessoa fechada em seus sentimentos e Gleice tinha certeza que esta sua maneira de ser só poderia aumentar o seu tormento. E cada vez mais que os dias iam passando sem qualquer decisão, as tensões aumentavam entre os três. Enquanto Leny vivia arrependida com o afastamento imposto a Osmar que lhe tirava a coragem de se reaproximar e o rapaz mostrava-se nervoso por se ver diante de um impasse entre duas mulheres, Gleice continuava ansiosa e vacilava entre a decisão ou não de contar o que sabia a Osmar. Como ela tinha quase certeza que, se não contasse, o gelo entre os dois não seria quebrado, ela resolveu conversar com ele para tentar "pescar algum peixe" sem mencionar o nome da colega na confusão. E assim foi feito após quinze dias do seu encontro com Leny, quando o rapaz foi levado até o seu apartamento com a desculpa de um jantar a dois sem qualquer compromisso sério.

-- QUANTO TEMPO VOCÊ NÃO ME CONVIDA PARA UM JANTARZINHO DESSES, NÃO É MESMO? Lembrou Osmar ao acomodarem-se no sofá da sala.


-- É QUE VOCÊ AGORA TEM COISAS MAIS IMPORTANTES PARA FAZER. Ironizou Gleice sem perda de tempo dirigindo-se à cozinha.

Osmar: -- ANDO MESMO MUITO OCUPADO COM O SERVIÇO ATRASADO NO TRABALHO E COM OS ESTUDOS NA FACULDADE.

Gleice: -- MAS EU ACHO QUE NÃO É SÓ ISSO NÃO!

Osmar: -- O QUE SERÁ ENTÃO?

Gleice: -- ATENÇÃO À SUA FAMÍLIA E A OUTROS PROBLEMAS PESSOAIS.

Osmar: -- ISSO TUDO E MAIS OUTRAS COISAS. INCLUSIVE, A GRAVIDEZ DA MINHA MULHER.

-- NOSSA! MEUS PARABÉNS! QUE NOTÍCIA BOA! ADOREI A NOVIDADE.
Rebateu Gleice demonstrando surpresa naquilo que já sabia, cuja revelação espontânea do rapaz a deixou mais à vontade para levar a sua empreitada adiante. Ela não esperava qualquer confidência de Osmar a respeito da sua vida pessoal e essa notícia sem que fosse provocado, só lhe trouxe coragem para continuar. "Bom sinal para início de conversa". Pensou ela.

Osmar: -- A YOLANDA JÁ VAI PARA O QUARTO MÊS. NÃO PLANEJEI NADA, MAS ELA SIM. FEZ DE TUDO PARA A GRAVIDEZ ACONTECER E NEM PEDIU A MINHA OPINIÃO.

Gleice: -- PORQUE ISSO? ELA EXPLICOU?

Osmar: -- SEGUNDO ELA, QUIS TENTAR UM MENINO PARA ME AGRADAR. COMO VOCÊ SABE, JÁ TENHO DUAS FILHAS COM ELA.

Gleice: -- TOMARA QUE DÊ CERTO ESTA SURPRESA QUE ELA LHE RESERVOU.

Osmar: -- MAS NÃO IMPORTA. PARA MIM, SE CHEGAR OUTRA MENINA, FICAREI FELIZ DA MESMA MANEIRA.

Gleice: -- VAMOS TORCER PRA DAR TUDO CERTO. MAS É ENGRAÇADO...

Osmar: -- O QUÊ VOCÊ ESTÁ VENDO DE ENGRAÇADO NESSA CONVERSA?

Gleice, colocando os pratos à mesa: -- É QUE TEREMOS DOIS NASCIMENTOS LÁ NA EMPRESA, PRATICAMENTE AO MESMO TEMPO. A LENY TAMBÉM ESTÁ COM A SUA GRAVIDEZ INDO PARA O QUARTO MÊS.

Osmar: -- POIS É. COINCIDÊNCIA BACANA. ELA TAMBÉM JÁ ESTÁ FICANDO BEM CHEINHA.

Gleice: -- MAS EU SINTO QUE ELA NÃO ESTÁ FELIZ. JÁ A SURPREENDI CHORANDO NO BANHEIRO ALGUMAS VEZES.

Osmar: -- E ELA NÃO LHE CONTOU O POR QUÊ? O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Gleice, servindo o jantar: -- DISSE-ME QUE DISCUTIU FEIO COM O PAI E QUE QUER SAIR DE CASA. FALOU QUE DESISTIU DE SE CASAR COM O SEU NOIVO E QUE ESTÁ PREOCUPADA COM O FUTURO DA CRIANÇA QUE VAI NASCER.

-- MAS QUAIS OS MOTIVOS DISSO TUDO? ELA NÃO EXPLICOU?
Perguntou Osmar jogando verde para colher maduro.

Gleice: -- ELA NÃO QUIS ENTRAR EM DETALHES, MAS CONFESSOU QUE O FILHO QUE ELA ESTÁ ESPERANDO NÃO É DO EX-NOIVO.

Osmar fingindo admiração: -- CARAMBA! ENTÃO ELA SABE DE QUEM É, NÃO É MESMO?

Gleice: -- CLARO! SÓ NÃO ME DISSE QUEM. MAS, AO FICAR INDECISA, PASSOU-ME A IDEIA DE QUE SEJA ALGUÉM QUE EU CONHEÇO.

-- ISSO É ASSUNTO PARTICULAR DELA E DEVEMOS RESPEITAR.
Rebateu Osmar fugindo do assunto.

Gleice:
-- MAS VOCÊ PODE AJUDÁ-LA. SINTO QUE ELA ESTÁ MUITO SÓ E SINTO TAMBÉM QUE ELA TEM MUITO CARINHO POR VOCÊ.

Osmar: -- TAMBÉM GOSTO MUITO DELA, MAS JÁ REJEITOU A MINHA AJUDA QUANDO ME FALOU DE SEUS PROBLEMAS.

Gleice: -- NÃO SERÁ PORQUE ELA ESTÁ COM O AMOR FERIDO? AMOR NÃO CORRESPONDIDO? DECEPÇÃO AMOROSA?

Osmar: -- AONDE VOCÊ QUER CHEGAR, GLEICE? PARECE-ME CHEIA DE RODEIOS!

Gleice: -- É QUE ESTOU BASTANTE PREOCUPADA COM A LENY E TAMBÉM COM VOCÊ. OU VOCÊ PENSA QUE EU NÃO PERCEBO A SUA TRISTEZA NO TRABALHO? VOCÊ NÃO É MAIS O MESMO, OSMAR! AQUELE CARA ALEGRE E CARISMÁTICO QUE EU CONHEÇO, VIVE AGORA COM O SEMBLANTE FECHADO E SEM MUITA CONVERSA. ALGO MUITO SÉRIO ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ. E COM ELA TAMBÉM.

Osmar: -- O QUE VOCÊ ESTÁ SABENDO POR PARTE DA LENY? DIGA-ME TUDO PORQUE LHE CONHEÇO BEM.

Gleice: -- QUEM TEM QUE ME CONTAR É VOCÊ. A LENY NÃO COLOCOU VOCÊ NO MEIO DESSA SITUAÇÃO, MAS ESTÁ NA CARA QUE VOCÊ ESTÁ ENVOLVIDO COM ELA.

Osmar: -- CONCLUSÃO ERRADA. SOU APENAS BOM AMIGO DA GAROTA E GOSTO DE ESTAR PERTO DELA.

Gleice: -- ENTÃO TÁ. SE VOCÊ É UM BOM AMIGO DA GAROTA, MOSTRE ISSO PRA ELA. AMPARE-A NESSE MOMENTO, QUE ELA ESTÁ PRECISANDO MUITO.

Osmar: -- MAS O QUE EU POSSO FAZER, SE ELA ME EVITA?

Gleice: -- TOME A ATITUDE QUE ELA ESTÁ ESPERANDO. NÃO IMPORTA QUAL, MAS TOME UMA ATITUDE.

Osmar: -- PRECISO MESMO TOMAR UMA ATITUDE COM RELAÇÃO À MINHA VIDA. ALÉM DA PREOCUPAÇÃO COM A GRAVIDEZ DA MINHA MULHER, TENHO QUE DECIDIR O MEU LADO PROFISSIONAL. QUANTO À LENY, VOU FICAR NA MINHA PARA NÃO ME ABORRECER. ELA RECUSOU A MINHA AJUDA E VOU RESPEITÁ-LA.

Gleice: -- COMO ASSIM, CARO AMIGO? O QUE TEM A VER O SEU LADO PROFISSIONAL COM ISSO?

Osmar: -- É QUE RECEBI HÁ ALGUMAS SEMANAS ATRÁS, UMA PROPOSTA DE EMPREGO EM OUTRA EMPRESA. E POR SER MUITO VANTAJOSA, ESTÁ ME BALANÇANDO. ALÉM DE DAR UMA ALAVANCADA EM MINHA CARREIRA, TEREI A OPORTUNIDADE DE CONHECER OS ARES DE OUTRA CIDADE.

Gleice: -- COMO ASSIM? VOCÊ QUER NOS DEIXAR? NÃO GOSTEI DESSA NOTÍCIA.

Osmar: -- POIS É. ESTE É MAIS UM PROBLEMA QUE TENHO QUE RESOLVER.

Gleice: -- E A LENY SABE DA SUA DECISÃO DE IR EMBORA?

Osmar: -- NEM ELA E NEM MAIS NINGUÉM ALÉM DE VOCÊ. SOMENTE A MINHA MULHER ESTÁ AVISADA DESSA POSSIBILIDADE.

Gleice: -- NOSSA! QUANTA COISA ACONTECENDO COM VOCÊ MEU QUERIDO. ASSIM FICA DIFÍCIL VOCÊ SE PREOCUPAR COM A LENY. AFINAL DE CONTAS, ACREDITO QUE ISSO É APENAS UM PROBLEMA DELA.

Osmar: -- MAS NÃO CUSTA NADA AJUDÁ-LA, DESDE QUE ELA QUEIRA.

Gleice: -- E SERIA BOM QUE QUISESSE, PARA SE EVITAR QUE ELA COMETA UMA BESTEIRA.

Osmar: -- NÃO ACREDITO QUE CHEGUE A ESSE PONTO, MAS ESTOU PRONTO PARA AJUDÁ-LA ASSIM QUE ELA PERMITIR.

Gleice: -- E SE NÃO HOUVER ESSA MANIFESTAÇÃO DA PARTE DELA, VOCÊ VAI DEIXÁ-LA SOZINHA E DESAMPARADA? QUE ORGULHO BESTA!

Osmar: -- NÃO SEI AONDE VOCÊ QUER IR COM ESSA CONVERSA. EU TENHO OS MEUS PROBLEMAS, ELA TENHA OS DELA E VOCÊ OS SEUS. VAMOS RESPEITAR AS NOSSAS INDIVIDUALIDADES.

Gleice: -- MAS, SE SOMOS AMIGOS, DEVEMOS NOS APOIAR NAS ADVERSIDADES. A UNIÃO FAZ A FORÇA, VOCÊ NÃO ACHA?

Osmar: -- DESDE QUE OS AMIGOS QUEIRAM SER AJUDADOS. SEM ISSO NÃO HÁ COMO. E finalizou com irritação: -- VAMOS DEIXAR ESSE ASSUNTO PRA LÁ QUE EU PRECISO IR EMBORA. ADMIRO A SUA PREOCUPAÇÃO E SOLIDARIEDADE EM AJUDAR SEUS AMIGOS. QUANTO A MIM, AGRADEÇO A PACIÊNCIA POR ESCUTAR MEUS PROBLEMAS E INDECISÕES. VOCÊ É UMA GRANDE AMIGA, POR QUEM TENHO MUITO CARINHO. OBRIGADO PELO JANTAR. ESTAVA ÓTIMO.

Logo após Osmar se despedir com um longo e afetuoso abraço, Gleice sentiu-se frustrada por não ter conseguido da parte dele, a confirmação do seu caso com Leny. Ele até causou surpresa ao falar de dois outros assuntos particulares como a gravidez de Yolanda e a mudança de emprego mas, o que ela queria mesmo não aconteceu: "A revelação de que Leny estava esperando um filho seu".

No dia seguinte após o expediente, Osmar surpreendeu-se com Leny esperando-o no estacionamento perto da empresa. Após ter uma conversa com Leny sobre o seu encontro com Osmar, Gleice deixou a moça apavorada com a possível partida do amante e esta resolveu agir. Mostrando um ar triste e sem dar uma palavra, Leny aguardou a abertura da porta para adentrar no veículo. Tanto quanto ela, Osmar também em silêncio, acionou e deu partida no carro. O itinerário não era o mesmo da ida pra faculdade e Leny estranhou:
-- PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO?

Osmar: -- ESTOU INDO TOMAR UMA ATITUDE.

Leny: -- NÃO QUERO QUE TOME ATITUDE NENHUMA COM RELAÇÃO A MIM. JÁ LHE DISSE PRA ME ESQUECER.

Osmar: -- SE QUER QUE EU A ESQUEÇA, PORQUE ENTÃO VOCÊ ESTÁ AQUI? PORQUE CERCAR-ME NO ESTACIONAMENTO? POSSO ATÉ ESQUECÊ-LA. MAS ESTE FILHO NÃO!

Leny: -- PARECE ATÉ VERDADE, QUANDO ESTOU SABENDO QUE VOCÊ VAI NOS ABANDONAR.

Osmar: -- ESTOU PENSANDO EM MUDAR DE ARES SIM, MAS NÃO ABANDONAR A CRIANÇA. ISSO VAI SER DECIDIDO APÓS ESTE NOSSO PASSEIO.

Leny: -- QUE PASSEIO É ESTE? PRA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO?

0smar: -- ESTOU INDO PARA A SUA CASA! VOCÊ VAI APRESENTAR-ME AOS SEUS PAIS! LEVE-ME ATÉ ELES AGORA!

Leny assustada e surpresa: -- MAS... COMO ASSIM?

Osmar com imposição: -- NÃO TEM MAS... MAS... NEM COMO ASSIM? JÁ ESTAMOS INDO PRA SUA CASA E NÃO TEM LERO-LERO. TÁ RESOLVIDO LENY!

Leny ainda preocupada com a reação do seu pai: -- MAS EU NEM AVISEI A ELES... DEIXA PRA OUTRO DIA...

Osmar determinante: -- NÃO TEM OUTRO DIA. É HOJE E ACABOU! VAMOS RESOLVER LOGO ESTA HISTÓRIA QUE ESTÁ ME INCOMODANDO MUITO. NÃO AGUENTO MAIS O SEU DESPREZO QUE ESTÁ FERINDO O MEU AMOR PRÓPRIO.

Leny: -- MAS... VOCÊ ME DECEPCIONOU COM AQUELA NOTÍCIA... VOCÊ... NÃO DEVIA... VOCÊ ME ILUDIU...

Osmar: -- QUEM ME DECEPCIONOU FOI VOCÊ COM A SUA REAÇÃO NO ÚLTIMO ENCONTRO! SEMPRE LHE TRATEI COM CARINHO, COMPANHEIRISMO E EDUCAÇÃO. NÃO POSSO PERMITIR ISSO DA SUA PARTE. ESTOU MAGOADO COM A SUA REJEIÇÃO. OU VOCÊ PENSA QUE EU TENHO CORAÇÃO DE PEDRA? EU TENHO SENTIMENTOS E ESTOU SOFRENDO MUITO COM TUDO ISSO!

Leny: -- E EU MUITO MAIS... SOZINHA NO MEIO DO FOGUETÓRIO... SEM SABER...

Osmar: -- A MINHA PREOCUPAÇÃO É COM A CRIANÇA, PORQUE VOCÊ ACABOU COM TUDO ENTRE NÓS. VOCÊ FOI MUITO CLARA AO PEDIR PARA NÃO PROCURÁ-LA MAIS E VOU RESPEITAR ISSO.

Leny: -- MAS ESTAMOS AQUI AGORA, NÃO É MESMO?

Osmar: -- PORQUE VOCÊ ME PROCUROU! E ESTOU LEVANDO ESTA CONVERSA ADIANTE, SÓ PARA TENTAR APAZIGUAR OS ÂNIMOS.

Leny: -- MAS NÃO LEVE MUITO A SÉRIO TUDO QUE LHE FALEI. ANDO MUITO NERVOSA E CHORONA. ANDO ME SENTINDO MUITO SÓ... MUITO TRISTE... MUITO...

-- CHEGA LENY!!! PARE COM ESSAS LAMENTAÇÕES! VAMOS LOGO RESOLVER ISSO QUE ESTAMOS CHEGANDO!
Interrompeu Osmar com decisão e irritação.

Osmar estacionou o carro perto da casa de Leny e a moça pediu para ele esperar até que seus pais fossem avisados da visita inesperada. Depois de quinze minutos ela voltou com o seu irmão Carlos e os três adentraram na casa, aonde os aguardavam seus pais acomodados na sala. Osmar pediu licença, desejou boa noite a todos e se apresentou:

-- MEU NOME É OSMAR E JÁ ERA PARA TER VINDO ATÉ AQUI EM OUTRAS OCASIÕES, QUE NÃO ACONTECERAM POR CONTA DE OUTRAS SITUAÇÕES.

-- POIS BEM, O MEU NOME É JOÃO E EU SOU O PAI DA LENY. AQUI AO MEU LADO ESTÁ A SUA MÃE VALDÍVIA. COMO VOCÊ ESTÁ VENDO, É UMA CASA MUITO SIMPLES, MAS QUE SEMPRE ACOLHEU A MINHA FAMÍLIA COM MUITO AMOR, COMPANHEIRISMO E CUMPLICIDADE. ALÉM DO CARLOS, QUE AQUI ESTÁ, TEMOS O HENRIQUE, O FILHO MAIS VELHO CASADO COM DUAS FILHAS PEQUENAS, QUE MORA EM SUA CASA EM OUTRO BAIRRO.
Rebateu prontamente João.

-- EU JÁ SABIA DISSO, SEU JOÃO. NAS CONVERSAS QUE TENHO COM A LENY, ELA DEMONSTRA MUITO RESPEITO E AMOR POR SUA FAMÍLIA. Devolveu Osmar, lembrando das suas duas filhas quando João se referiu às duas meninas de Henrique.

-- VOU PREPARAR UM CAFÉ E UM LANCHE PRA GENTE. Anunciou Valdívia, levando consigo uma Leny preocupada e nervosa, que se levantou para acompanhá-la até a cozinha.

Osmar: -- MAS NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COMIGO DONA VALDÍVIA. ESTOU BEM À VONTADE.

-- JÁ QUE VOCÊ ESTÁ À VONTADE, CONTE-NOS O MOTIVO DA SUA VISITA.
Recomeçou João após um longo tempo em silêncio, como se estivesse estudando o rapaz.

Osmar: -- O MOTIVO O SENHOR JÁ SABE QUE É A SUA FILHA. ESTOU APAIXONADO POR ELA E PRETENDO RESOLVER ESSA SITUAÇÃO.

João: -- ENTÃO VOCÊ É O PAI DA CRIANÇA?

-- ISSO MESMO. E SÓ VIM A SABER DISSO A POUCOS DIAS.
Confirmou Osmar, enquanto Valdívia e Leny retornavam com os lanches.

João: -- A QUANTO TEMPO VOCÊS SE CONHECEM? CONTE-ME SOBRE VOCÊ E O QUE VOCÊ FAZ NA VIDA.

Osmar: -- NOS CONHECEMOS DESDE O ANO PASSADO, QUANDO A LENY FOI TRABALHAR NA MESMA EMPRESA. O NOSSO RELACIONAMENTO É MAIS RECENTE.

Valdívia com ar de surpresa: -- ENTÃO VOCÊS SÃO COLEGAS DE TRABALHO? A LENY NUNCA ME DISSE QUE VOCÊS TRABALHAVAM JUNTOS, APENAS QUE ESTUDAVAM NA MESMA FACULDADE!

Osmar: -- TAMBÉM, DONA VALDÍVIA. ESTAMOS JUNTOS QUASE SEMPRE. SOU UM ANALISTA FINANCEIRO NA EMPRESA E, APESAR DE SER FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO, ESTOU CONCLUINDO NO FIM DESTE ANO O CURSO DE ECONOMIA NA MESMA FACULDADE DE LENY.

João: -- ENTÃO SE VÊ QUE VOCÊ PENSA NO FUTURO MEU RAPAZ. PARABÉNS.

Osmar: -- E É EXATAMENTE POR PENSAR NO FUTURO, QUE EU ESTOU AQUI. E FOI POR CAUSA DA FALTA DE PERSPECTIVAS NUM FUTURO INCERTO PRA NÓS DOIS, QUE TOMEI A DECISÃO INTEMPESTIVA DE CONHECÊ-LOS. DESCULPEM-ME POR APARECER DE REPENTE E TÊ-LOS INCOMODADO, MAS TIVE UMA DISCUSSÃO SÉRIA COM A LENY HÁ POUCOS DIAS QUE ME PREOCUPOU E OBRIGOU-ME A ESSA DECISÃO.

Leny: -- PAI, EU NÃO QUERIA QUE ELE VIESSE, MAS OSMAR NEM ME DEU TEMPO DE ARGUMENTAR. VEJA LÁ O QUE VOCÊ VAI FAZER!

Valdívia: -- CALMA, MINHA FILHA. SEMPRE RECEBEMOS BEM NOSSAS VISITAS.

João: -- MAS PORQUE VOCÊ FICOU PREOCUPADO COM A LENY E TAMBÉM PORQUE O FUTURO DE VOCÊS É INCERTO?

Osmar: -- NO PRIMEIRO ENFOQUE, POR ELA QUERER SAIR DE CASA E, NO SEGUNDO, POR MEUS PROBLEMAS PESSOAIS.

Leny assustada com a determinação do rapaz: -- CALMA OSMAR! VEJA LÁ O QUE VOCÊ VAI DIZER. E pensou: "Ele só pode estar louco! Mas é uma atitude de homem. Assim ele me conquista de vez",

João assustado e surpreso: -- É VERDADE ISSO LENY? VOCÊ QUER NOS ABANDONAR?

Leny: -- NÃO VEJO OUTRA SAÍDA APÓS AS DURAS PALAVRAS QUE VOCÊ ME DIRIGIU. NÃO POSSO ACEITAR ISSO.

Valdívia: -- GENTE, VAMOS PARAR COM ISSO E RESPEITAR A PRESENÇA DO RAPAZ. AFINAL, ELE VEIO ATÉ AQUI PARA ESCLARECER AS COISAS.

João: -- TUDO BEM, MAS NÃO POSSO PERMITIR QUE ELA SAIA DE CASA. DAQUI ELA SÓ SAI CASADA!

Leny: -- É ESSA SUA ATITUDE AUTORITÁRIA QUE ESTRAGA TUDO. VOCÊ NÃO É O DONO DA VERDADE, NEM PODE MANDAR NAS PESSOAS.

Osmar: -- SEU JOÃO, NÃO É MELHOR A GENTE DIALOGAR? CONVERSAR SEM IMPOSIÇÕES? ARGUMENTAR E OUVIR COM PACIÊNCIA SOBRE OS NOSSOS PROBLEMAS? ENFRENTÁ-LOS E TENTAR ENCONTRAR AS SOLUÇÕES?

Valdívia: -- É ISSO MESMO MEU RAPAZ. MAS NÃO ESTRANHE AS REAÇÕES DE JOÃO, PORQUE ELE SÓ ESTÁ PENSANDO NO BEM ESTAR DA NOSSA FILHA. É O MODO DE SER DELE. PERSONALIDADE FORTE DE TODO NORDESTINO. É UM BOM HOMEM E O CONHEÇO MUITO BEM.

João: -- MUITO BEM. O PRIMEIRO ENFOQUE FOI ESSE DELA SAIR DE CASA. E O O OUTRO? QUAIS SÃO OS SEUS PROBLEMAS PESSOAIS?

Osmar: -- VOCÊS DOIS ESTÃO ME CONHECENDO AGORA E NÃO VOU AQUI FALAR MARAVILHAS DE MIM. SOU UM SER HUMANO COMO TODOS NÓS E VIVEMOS COMETENDO ERROS E ACERTOS A TODO O MOMENTO. NÃO SOU DIFERENTE QUANTO A ISSO, MAS SOU DIFERENTE NA MINHA PERSONALIDADE EM COMPARAÇÃO COM O MODO DE SER DE CADA UM. NINGUÉM É IGUAL, NÃO É MESMO? AGORA MESMO O SR. JOÃO ACABOU DE MOSTRAR UM POUCO DE SI, QUE NÃO ME CONSTRANGEU EM NENHUM MOMENTO. ENTENDO TUDO ISSO COMO UMA REAÇÃO NORMAL DE UM PAI PRESENTE E AMIGO. UM PAI QUE NÃO QUER SE SEPARAR DA SUA FILHA.

Leny preocupada: -- OSMAR, VAMOS PARAR POR AQUI. ESTA CONVERSA NÃO VAI ACABAR BEM.

Valdívia: -- COMO NÃO, LENY? GOSTEI MUITO DO OSMAR E ESTOU ADMIRANDO ESSA CONVERSA. PARECE-ME UM RAPAZ MUITO CENTRADO E CORRETO.

João: -- ISSO MESMO. A FILHA É MINHA E QUEM DEVE CUIDAR DELA SOU EU. FALE-ME AGORA DE SEUS PROBLEMAS PESSOAIS.

Osmar: -- TANTO COMO O SENHOR, TAMBÉM NÃO QUERO ME SEPARAR DA SUA FILHA. ESTOU APAIXONADO POR ELA E PRECISO ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA QUE ELA NÃO ME ABANDONE.

João: -- OLHA AQUI MEU RAPAZ, EU NÃO SOU UMA PESSOA LETRADA COMO VOCÊ, ESTUDEI ATÉ O MEIO DO SEGUNDO GRAU POR NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA AJUDAR MEUS PAIS, MAS UMA COISA EU JÁ ENTENDI: VOCÊ É UM HOMEM CASADO?

Osmar nem precisou responder para João obter a sua resposta. Leny se levantou correndo da sala e se jogou na cama após fechar a porta do seu quarto. "Agora mesmo que vai explodir tudo", pensou ela. E continuou: "Nunca pensei que o Osmar tivesse essa coragem". "E a sua família, suas filhas e sua mulher?" "Esse cara não deve saber o que está fazendo!" "Não sabe com quem está se metendo!"

Osmar: -- PREFIRO FALAR NA PRESENÇA DELA. MAS ESSA ATITUDE DA LENY AGORA, JÁ DÁ UMA IDEIA DA MINHA RESPOSTA.

João: -- IDEIA NÃO RAPAZ, TRAZ UMA CERTEZA DO QUE EU IMAGINO.

Osmar: -- POR ISSO EU ANDO DIVIDIDO E AGONIADO. O SENHOR ACABOU DE DIZER A POUCO QUE NÃO QUER SE SEPARAR DA SUA FILHA. MAS NO MEU CASO, SÃO DUAS FILHAS PEQUENAS DE CINCO E TRÊS ANOS. NÃO POSSO ABANDONÁ-LAS.

João: -- VALDÍVIA, VÁ BUSCAR A LENY LÁ EM CIMA QUE A CONVERSA AGORA FICOU MUITO SÉRIA.

Leny retornou com a mãe para a sala e não conseguiu disfarçar o receio que sentiu ao olhar para o ar fechado do seu pai. O velho parecia arrasado, olhando para o chão e, pela primeira vez, viu cair lágrimas dos seus olhos cansados atrás dos seus "óculos tipo fundo de garrafa". Suas mãos grossas e calejadas não paravam de procurar os lados externos da sua calça, para amenizar os suores provocados por seu nervosismo e mal-estar. O clima ficou horrível e Osmar também sentiu esse incômodo. Mas ele não podia recuar na luta por sua amada, mesmo possuído de uma grande mágoa por ela naquele momento. E fugir dos problemas não era a sua índole.

-- CALMA JOÃO! NÃO FIQUE ASSIM TÃO ARRASADO! VOU BUSCAR O SEU REMEDINHO. Implorou Valdívia preocupada com o nervosismo do marido.

-- NÃO VÁ BUSCAR REMEDINHO COISA NENHUMA, POR QUE EU NÃO SOU HOMEM DE CORRER DO PAU. AS MINHAS SITUAÇÕES TÊM QUE SER RESOLVIDAS CARA A CARA E OLHO NO OLHO. E É ASSIM QUE EU VOU RESOLVER AS COISAS COM ESSE RAPAZ! Rebateu João bastante indignado.

Leny: -- É MELHOR VOCÊ SAIR, OSMAR. O MEU PAI JÁ ESTÁ ALTERADO E A CONVERSA PODE NÃO ACABAR BEM.

Osmar: -- FIQUE TRANQUILA LENY. EU TAMBÉM GOSTO DE RESOLVER AS COISAS FRENTE A FRENTE, DESDE QUE NÃO HAJA AGRESSÕES. E ISSO, ACREDITO QUE NÃO VAI OCORRER.

João: -- SE VOCÊ LENY, NÃO TIVESSE SE ENVOLVIDO COM UMA PESSOA COMPROMISSADA E COM FAMÍLIA, NÃO ESTARÍAMOS AGORA DISCUTINDO ESSE ASSUNTO LAMENTÁVEL.

Osmar: -- MAS ACONTECEU SEU JOÃO. ELA NÃO TEM CULPA DE NADA E EU NUNCA IMAGINEI QUE ISSO PUDESSE ACONTECER.

João: -- ENTÃO, SE ELA NÃO TEM CULPA, O CULPADO SÓ PODE SER VOCÊ. NÃO TENTE AFASTÁ-LA DESSE PROBLEMA, PORQUE QUEM TINHA QUE SE PRESERVAR ERA ELA. ELA É CULPADA SIM, PELA VERGONHA QUE ESTOU PASSANDO! NUNCA IMAGINEI MINHA FILHA COMO MÃE-SOLTEIRA.

Osmar: -- E É PENSANDO NELA E NO NOSSO FILHO, QUE ESTOU AQUI. QUERO TOMAR CONTA DELA E MORAR COM ELA.

João: -- COMO ASSIM? VOCÊ NÃO É CASADO? E A SUA MULHER? OS SEUS FILHOS? COMO VOCÊ VAI RESOLVER ISSO?

Osmar: -- VOU MONTAR UM LAR PARA NÓS DOIS E A CRIANÇA QUE VAI NASCER. E ESTOU AQUI PARA PEDIR A SUA AUTORIZAÇÃO.

João: -- O QUE É ISSO? VOCÊ QUER QUE EU PERMITA QUE A MINHA FILHA SEJA A SUA CONCUBINA? A OUTRA NA SUA VIDA, QUANDO ACABEI DE LHE DIZER QUE DAQUI ELA SÓ SAI CASADA? FAÇA-ME O FAVOR! ASSIM VOCÊ ESTÁ ME OFENDENDO!

Osmar: -- MAS EU PRETENDO ME CASAR COM ELA, ASSIM QUE A SITUAÇÃO PERMITIR.

João: -- COMO SE CASAR COM ELA, SE VOCÊ JÁ É CASADO? ISSO É BIGAMIA! É CONTRA A LEI.

Osmar: -- MAS NÃO SERÁ MAIS SEU JOÃO! OU O SENHOR DESCONHECE A "MEDIDA PROVISÓRIA DO DIVÓRCIO (*) QUE FOI APROVADA NO MÊS DE JUNHO PASSADO! ESSA "MEDIDA" DEVE VIRAR LEI ATÉ O FINAL DO ANO E PERMITIRÁ NOVO CASAMENTO PARA OS CIDADÃOS DIVORCIADOS.

Valdívia: -- E VOCÊ PRETENDE LARGAR A SUA FAMÍLIA POR CAUSA DA LENY? NÃO QUERO QUE A MINHA FILHA SEJA CULPADA POR ISSO.

Osmar: -- NÃO ESTOU DIZENDO QUE VOU LARGAR A MINHA FAMÍLIA, MAS SE ACONTECER, DONA VALDÍVIA, A CULPA NÃO SERÁ DA LENY. SERÁ POR OUTROS MOTIVOS QUE NADA TEM A VER COM ELA.

Leny: -- NÃO ME SENTIREI CULPADA POR ISSO, SE POR ACASO HOUVER DESGASTES NA VIDA DELE. O QUE IMPORTA É QUE A GENTE SE AMA E ELE ESTÁ DEMONSTRANDO QUE ESTÁ ME LEVANDO A SÉRIO. E EU ESTOU GOSTANDO MUITO DESSA CONVERSA.

João: -- AINDA ACHO QUE VOCÊ IRÁ COMETER UMA LOUCURA POR CAUSA DE UMA AVENTURA.

Osmar: -- NÃO TENHO PRETENSÃO NENHUMA DE ME SEPARAR DA MINHA FAMÍLIA, MAS ESSA AVENTURA QUE O SENHOR SE REFERIU,DARÁ FRUTOS DAQUI A ALGUNS MESES, SEU JOÃO. É UMA RESPONSABILIDADE, NÃO É UMA AVENTURA.

Leny: -- POIS É ISSO MEU PAI. O NOSSO CASO NÃO É MAIS UMA AVENTURA. E O OSMAR ESTÁ DEMONSTRANDO ISSO AO COLOCAR A SUA CARA. FRENTE A FRENTE, OLHO NO OLHO, COMO BEM O SENHOR GOSTA. NÃO FUGIU DO PROBLEMA E SE PREOCUPOU CARINHOSAMENTE COM A MINHA SITUAÇÃO.

Osmar: -- EU VOU MONTAR UM CANTINHO PRA GENTE SEU JOÃO. E NÃO QUERO QUE O SENHOR PENSE QUE ELA SERÁ A MINHA CONCUBINA. EU QUERO QUE ELA SEJA MINHA MULHER DE PAPEL PASSADO. E SERÁ ASSIM QUE FOR POSSÍVEL.

João: -- ENTÃO RESOLVA PRIMEIRO A SUA SITUAÇÃO COM ESSE TAL DE DIVÓRCIO, PORQUE DAQUI ELA SÓ SAI CASADA. ESTAMOS ENTENDIDO ASSIM?

Osmar: -- MAS EU PEÇO A SUA AUTORIZAÇÃO PARA MORARMOS JUNTOS ANTES DISSO. ALÉM DE AVALIAR A MINHA SITUAÇÃO EM CASA, A REGULAMENTAÇÃO DO DIVÓRCIO PODE DEMORAR MUITO.

João: -- MAS PORQUE TANTA PRESSA?

Osmar: -- PORQUE DEPENDO DISSO PRA RESOLVER OUTRA QUESTÃO. ESTOU APALAVRADO COM OUTRO EMPREGO EM MINAS GERAIS E SÓ VOU ACEITAR SE A LENY NÃO PUDER FICAR COMIGO AQUI NO RIO DE JANEIRO.

João: -- ENTÃO VOCÊ JÁ PODE IR MEU CARO. PORQUE DAQUI ELA SÓ SAI CASADA.

Leny irritada e com autoridade: -- MAS QUEM MANDA NA MINHA VIDA SOU EU! NÃO QUERO QUE VOCÊ VÁ EMBORA, OSMAR. VAMOS TRATAR DA NOSSA VIDA!

João: -- ENTÃO FAÇA O QUE VOCÊ QUISER MINHA FILHA! ESTOU QUERENDO O SEU BEM E VOCÊ ME DESOBEDECE. COMO VOCÊ MUDOU!

Leny: -- É QUE AGORA NÃO SOU MAIS UMA MENININHA. TENHO O MEU EMPREGO E VOU SER MÃE DAQUI A POUCO. NÃO É NENHUM DESRESPEITO MEU PAI, MAS A VONTADE DE SEGUIR OS MEUS CAMINHOS PELOS MEUS PRÓPRIOS PASSOS. ENTENDA ISSO POR FAVOR.

Valdívia: -- MAS ENQUANTO VOCÊ NÃO FOR MÃE, EU QUERO ESTAR PERTO DE VOCÊ. NÃO POSSO DEIXÁ-LA SOZINHA NESSA HORA TÃO IMPORTANTE. PORTANTO, ATÉ A CRIANÇA NASCER, VOCÊ CONTINUARÁ AQUI CONOSCO.

Osmar: -- VAMOS DEIXAR ASSIM ENTÃO. ENQUANTO ISSO, PEÇO A SUA PERMISSÃO PARA FREQUENTAR A SUA CASA, ACOMPANHAR A GRAVIDEZ DA LENY E ARCAR COM TODAS AS DESPESAS DA SUA GESTAÇÃO.

João: -- O ASSUNTO AGORA É COM A LENY, MEU RAPAZ. SÓ ESPERO QUE NÃO DESAMPARE A SUA FAMÍLIA POR CAUSA DELA E QUE SE PREPARE PARA OS PROBLEMAS QUE VÃO CAIR EM SEU COLO.

Valdívia: -- QUANTOS PROBLEMAS... NÃO GOSTEI NADA DESSA CONVERSA... A FELICIDADE DE ALGUÉM NÃO PODE VIR A BORDO DA TRISTEZA DE OUTRAS PESSOAS... QUE DEUS OS ILUMINE E LHES DIRECIONE O MELHOR CAMINHO QUE, COM CERTEZA, NÃO SERÁ ESTE.

Osmar: -- É COMO EU DISSE, DONA VALDÍVIA. NÃO ESTOU PRETENDENDO ABANDONAR A MINHA FAMÍLIA, MAS SE ISSO ACONTECER NÃO SERÁ POR CULPA DA LENY. POR ENQUANTO, QUERO ESTAR POR PERTO DA SUA FILHA SEMPRE QUE POSSÍVEL.

João reticente: -- É ISSO AÍ MINHA FILHA. E completou: -- DAQUI PRA FRENTE, A SUA VIDA VAI ESTAR SEMPRE NA "DEPENDÊNCIA DO POSSÍVEL".

Leny: -- MAS ESTOU INDO SABENDO, MEU PAI. O OSMAR NUNCA ME ENGANOU NEM ESCONDEU NADA DE MIM. POR ISSO EU CONFIO NELE E NA SUA LEALDADE. DEMONSTROU CORAGEM E DETERMINAÇÃO VINDO ATÉ AQUI, ABRIU O JOGO E ME CONQUISTOU MAIS AINDA COM A SUA ATITUDE DE HOMEM.

Osmar: -- MUITO OBRIGADO LENY. AGORA QUE EU JÁ SEI A DECISÃO A SER TOMADA QUANTO AO NOVO EMPREGO, VOU DEIXÁ-LOS PORQUE JÁ ESTÁ TARDE. PRECISAMOS ACORDAR CEDO PARA MAIS UM DIA NAQUELA EMPRESA, NÃO É MESMO LENY?

Valdívia: -- PENSE BEM NO QUE VOCÊ VAI FAZER MEU RAPAZ E QUE DEUS NÃO O DESAMPARE. DESCULPA-NOS POR ALGUMAS PALAVRAS INQUIETANTES DE JOÃO, PORQUE ELE É ASSIM MESMO. COM O TEMPO VOCÊ VAI ENTENDÊ-LO MELHOR.

Osmar: -- NADA A SE PREOCUPAR DONA VALDÍVIA. ESSAS CONVERSAS ERAM NECESSÁRIAS E ESTOU BASTANTE ALIVIADO COM O QUE FICOU RESOLVIDO. BOA NOITE PARA TODOS E MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ.

Osmar levantou-se após as despedidas e Leny o acompanhou até o carro. No caminho, a moça não escondeu a sua alegria com sorrisos no rosto, com o beijo apaixonado que roubou do rapaz antes de entrar no veículo e com a declaração: -- QUANTAS SAUDADES MEU AMOR! COMO ESTOU FELIZ AGORA! NÃO VOU ABANDONÁ-LO NUNCA MAIS!

-- E COMO ESTÁ ESTA BARRIGUINHA? PRECISAMOS ACOMPANHAR ISSO. VAMOS TRATAR BEM DO NOSSO FILHO. Rebateu Osmar com preocupação.

-- TENHO SIDO ACOMPANHADA PELO MÉDICO DA MINHA MÃE. O DR. ARIOSTO FOI QUEM ME APAROU E OS MEUS IRMÃOS TAMBÉM. ESTOU PASSANDO MUITO BEM, APESAR DE ALGUNS ENJOOS E INCÔMODOS NORMAIS DA GESTAÇÃO. Devolveu Leny com os olhos brilhando de alegria.

Osmar: -- A SUA BARRIGUINHA ATÉ QUE NÃO CRESCEU MUITO AINDA.

Leny: -- JÁ ESTOU ENTRANDO NO QUARTO MÊS E AINDA DÁ PRA DISFARÇAR.

Osmar: -- APROVEITE ENTÃO ENQUANTO HÁ TEMPO, PARA LEVAR A SUA VIDA NORMALMENTE.

Leny agarrando-se no pescoço do amado e sussurrando em seu ouvido: -- A MINHA VIDA SÓ VAI VOLTAR À NORMALIDADE, QUANDO ESTIVERMOS JUNTOS NOVAMENTE EM NOSSAS ENTREGAS LIBERADAS E DESINIBIDAS.

Osmar: -- TAMBÉM ESTOU SENTINDO MUITO A SUA FALTA. QUE TAL A GENTE FAZER UM REPETECO AMANHÃ?

Leny: -- LÓGICO! ESTOU MUITO CARENTE DE VOCÊ. DEPOIS DO EXPEDIENTE A GENTE SE ENCONTRA.

Osmar: -- COMBINADO. MAS VOU TER QUE TER MUITO CUIDADO COM VOCÊ. NÃO QUERO MACHUCÁ-LA.

Leny: -- QUE É ISSO QUERIDO? NÃO SE PREOCUPE, PORQUE A GRAVIDEZ NÃO É UMA DOENÇA. SABEREI ME RESGUARDAR PARA NÃO DEIXAR O MEU PRAZER ESCAPAR.

Osmar despedindo-se da amada e dando partida no carro: -- ENTÃO ESTÁ TUDO BEM. AMANHÃ A GENTE CONTINUA A CONVERSA SOBRE OS NOSSOS PLANOS. BOA NOITE PRA VOCÊ MEU AMOR. Mas...

(É o que veremos no próximo capítulo: "DOIS NOMES, DUAS SAUDADES")

N.A.: (*) Sobre o divórcio aqui mencionado neste capítulo:
No dia 28 de junho de 1977 foi promulgada a Emenda Constitucional nº 9, que criou a figura do Divórcio no Brasil. Logo adiante, surgiu a Lei nr. 6515/26/12/1977, regulamentando a separação judicial, a dissolução do casamento ou a cessação de seus efeitos civis com base nesse novo instituto jurídico. De autoria do Senador Nelson Carneiro, a norma foi objeto de grande polêmica na época, principalmente pela influência religiosa que ainda pairava sobre o Estado. A inovação permitia extinguir por inteiro os vínculos de um casamento e autorizava que a pessoa casasse novamente.

Atualmente, a Lei do Divórcio já sofreu inúmeras reformas e foi quase que por inteiro, substituída por legislações mais modernas. Hoje em dia, é possível divorciar-se sem precisar recorrer ao Judiciário.Reconstruir a vida sentimental tornou-se algo extremamente natural nos tempos modernos, em virtude da ampla aceitação da União Estável e de sua crescente proteção jurídica.

Cada vez menos as pessoas optam por unir-se através do casamento. A informalidade nas relações afetivas tem se mostrado cada vez mais presente. Contudo, o romantismo do noivado e a segurança jurídica proporcionada pelo casamento ainda dão longa vida a esse instituto formador de famílias.

--------------------------------------------------------
Abraços.
--------------------------------------------------------




 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 15/11/2016
Código do texto: T5823826
Classificação de conteúdo: seguro