O Voo da Águia

Naquela manhã de inverno em que a luz solar interagia com as sombras produzidas pelas nuvens, a trupe reuniu-se no coreto da praça, para conversar e contemplar as esculturas de pedra. Ausente apenas o Lima, que fora com o Bateria ao deguste no Engenho Século XVIII. Isaías e a Maga aqueciam-se num caloroso abraço. Desvencilhando-se dos braços de Isaías, a Maga provocou Arnóbio, para que contasse uma história: - Por favor Arnóbio, conte-nos uma daquelas histórias mágicas, que só a sua imaginação fértil é capaz de criar. Regina soltou uma gargalhada ambivalente, ante o olhar irônico de Suzana. Pê-Pê e Karen observavam à distância.
    -Tudo bem, conto sim - respondeu Arnóbio, com um misto de desconfiança e coragem -, mas não é uma criação minha. Trata-se do que aconteceu com um escultor da cidade. Todos conhecem o delírio de Michelangelo ao terminar de esculpir Moisés, pedindo para que a estátua falasse. Um evento similar aconteceu aqui em Coroas. Lauriano era um escultor talentoso, dedicado. Suas esculturas são talhadas com esmero. Fotografou águias; fez croquis; preparou marteletes e makitas; escolheu a pedra ideal e colocou a mão na pedra. Segundo informações que colhi de alguns escultores e artesãos da cidade, ele levou cerca de dois anos, cinco meses e três dias para concluir a sua obra-prima. Ela teria ficado tão perfeita, que Lauriano, em delírio, pediu-a para voar...
     - Ela voou, tenho certeza - disse a Maga extasiada.
     - A Maga e suas alucinações - respondeu Isaías com ar blasé.
     - Só a Maga - disseram em uníssono a trupe.
     - Por favor, continue - disse o Lima, que acabara de chegar do Engenho.
     - Cadê o Bateria? - Perguntou Pê-Pê, do outro lado da rua.
    - Bem, pessoal - continuou Arnóbio -, as informações sobre se voou ou não, são contraditórias. Durante vários dias, nosso escultor passava diante de sua criação, que fora afixada aqui na praça, e pedia para que ela voasse. Pois bem, numa certa manhã, como de costume, Lauriano fora visitar a águia de pedra e, para sua surpresa, não a encontrou no local. Ele ajoelhou-se e agradeceu ao céu. Concluiu que ela alçara o voo que ele tanto sonhara. Há quem afirme à boca pequena, que fora roubada e há quem afirme, que fora destruída pelos moradores, para que Lauriano recuperasse o juízo.


Imagem: Google

Pesquisa: 

"O homem, rei do mundo; ao leão, rei dos animais, à águia, rainha das aves”
(Antônio Vieira, sermões)

- Águias são carnívoras e possuem um sistema visual muito apurado.
- Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.
- Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte.
- Existem diversas espécies de águias. As mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-europeia e águia-imperial-ibérica.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Peso: até 6 kg
Comprimento: até 1 metro
Envergadura: até 2 metros
Ovos: até 3
Tempo de incubação: 35 dias
Velocidade: 100 km/h aproximadamente.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/aguia.htm

"(...) aos 40 no auge da sua experiência de vida que ela é obrigada pela sua natureza há enfrentar, o chamado desafio dos 150 dias, que são os 5 meses mais angustiantes do animal. Ficando impedida de caçar, pois com suas unhas compridas e flexíveis, com seu bico alongado, curvo e pontiagudo não consegue capturar suas presas para se alimentar. E ainda suas longas e grossas asas apontando contra o peito, tornam a sua vida (...)"
"(...) nesse período de dificuldade, ele deve voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho em que não necessite voar.
Chegando lá a águia começa a bater com o bico contra a rocha por diversas vezes até o momento que consiga quebrar e arrancá-lo para que nasça um novo bico.
Só após o nascimento desse novo bico ela conseguirá arrancar suas unhas para que também nasça outras. E novamente ela aguarda e só quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
Falta pouco para tudo se normalizar, mas é preciso aguardar outra vez que as novas penas cresçam para estreia-las em um voo de renovação, e torna-se a rainha novamente (...)".

Fonte> http://animais.culturamix.com/curiosidades/curiosidade-sobre-a-aguia