Misericórdia

Gosto da palavra Misericórdia, e principalmente, gosto do que ela representa, segundo o dicionário misericórdia significa:

“Ato concreto de manifestação desse sentimento, como o perdão; indulgência, graça, clemência.”

E diante desse significado profundo me recordo do profeta Jeremias, pois ele conhecia muito bem o valor dessa palavra. O profeta sabia a importância do ato por trás da palavra, principalmente do poder que esse ato tinha ao ser manifestado por Deus, por isso, Jeremias disse em Lamentações 3.22:

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;”

São as Misericórdias do Senhor, ou seja, os seus atos de perdão e graça que não nos deixa ser consumido pela nossa imoralidade, mau caráter, concupiscência, avareza, mentira, maldade, e todo tipo de carnalidades e pecados que nossa existência humana e imperfeita carrega consigo.

Quando Jeremias afirmou isso em lamentações, ele sabia que tudo que o seu povo, ou melhor, sua geração havia feito até aquele momento era vil aos olhos de Deus. Mas também entendia que o mesmo Deus que tinha todas as razões para causar a destruição daquele povo apóstata, era o mesmo Deus infinitamente misericordioso que não permitiria que eles sucumbissem ao pecado e a morte.

Gosto da palavra Misericórdia, e principalmente, gosto do que ela representa, porque ela me revela o Deus que é a essência de toda Misericórdia. Ela traz a minha memória o Jesus que veio a terra em um ato de Misericórdia para salvar a humanidade perdida e doente na sujeira do pecado.

Misericórdia aponta o ato supremo de amor, graça e perdão manifestado por Jesus na cruz. Ela me mostra o Filho de Deus que mesmo tendo todas as razões para não se importar, mesmo assim, se deu como sacrifico vivo, perfeito e agradável a Deus para que as nossas transgressões não nos consumissem.

Jesus é a maior expressão das Misericórdias infinitas de Deus. Pois, Deus não poupou o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas alcance a vida eterna.