O CAMINHO DA CRIANÇA
 
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Provérbios 22:6

Após ler uma crônica que falava sobre infância, fiquei pensando neste versículo Provérbios 22.6, não só no seu ensinamento no cunho religioso, mas por tudo o que desejamos para os nossos filhos.
Enquanto não temos filhos, temos sempre solução para a educação dos filhos dos outros, mas a partir do momento que temos a função (e o dever) de educar, percebemos que a tarefa não é tão simples como a teoria nos faz acreditar.
Se desejamos que nossos filhos sejam trabalhadores, desde a infância devemos ensiná-los as virtudes de uma pessoa trabalhadora, após atingirem uma determinada idade, iniciá-los em algumas atividades dentro do próprio ambiente familiar...
Para que nossos filhos andem nos caminhos de DEUS, devemos ensinar não só o caminho da Igreja, mas educá-los nos ensinamentos e mandamentos divinos, falando sobre o amor ao próximo, a misericórdia de DEUS, oração...
Nos tempos atuais, tem maior chance de ser bem sucedido profissionalmente aquele que tem mais estudos, devemos mostrar isso à nossas crianças e incentivá-las a estudar.
Uma coisa eu aprendi e quero dividir com você, a criança vai copiar o caminho do adulto, e se você quer que teu filho trilhe uma boa vereda, você deve ser o exemplo dele, aquela velha filosofia do “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” não funciona nos dias de hoje, então, se quer que teu filho seja honesto, não roube (mesmo pequenas coisas como canetas); se quer um filho trabalhador, mostre-o como fazer o trabalho, não apenas fale; se deseja um filho estudioso, estude com ele; se quer que teu filho tenha valores éticos, cultive-os até nas pequenas coisas como não cortar fila ou sonegar impostos...
A melhor forma, e neste caso não há forma fácil ou atalho, de ser este bom exemplo, é andando nos caminhos ensinados por JESUS, com o amor ao próximo e o amor a DEUS (Mateus 22:36-40).
DEUS nos abençoe e nos dê sabedoria para indicar o melhor caminho para os nosso filhos.
16/06/2017

Sugiro também a leitura do livro CORAÇÕES SENSÍVEIS, um livro missionário, a cada 5 livros vendidos, 1 livro é doado para evangelismo

Imagens: Google