Oseias e o Jugo Desigual

OSEIAS E O JUGO DESIGUAL

O livro do profeta Oseias foi escrito em um período próximo, provavelmente pouco tempo depois, de Amós. Seu objetivo é mostrar que o cativeiro era o justo juízo de Deus sobre o povo de Israel, e garantir uma restauração futura após esse período. O livro começa com uma estranha ordem: o profeta deveria se casar com uma “mulher de prostituições”. Ela era no mínimo promíscua, mas talvez uma prostituta mesmo. Muitos crentes gostam de usar essa passagem para justificar sua própria tolice, casando-se com pessoas infiéis a Deus e entrando em jugo desigual (se é que tal imbecil possa ser chamado de cristão) com pessoas que não servem ao Senhor sob o pretexto que Deus abençoou a união de Oseias mesmo ele estando em jugo desigual. Uma “jumenta selvagem” (Jr 2.24) como essa nem sequer merece resposta séria, mas para entendermos melhor o livro de Oseias, uma menção a isso talvez seja necessária.

A razão porque Deus deu tal ordem a Oseias é que “a terra [de Israel] se prostituiu, desviando-se do SENHOR” (Os 1.2). Oseias estava representando o próprio Deus, que se uniu em aliança com um povo que Ele sabia que seria infiel. A vida dele seria uma mensagem profética para o povo. Portanto, o cristão não é o cônjuge que se casa com o perdido para tentar resgatá-lo: ele é a prostituta. Oseias não pecou, porque a definição de pecado é aquilo que vai contra a vontade de Deus. Ele não está preso a uma definição abstrata de justiça, mas Ele mesmo define o que é certo ou errado. Se Deus ordenou, não é pecado. Portanto, não devemos imitar Oseias no que ele fez, porque ele recebeu uma ordem especial, enquanto nós recebemos um mandamento geral: “não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2Co 6.14). Ou, como disse Amós, “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”.

Pode ser chocante Deus mandar um de seus servos casar com uma mulher imoral, mas todos aqueles que não servem a Deus são prostitutas espirituais. Várias vezes nos livros proféticos, inclusive no Apocalipse, a idolatria é considerada um tipo de prostituição. Então não há meio-termo, ou você é casado fielmente com Deus, ou você é um adultero espiritual. Ou você pertence à luz, ou pertence às trevas. Ou pertence a Cristo, ou ao Maligno. Ou é um templo do Espírito Santo ou um santuário de ídolos. Essa é a mensagem que Oseias está passando para o povo: “vocês estão vivendo como uma prostituta”. Então isso não pode nem de longe significar que um crente possa se casar com um incrédulo.