Provérbios 4:7 - Sobre a sabedoria

“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento” (Provérbios 4:7 – ARC 95).

A Palavra de Deus diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e da ciência do Santo, a prudência” (Pv 9:10 – ARC95). Também fala para buscarmos a sabedoria que vem de Deus e não a sabedoria mundana (“Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica” (Tiago 3:15 – ARC95). Diz, ainda: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.” (Tg 1:5 – ARC95).

Vemos, assim, como a sabedoria é importante e como Deus valoriza-a. Todavia, é preciso procurar o tipo de sabedoria correta e, certamente, o sinônimo da sabedoria que agrada a Deus é a Sua Palavra: ser sábio de verdade é conhecer a Palavra de Deus e segui-lA.

É claro que todos nós já ouvimos a conduta que o mundo considera apropriada para as situações. Às vezes, dar a outra face, evitar um comentário ruim, uma vingança, pode fazer com que o mundo diga que “estamos fazendo papel de bobos”. Todavia, aqueles que seguem a Cristo de verdade sabem que a sabedoria do mundo não serve para nós: a sabedoria que precisamos buscar e viver é a da Palavra de Deus. Se Ela diz que devemos perdoar, que devemos evitar determinados comentários, é isso que devemos fazer, assim como todas as Suas outras orientações.

O provérbio em questão diz que devemos buscar a sabedoria com tudo o que possuirmos. Isso não quer dizer fazer loucuras financeiras: é certíssimo ser fiel a Deus e também ajudar a Igreja, mas aqui se deve pensar em tudo o que temos espiritualmente, “por dentro”.

Para isso, é preciso investir tempo para a intimidade com Deus: estudar a Palavra, orar, ir à Igreja, pedir ao Espírito Santo que abra nosso entendimento quando formos estudar a Bíblia, quando ouvirmos a pregação. Além de tudo isso, é preciso que se tenha efetiva obediência ao que o Senhor ensina em Sua Palavra.

É preciso disposição: quando se sente que a disposição para orar, para estar na presença de Deus, está indo embora, deve-se orar ao Pai e pedir que Ele renove o primeiro amor (“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres” - Ap 2:4-5 – ARC95).

É fundamental procurar a Deus e viver a Sua Palavra de verdade: é com esse tipo de conduta que seremos sábios.

Paz a todos.

Camila Soldati
Enviado por Camila Soldati em 17/09/2017
Código do texto: T6116508
Classificação de conteúdo: seguro