Atos 20:35 - Bom exemplo// Enfermos (inclusive espirituais) e como auxiliá-los

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (At 20:35 ARC95)

Quando proferiu essas palavras, Paulo estava discursando na Igreja de Éfeso. Um pouco antes, ele disse que nunca tinha cobiçado nada, mas que trabalhava e isso corresponde aos que as pessoas entendem como bom exemplo.

O bom exemplo é fundamental para todos os que servem a Cristo: é mostrando às pessoas, como Paulo fez, a fé, a retidão e o desejo de ajudar o próximo que se consegue tocar o coração das pessoas (sempre com a unção e o trabalho do Espírito Santo, que é quem converte – vide Zacarias 4:6).

É como o pai que diz aos seus filhos que trabalhar é uma coisa muito importante: todavia, eles não o veem trabalhando. É claro que há casos nos quais o indivíduo não pode ou não encontra trabalho, mas e quando o problema é a falta de interesse? Será que esse pai está sendo como Paulo e dando um bom exemplo? Claro que não.

Além do bom exemplo, vale dizer que própria Bíblia diz que é bom que o homem coma do fruto do seu trabalho (“Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem” – Salmos 128:2 – ARC95). Assim, é fundamental que todos estejam na ocupação para a qual o Senhor os destinou.

Um dos exemplos que Paulo deu é o de auxiliar os doentes. Aqui, pode-se entender não somente como os doentes físicos: na realidade, todos os que estão com problemas mentais ou emocionais, com alguma perturbação ou coisas do gênero, são pessoas doentes que necessitam de auxilio.

Infelizmente, alguns dizem que as pessoas com depressão, por exemplo, têm falta de Deus: não necessariamente. Essa é uma das doenças emocionais e mentais que mais afligem os indivíduos e é necessário ter caridade para ouvi-las, orar por elas e orientá-las.

Pensando que doença é falta de Deus, pode-se dizer que uma pessoa que desenvolve diabetes, por exemplo, também está longe do Senhor? Certamente, não é o que a maioria pensa: por que pensar isso das doenças mentais ou emocionais, então?

As pessoas que estão em todo tipo de pecado, como os vícios ou a imoralidade, além da desonestidade e da criminalidade, são doentes espirituais e cabe ao cristão orar por elas, perdoá-las e orientá-las. Falando das doenças, é importantíssimo recordar a orientação que está em Tiago 5:14-16, na versão ARC95: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

Quando Paulo menciona auxiliar os enfermos, ele fala de caridade. Fala de amor, que é o fundamento de todos os ensinamentos de Cristo. Fala disso: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” (Romanos 12:15 – ARC95).

De fato, “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”: fazendo isso, demonstramos mesmo o amor que Cristo espera que tenhamos com os nossos irmãos, como Ele tem por nós. O amor que Deus usou para dar Seu Filho pela remissão dos nossos pecados. O amor que fez com que Jesus suportasse tudo e continuasse conosco até a consumação dos séculos (vide Mt 28:20). Vamos treinar o amor?

Paz a todos.

Camila Soldati
Enviado por Camila Soldati em 15/09/2017
Código do texto: T6115233
Classificação de conteúdo: seguro