Liderando e ensinando com amor e verdade.

Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. (1Tm 4:6). Como em toda esta carta vemos o apóstolo Paulo orientar a Timóteo, como se deve agir aquele que lidera. E aqui neste versículo ele deixa claro como deve todo aquele que tem sobre si o dever da liderança.

1 – Primeiro ele disserta sobre o aconselhar, é comum no mundo de hoje os lideres confundir o aconselhar de um dever com a obrigação, ou seja, deixar-se seduzir por um conduzir de forma ditatorial. Mas devemos entender que cada líder Cristão tem o dever de instruir seus liderados. Palavra do grego que se traduziu como: Expondo estas coisas aos irmãos; está ligada a sugerir (hupotithémi). Sendo assim esta palavra não traz consigo o significa dar ordens; mas significa aconselhar, assessorar, assinalar, sugerir. É uma palavra que tem fundo amável, humilde e modesto. Significa que o mestre e o líder não devem jamais estabelecer uma lei de maneira, pugnaz ou belicosa. Significa que não deve dar suas instruções com o dogmatismo de um ditador ou a arrogância de um tirano. Significa que deve agir como se estivesse lembrando aos seus liderados algo que já conhecem, algo que o Espirito o faz lembra dentro de sua consciência, ou seja, devem descobrir o bem em seus corações. Pois a verdade real que o amor de Deus nos ensinou na cruz foi, que direção amável será sempre mais efetiva que as instruções dadas forçada e arbitrariamente. É uma grande verdade que as pessoas podem ser guiados quando se negam a ser conduzidos.

2 – Ele nos ensina como devemos guiar a nossa tarefa de ensinar. Diz a Timóteo que deve nutrir sua vida com a palavra de fé. Ninguém pode dar, sem receber. Aquele que deseja ensinar deve antes de mais nada ser ensinável, ou seja, estar continuamente pronto a aprender. Não é certo que quando alguém chega a ser mestre, ou a assumir um lugar de liderança deva deixa de aprender. O ser humano deve nutrir sempre sua própria mente e limpar a sua alma antes de poder nutrir a mente de outros; deve conhecer Jesus Cristo diariamente antes de poder levar a outros a Cristo. Deve pedir a todo instante que o Espirito Santo o guie e ensine a ensinar, para que outros os possam entender o que este ensina. Deve praticar o amor e o perdão fortalecendo a sua fé no amor, para fazer com que outros aceitem a fé como luz que brilha em meio a escuridão da desesperança.

Sendo assim aqui fica entendido que em todos os lugares devemos primar pelo orientar em amor e verdade, seja na casa entre os familiares, seja no trabalho, seja na empresa que se administra, seja no ensinar do evangelho. Pois ser líder e ter capacidade e a paciência para ensinar. E sempre entender que o amor agrega muito mais respeito virtuoso, que a belicosidade de um conduzir autoritário. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 21/08/2017
Código do texto: T6090677
Classificação de conteúdo: seguro