ABN 39: canonização dos Pastorinhos mais novos

ABN = Agência de Boas Notícias


"Deixai vir a mim as criancinhas" (Mc 10, 13-16 - palavras de Jesus)

O Papa Francisco anunciou que no próximo dia 13 de maio - CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DA VIRGEM MARIA EM FÁTIMA, PORTUGAL, NA COVA DA IRIA - a canonização de Francisco Marto (11/6/1908-4/4/1919) e sua irmã Jacinta Marto (11/3/1910-20/2/1920) que com sua prima Lúcia, com dez anos em 1917 e que sobreviveu a eles oito décadas - foram os Três Pastorinhos, as crianças videntes de Fátima.
Naquela ocasião, e as aparições mensais foram até 13 de outubro, data do famoso "milagre solar" anunciado previamente por Lúcia e testemunhado por mais de 50.000 pessoas (talvez 70.000) e representaram extraordinária mensagem do Céu ao mundo conflagrado pela guerra. Nossa Senhora em Fátima deixou também os segredos, sendo que o terceiro e último foi afinal revelado por ordem de S.João Paulo II no dia 13 de maio de 2000, aniversário da primeira aparição.
Penitência, oração, reza do rosário - a Virgem pede a conversão da humanidade nesta era das trevas em que nós vivemos.
Naquele mesmo ano o comunismo ateu e assassino se apossou da Rússia por 70 anos.
Convém esclarecer que ninguém "vira santo" com as canonizações, a mídia faz muita confusão a respeito. A Igreja não tem o poder de transformar ninguém em santo; o que ela faz, após um rigoroso exame, é declarar que tal pessoa é santa, pois está no Céu e em vida demonstrou a prática das virtudes cristãs em grau heroico.
Francisco e Jacinta são as primeiras crianças tão novas e não-mártires, a serem canonizadas; isso prova que a santidade já é possível na infância. E quem conhece a história dos pequenos videntes sabe o quanto sofreram e como amaram a Deus e se empenharam na salvação das almas.

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2017.


imagem do santuário de Fátima