-diferentes dê, não melhores quê

Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos,(Flp 1:1). Neste versículo que inicia a carta aos Filipenses vemos Paulo dar a ela um início diferente das demais. Na maioria de suas cartas Paulo deixa clara sua condição de apóstolo e sevo de Cristo Jesus. Por exemplo: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo,(Rom 1:1). Aqui vemos uma tratativa dada a amigos e aos santos. Cabe a nós entendermos um pouco o que ser santo no contexto Cristão.

Como vemos a carta está direcionada a todos os santos em Cristo Jesus. A palavra que corresponde à tradução santos é hagios. A palavra grega hagios e seu equivalente hebreu kadosh segundo os linguistas se difere em muito do que entendemos por santo. Para a mentalidade hebreia, se algo se descrever como santo, fundamentalmente significa que é diferente de outras coisas; algo que em certo sentido age ou se porta diferente do resto. Ou seja, não é melhor que, mas sim diferente de.

Sendo assim entendemos que ser Cristão é atender um chamado para ser diferente no modo de agir de pensar no que diz respeito ao amor e a misericórdia em relação ao próximo. É comum ouvirmos dizerem que Deus é justiça. Mas é uma justiça santa, ou seja, diferente da humana. A justiça de Deus está sempre voltada a acudir o injustiçado, a justiça de Deus não se ocupa em punir o culpado, mas sim em socorrer o ferido. E é para este servir que somos chamados para ser santos e para viver imerso em Cristo sempre prontos a ver e agir diferente.

Nisto consiste ser parte de um santo povo, o Cristão é diferente porque sempre e em todas partes é consciente que a presença amorosa de Cristo o circunda. Assim, pois, quando Paulo fala dos santos em Cristo Jesus, ele pensa nos que são diferentes de outros e estão consagrados a Deus por sua especial relação com Jesus Cristo, pensa num povo que está sempre pronto a perdoar, sempre pronto a socorrer e sempre tardio em julgar e condenar. Esta é a santidade possível para todo Cristão; e a santidade que todo Cristão deve buscar. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 22/03/2017
Código do texto: T5948806
Classificação de conteúdo: seguro