Paz como dom. (Eirene / Shalom).

Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não permitais que vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amedrontar. (Joã 14:27). Aqui Jesus nos fala sobre um dom que advém do Espirito Santo que é a paz. No grego a palavra (eirene), no hebraico shalom, O interessante é que estes termos vão muito além de uma simples liberdade de dificuldades, estão ligados a tudo que contribui de forma ativa para o bem supremo do ser humano. Ou seja, é a tranquilidade serena que habita no coração proveniente da plena consciência de que nosso tempo e a nossa vida real está guardada nas mãos amorosas de Deus.

É um tipo de paz ativa que contribui para um bem supremo que vai além da vida comum. Pois a paz que o mundo nos oferece é uma paz escapista, uma paz que surge do evitar dos problemas, de um negar-se a enfrentar as coisas, ou seja, de enganar-se a si mesmo, pois basta o soprar morno de uma brisa de dificuldade e ela se esvai. Mas, a paz oferecida aqui por Jesus é a paz da conquista. Aquela paz que nenhuma experiência boa ou ruim de nossa vida, pode nos tirar; é uma paz que nenhuma dor, perigo ou sofrimento pode desfazê-la; é uma paz que nos leva a compreender o erro do próximo e a perdoá-lo. Ou seja, é uma paz que independe das circunstâncias exteriores, porque é um dom e sendo um dom ela faz parte de nós e nada pode tirá-la de nós. Está é a paz que Jesus oferece para aquele que decide segui-lo em amor e verdade, não como um religioso mas como discípulo que segue as pegadas do mestre. Que a paz de Cristo Jesus seja contigo neste dia que se inicia.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 18/02/2017
Código do texto: T5916162
Classificação de conteúdo: seguro