PELA PRIMEIRA VEZ

Sempre escutamos que tudo tem a primeira vez. Na verdade é assim que acontece. Mas e quando a primeira vez é uma transformação de uma coisa antiga?

Assim estou me sentindo desde novembro do ano passado. Vivendo coisas que já eram tão costumeiras, pela primeira vez de uma maneira diferente.

Com a morte dos meus pais, precisei de uma adaptação do entendimento e dos sentimentos.

Passei pela experiência, nada agradável, do primeiro Natal sem os meus pais. Logo depois o primeiro Reveillon. Brindes, vida nova, planos...família, mas sem eles. Três meses depois a primeira data de aniversário da mamãe sem ela. Mamãe era tão festeira, gostava tanto de receber presentes, fazia questão do bolo, da comemoração. E pela primeira vez só lembranças. Após alguns dias, seria o aniversário de casamento deles. Completariam 61 anos de casados. Novas lembranças de toda uma vida de casal, seus exemplos, o amor, a doação.

Um mês depois, meu primeiro aniversário sem eles. Até quis brincar de esquecer, mas não foi possível. As lembranças nos perseguem e as coincidências também. Papai sempre me dava orquídeas como presente de aniversário. Este ano não ganharia minhas orquídeas. Isso foi o que eu pensei. Mas um dos meus filhos me deu orquídeas de presente e um grupo de grandes amigas também fizeram uma homenagem e entregaram lindas orquídeas. Acho que nem sabiam desse fato, mas foi assim que aconteceu. Minhas primeiras orquídeas de aniversário sem serem presentes do meu pai.

Agora aproxima-se o Dia das Mães. Recebo muitas mensagens, canções e vídeos emocionantes e será o primeiro Dia das Mães sem a minha. Mas eu estou aqui com meus filhos, até que um dia seja a vez deles comemorarem sem mim. A vida é assim.

Fico pensando em quantas outras "primeiras vezes" ainda acontecerão. Virá a data de aniversário do papai. No mês seguinte o primeiro "Dia dos Pais" sem ele...

Assim vou até novembro. Assim vou até todas as datas se transformarem em passado real, sem mais novidades, tudo recomeçando de outro jeito. Um dia outros viverão datas importantes sem mim. Passando por tudo pela primeira vez e eu me tornando passado também.

Mariza Schröder
Enviado por Mariza Schröder em 09/05/2017
Reeditado em 10/05/2017
Código do texto: T5994663
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.