PRÊMIO NOSSIDE DE POESIA EM VOTUPORANGA

Senti-me especialmente feliz e honrada por ter recebido meu prêmio e também por sentir que representava ali os propósitos do Concurso Mundial de Poesia Nosside, para mim, a voz poética do mundo!

Esse concurso,tendo nascido na Itália, para especificamente "registrar o dialeto calabrês, que estava em extinção, e documentar outros dialetos falados na regiã”(R.G.), mostra quão importante é para um povo sua língua e sua arte, confirmando o que já disseram : “Minha pátria é minha língua". Mas a organização não parou nesse ponto. Conseguindo seus intentos, não fechou suas fronteiras, pelo contrário, mostrou-se generoso e abriu seu espaço.

Seu projeto foi ampliado para abrigar manifestações artísticas do mundo inteiro.

Tornou-se um concurso global, plurilinguístico e multimedial e passou a acolher e respeitar todas as diferenças entre os povos e suas manifestações de arte, dando a cada participante igualdade de tratamento: imparcialidade e transparência são garantias nas ações.

Congrega os cidadãos de todos os países do mundo, a partir de 14 anos de idade e lhes dá o poder de expressão. Abre espaço para que cada um use seu idioma e crie sua poesia escrita, ou em música ou em vídeo para expressar, em um lugar de respeito e harmonia, seu pensamente tangido pela arte.

Para nosso mundo atual abalado por crises e processos de desintegração , de muros separadores, de lutas semeadoras de ódio, e de outros males inaceitáveis, esse é um dos exemplos bastante importantes!

Portanto ...como não me orgulhar de participar desse evento que faz ao mundo o convite para que todos se unam?

Maria Helena de Oliveira e Souza - Helena Helena

Helena Helena
Enviado por Helena Helena em 26/05/2017
Reeditado em 06/10/2017
Código do texto: T6010215
Classificação de conteúdo: seguro