Rosa amarela do canteiro 'Zuleika', por Jeane Diogo




        Recebi hoje, da bem-amada amiga Jeane Diogo, direto de Uberaba, um tocante presente: Foto da mais recente rosa amarela do canteiro 'Zuleika'. E eu me deixo emocionar até o  fundo do coração que me habita...Ah, desde o fundo do coração que me habita... Grata, amada amiga. Grata. Que o Pai proteja, sempre, a ti, também a essa roseira com meu nome, roseira plantada por tuas mãos amoráveis, de jardineira-poeta, de poeta-jardineira. Que assim seja!  Que assim seja!


Recebi, junto com a foto da rosa, a seguinte mensagem da amiga Jeane:


        "Mesmo enfraquecida pelo alagamento que ocorreu no terreno em que está plantada, a roseira Zuleika dos Reis floriu... Beijos. Boa noite, sua linda!"


        Ah, querida amiga, que assim seja também com minha vida. Que ela, minha vida, mesmo enfraquecida pelos múltiplos e sucessivos 'alagamentos' consiga que ainda de sua terra venham a aflorar os brotos de novas rosas. Amém! Amém!
        Claro: para que isso ocorra preciso fazer o plantio e eu o sei, ah, como o sei! Aí está o grande desafio: Reativar-me a vontade para me reativar a força das mãos, para que as mãos consigam preparar a terra, começando por adubá-la... Simples assim. Escrevendo parece mesmo simples... Parece... Como não quero morrer ainda, não tenho outra escolha senão a de ativar essa vontade... essa vontade de voltar a plantar... Não tenho outra escolha se pretendo, MESMO, continuar, voltar a viver.