DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Bom dia a todos! Hoje é um dia (como todos os outros) em que temos a necessidade de refletir sobre a realidade histórica do Negro na construção deste imenso país chamado Brasil. O negro, como todos sabem, foi trazido para este lugar para trabalhar como escravo e a história de como isto aconteceu, praticamente todos a conhecem (apesar da história contada ter sido escrita por não-negros). Houve a "abolição" da escravatura. Lei das Terras, e vários outros acontecimentos que direta ou indiretamente acometiam para se criar essa realidade de que todos nós conhecemos hoje. Realidade essa onde a maioria negra e seus descendentes ainda vivem à margem da sociedade brasileira. Eles ajudaram (ainda ajudam) na construção de um país democrático, humano, ético, socialmente mais igualitário e justo, etc, mas, infelizmente, a eles é negado o acesso à saúde, à educação, à habitação, à segurança, à terra, ao saneamento básico, etc. Basta olharmos para as sub-moradias espalhadas pelos quatro cantos deste país para vermos que as ocupam. Também há poucos cargos de direção entreguem aos negros e seus descendentes por todo o Brasil. Que um exemplo? Vejam os técnicos de futebol de/nesse país! Como jogador não precisa de "cor", o negro pode se sobressair, mas mesmo sendo um craque nos gramados, ao se aposentar, dificilmente se torna um "grande técnico", pois não recebe a devida oportunidade de sê-lo... Já qualquer jogador não-negro recebe essa oportunidade. Nos grandes times brasileiros estão lotados destes exemplos. Ou seja, o negro na hora do trabalho mais físico/braçal, serve entre aspas, mas para comandar, não tem oportunidade de jeito nenhum. O grande jogador Andrade teve uma passagem relâmpago como técnico do Flamengo, mas suas oportunidades foram sendo ceifadas e hoje não está dirigindo uma grande equipe de futebol. Os exemplos se amontoam nessa direção. Ainda faltam muitas conquistas ao negro e seus descendentes, e elas só existirão quando houver um nível maior de conscientização deles e humanidade maior por parte dos não-negros deste e de outros países. Abraços a todos! Hoje como outros dias no calendário brasileiro é um dia para se refletir e não para comemorar!

Aires José Pereira
Enviado por Aires José Pereira em 20/11/2017
Código do texto: T6177119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.