O instrumental técnico-operativo O mais importante durante a intervenção do Assistente Social!

Apresentação dos Temas - Implicações das expressões sociais e os projetos, programas e políticas sociais Acadêmico(a)!

A partir de agora, você conferirá que vários aspectos relacionados à profissão de assistente social precisam ser compreendidos e reforçados em sua análise mais ampla na atual conjuntura e contemporaneidade, no que diz respeito à questão social e sua relação com o serviço social, bem como o entendimento de suas múltiplas e complexas expressões sociais na atualidade em nossa realidade brasileira, demanda de nossas intervenções. Neste curso, você verá um debate acerca dos principais conceitos e fundamentos da práxis profissional do assistente social, além de apresentar novidades relativas ao Serviço Social contemporâneo. O conjunto de temas debaterá as concepções sócio-históricas, econômicas, políticas e culturais associadas à identidade profissional do assistente social, oferecendo reflexões sobre as principais teorias clássicas do pensamento social e do pensamento político, perpassando pelas correntes filosóficas e econômicas dos séculos XX e XXI. Ao mesmo tempo, também trabalhará questões da atualidade, tais como: as novas configurações sociais para o serviço social, a profissão do serviço social mediante uma trajetória das funções tradicionais às provocações perante as novas configurações de regulação sociopolíticas.

Fórum

1)TEMA! Ao pensar na questão do acúmulo de informações, na formação do conhecimento profissional e na necessidade de associar teoria e prática, em sua opinião, qual o instrumental técnico-operativo mais importante durante a intervenção do Assistente Social. Por quê?

A dedicação e atenção do assistente social dependerão muito do seu convívio e aproximação com a sociedade, ajudara bastante no acompanhamento dos casos e na detecção dos problemas até sua ajuda e o sucesso do trabalho, que no caso seria colher os bons resultados de seu desempenho frente às necessidades.

O assistente social além de bom comunicador deverá ser um ouvinte significativo excelente para poder analisar o contexto e emitir um parecer sobre a ocorrência. Alinhando assim a teoria a prática. Portanto é preciso mostrar se mais próximo e participativo.

Na verdade todos são muito importantes, dependendo da situação.

A observação é um instrumento importante em momentos de decisão em que o assistente social precisa ter segurança, fixando-se nos objetivos no qual se pretende alcançar. Os instrumentos e as técnicas são elementos fundamentais na prática profissional do assistente social. Contudo, convém ressaltar também que, no que se refere a pratica profissional, diversas são as discussões acerca do tema. A dedicação e atenção do assistente social dependerão muito do seu convívio e aproximação com a sociedade, ajudara bastante no acompanhamento dos casos e na detecção dos problemas até sua ajuda e o sucesso do trabalho, que nos casos seria colher os bons resultados de seu desempenho frente às necessidades. Alinhando assim a teoria a prática.

Portanto é preciso mostrar se mais próximo e participativo. Ser objetivo e com o máximo de conhecimento para levantar demandas que é de prioridades humanas, que transforme a situação, e tenha um resultado para o coletivo.

Na verdade todos são muito importantes, dependendo da situação.

A observação é um instrumento importante em momentos de decisão em que o assistente social precisa ter segurança, fixando-se nos objetivos no qual se pretende alcançar. Os instrumentos e as técnicas são elementos fundamentais na prática profissional do assistente social. Contudo, convém ressaltar também que, no que se refere a pratica profissional, diversas são as discussões acerca do tema.

A dedicação e atenção do assistente social dependerão muito do seu convívio e aproximação com a sociedade, ajudara bastante no acompanhamento dos casos e na detecção dos problemas até sua ajuda e o sucesso do trabalho, que nos casos seria colher os bons resultados de seu desempenho frente às necessidades.

Alinhando assim a teoria a prática.

Portanto é preciso mostrar se mais próximo e participativo.

Curso sobre a Práxis Profissional do Assistente Social

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 18/11/2017
Reeditado em 18/11/2017
Código do texto: T6175395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.