O Professor de Educação Física e a sua pratica pedagógica!

Inúmeros paradigmas foram quebrados ao longo dos anos no processo de transformação e caracterização da Educação Física que vivenciamos nos dias de hoje, em que ações repetitivas e mecanizadas deram espaço para atividades reflexivas e conscientes. De que maneira o professor de Educação Física consegue desenvolver as práticas a partir do conhecimento conceitual adquirido no curso?

O Professor de Educação Física e a sua pratica pedagógica!

Através do conhecimento prévio do ambiente e material disponível o professor consegue fazer um ótimo planejamento de suas aulas. Do conceito gera-se a pesquisa. Utilizando-se de metodologias para o aprendizado, a base de especulação do aluno em relação ao aprendizado sobre as respectivas disciplinas. Como era o antes e o depois de uma modalidade por exemplo. Estudar a história das modalidades na prática, vivenciarem o momento, tentar entender a criação, suas regras, como de fato são atualmente, mas analisando todo o processo, despertando o interesse do aluno em determinado assunto. Através de sua ativa participação em cursos e preparação de projetos é possível enriquecer seus conhecimentos prévios e aumentar seu nível de enriquecimento social.

O professor consegue desenvolver as praticas de educação física nas escolas de modo bem divertindo para dar vagas e oportunidades a todos os alunos, praticarem de forma bem interessante. O professor de Educação Física atuará com excelência se conhecer seus alunos, harmonizar as aulas ao contexto destes e apresentar qualidades tais como empenho, criatividade e capacidade de adaptação.Transmitindo o conhecimento adquirido em sala de aula, tanto a teoria quanto a prática são importantes, o professor de educação física transmite na prática o que aprendeu com a teoria, ou seja, na sala de aula, com os materiais didáticos, livros, professor e com todo o aparato que o curso proporcionou.

Compreender o processo de ensinar e aprender, seja na aula de Educação Física ou na escola como um todo, é algo inacabado, pois como professores reflexivos não queremos encontrar respostas prontas e únicas, queremos buscar, descobrir, interagir e mediar processos de reflexão sobre os saberes pessoais e profissionais que nos levaram a ser professores, que nos levaram a acreditar nessa profissão que diante dos rumos que tomou a sociedade contemporânea, acaba desprestigiada e desvalorizada por muitos, mas que é cada vez mais necessária para não sermos consumidos pela alienação a que se propõe a sociedade capitalista de livre mercado.

Curso sobre Práticas de Educação Física

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 16/11/2017
Reeditado em 16/11/2017
Código do texto: T6173219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.