O Ensino da Arte no Brasil!

A Semana da Arte Moderna ocorrida em 1922 trouxe a liberdade de expressão artística. Movimento de integração entre as diversas linguagens artísticas proporcionou uma nova era para o país, ora, anteriormente preso as amarras acadêmicas da arte europeia.

Com esta libertação proporcionou a 1ª Bienal Internacional de Artes ocorrida em 1951, onde a criação artística promoveu no público a “reflexão” e não somente a sublimação. Saibamos que não somente o grito de liberdade aconteceu no âmbito artístico, mas na educação básica, a história do ensino de artes também alçou voos consideráveis durante décadas para introduzir recentemente um ensino planejado, onde o aluno ressignifique as obras de arte. Mesmo com mudanças nas artes e na educação, encontramos hoje um ambiente de prática de sublimação ou de reflexão? Convido você a fazer parte desta discussão.

Pratica de Sublimação ou de Reflexão?

Mesmo com mudanças nas artes e na educação, encontramos hoje um ambiente de prática de sublimação ou de reflexão? Infelizmente, sabe-se que não é esta a realidade comum que se encontra em muitas escolas. Percebe-se, em diversos ambientes escolares, que as oportunidades de criar no ensino de arte cedem lugar para as atividades direcionadas semiprontas, prejudicando assim o desenvolvimento das crianças, uma vez que as experiências estimuladoras da criatividade pressupõem o desenvolvimento das relações e das descobertas pessoais. Na Educação Infantil se e muito trabalhado as artes, levando o aluno a reflexão. Mas, nas series seguintes, principalmente no ensino médio ela esta muito decadente. Precisa de professores mais qualificados e capacitados nessa área.

Curso de Ensino de Artes no Brasil

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 14/10/2017
Código do texto: T6142205
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