O despertar da cidadania!

Estudamos que os recursos econômicos são relativamente escassos. Assim, por mais que a sociedade cada dia seja mais rica e seus cidadãos possam melhorar drasticamente sua qualidade de vida, haverá sempre que fazer gestão do fato que os recursos naturais, entre eles nossas fontes alimentares, são finitos.

Neste sentido, e observando as perspectivas de crescimento população no mundo para acima de 9 bilhões de pessoas a partir de 2050, o que hoje podemos fazer para aprimorar recursos e assegurar a segurança alimentar nas próximas décadas?

O despertar da cidadania é um dos mais libertários momentos da vida de crianças, jovens e adultos. É quando a noção de direitos e deveres transcende meros interesses individuais para traduzir uma nova visão de mundo, que reflete a responsabilidade de cada pessoa na construção de valores coletivos plenos, plurais e democráticos que assegurem o bem-estar humano e o respeito a todas as formas de vida em suas mais variadas manifestações. Entre esses valores coletivos se consagram o direito que todos temos a um meio ambiente saudável e igualmente o dever ético, moral e político de preservá-lo para os presentes e futuras gerações. A consolidação desse princípio como ato de cidadania, condição essencial para construirmos uma sociedade sustentável em nosso país, impõe uma tarefa educacional inadiável e primordial que aproxime a informação do consumidor, desde a sua mais tenra idade, estimulando-o a se manifestar como força capaz de liderar mudanças, que se fazem urgentes e necessárias, nos padrões de desenvolvimento do país. Infelizmente ainda sobrevive entre nós o mito da abundância e da inesgotabilidade dos recursos naturais. É forçoso reconhecer que o consumismo adquiriu uma perigosa e equivocada condição de valor social, cuja dimensão assume contornos preocupantes em uma sociedade que ainda não aprendeu a relacionar suas atitudes individuais ou coletivas de consumo à produção, à degradação ambiental e à consequente perda da qualidade de vida das pessoas.

http://www.fisica.net/aplicada/energia/manual_de_educacao_para_o_consumo_sustentavel.pdf

Curso de Economia Realizado!

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 14/10/2017
Código do texto: T6141991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.