Vida Paradoxal

Existe uma frase bem conhecida no nosso meio que afirma o seguinte: “Confiar desconfiando”. Esse é um dos paradoxos que a vida nos oferece e para que seja realizado, irá exigir das pessoas bastante sabedoria.
Tem pessoas que são totalmente desconfiadas e chegam a afirmar que não confiam em ninguém. E diante dessa afirmativa eu fico pensando, se somos seres sociais relacionáveis, como isso poderia acontecer? Como posso viver no mundo, sem relacionar com o meu semelhante. Por que a base de qualquer relacionamento é a confiança.
E por outro lado temos pessoas que preferem confiar plenamente nas pessoas e acabam decepcionando com elas, por que infelizmente não existe um ser sequer na face da terra que seja perfeito, e num certo momento, aquele determinado cidadão irá falhar conosco.
Eu por exemplo me encaixo nesse tipo de pessoas, que apesar das frustrações, das decepções, dos prejuízos, eu prefiro confiar nas pessoas, por que como já disse anteriormente, é humanamente impossível vivermos isolados do convívio social. E se forçarmos viver no mundo, trilhando o caminho da solidão, do isolamento, do individualismo, fatalmente seremos fadados ao fracasso e seremos seres frustrados e doentes.
Então diante de tudo isso, qual seria a solução para relacionarmos com o nosso semelhante? É justamente ai que deverá entrar a sabedoria, por que o mais sábio é o cumprimento do paradoxo, ou seja, confiar, desconfiando. Quando penso nesse antagonismo, vejo que tudo na vida, precisa de equilíbrio, de moderação. Então as nossas relações devem ser dosadas com confiança, mas ao mesmo tempo, devemos ter um pouco de sensatez, um pouco de maldade, de prudência. Se conseguirmos dosar essas atitudes na quantidade certa, com certeza desenvolveremos relacionamentos duradouros e saudáveis.

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 15/09/2017
Código do texto: T6114970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.