ESCONDERIJOS DA POÉTICA

Estou acompanhando, amada poetamiga MM, tuas publicações no site do Recanto das Letras e no Facebook. Grato por haveres aceito a sugestão de que expusesses o teu talento publicamente. Ando com muito pouco tempo para abordagens analíticas sobre os textos. Peço escusas, mas, aos poucos, vamos conhecendo o tamanho das dúvidas, enquanto condenados a fazer versos. Para poder atender ao teu pedido original, quero ter uma ideia de qual a abordagem prevalente em teu estro noviço. Pelo que vejo – como ocorre na maioria das mulheres – o temário prevalente, na fenomenologia poética, é o eterno Amor e suas ricas sequelas. O jogo de esconde-esconde entre os amantes é pauta universal, especialmente entre os jovens, ao descobrir este universo lindo e, de outra parte, doloroso, por vezes. No entanto, são estes faltares de alma, coração e corpo que perfazem o todo e nos legam o poema como uma tatuagem. Sempre ocorre, na poesia lírico-amorosa um derramamento desnecessário de palavras e rememorações que acompanham o gozoso que o Amar ou o que se sentimos dele na cuca e no corpo, nos plasma. Cuidado com o excesso de palavras em todo e qualquer poema. Utiliza somente os vocábulos estritamente necessários. O modelo formal do escrito poético da contemporaneidade é o poema curto e que diz muito, graças à presença das figuras de linguagem, especialmente a metáfora, que é a rainha das composições em Prosa Poética e em Poesia. Estuda e te familiariza com as metáforas. Ao descobrires a sua importante participação na linguagem em sentido CONOTATIVO, que é o que mais caracteriza a lavratura poética, o teu mundo de criação vai se abrir mais e mais, e tu sairás do que é comum e usual: o sentido DENOTATIVO das palavras. É esta descoberta que fixa, especialmente no poeta novato, a sua verve poética. E isto pode levar algum tempo, por certo. A natureza, também em Poética, não dá saltos... Persevera, escreve bastante. Este proceder te fará íntima de algumas palavras e conviverás com os seus mistérios e fetiches. Estuda muito o texto dos consagrados. Recomendo-te a poesia de Adélia Prado, Cecília Meireles, Lara de Lemos, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e outros bardos plenos de lirismo. Lê muito. Lembra-te que "do Nada nasce o nada", a não ser que sejas dotada de excepcional genialidade poética. Nós, que pretendemos que a Poesia nos encontre, necessitamos conviver com ela diariamente. Assim a poderemos reconhecer quando ela chegar de mansinho, com sutileza e pés-de-pluma, encasulada no ventre das palavras e pautada no ritmo que lhe é peculiar. Por ora é o que te posso dizer. Com o carinho de teu mano mais antigo, o poetinha JM.

– Do livro OFICINA DO VERSO: O Exercício do Sentir Poético, vol. 02; 2015/17.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/6059476