Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

É ERRADO ABANDONAR MINHA CONGREGAÇÃO?


Fui membro por muitos anos de uma determinada instituição religiosa, e nesses anos  em que  estive nela, ouvi  muitos pastores dizendo as pessoas, que elas  não poderiam abandonar a igreja e tornar-se membro de outra, pois isso supostamente contrariaria a palavra de Deus. Tal argumento baseia-se no seguinte texto bíblico:  “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. (Hebreus 10:25)
Diante do texto lido, será que poderíamos afirmar que esses pastores estavam certos em suas interpretações a cerca do texto? Acredito que não, e direi o porquê:

1- É preciso que haja uma leitura de todo o capítulo para que se entenda o contexto do que foi escrito, pois como o apóstolo Pedro mesmo diz: “Nenhuma profecia das escrituras é de particular interpretação” (2 Pedro 1:20)
2- Devemos entender as razões pelas quais o apóstolo (provavelmente Paulo) escreveu essa carta. Uma delas é falar a acerca de um sacerdócio superior ao de Moisés/levítico, de uma melhor aliança, a de Cristo. Nessa carta, Paulo fala especificamente aos judeus recém convertidos do judaísmo, e que agora estando congregados, desejam voltar aos ritos mosaicos, abandonando o sacrifico de Cristo, estando outra vez entregues as práticas e rituais dos sacrifícios judaicos.  Aos que estavam juntamente com esses, foi recomendado que não deixassem a congregação.

AFINAL O QUE É CONGREGAR?

Antes que alguém (que leu somente até o item 2 do texto), diga que o que escrevi até aqui não prova  em nada o sentido do que estou dizendo, quero que observe os  seguintes significado da palavra CONGREGAR/CONGREGAÇÃO, de acordo com sua definição do original grego:

“Congregação:  É grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. Tem a sua origem etimológica na palavra grega ekklesia, que significa literalmente “chamada para fora”, de ek, “para fora”, e klesis, “chamada”. ... A palavra hebraica, equivalente, é qahal, usada com referência à congregação de Israel”.

Observe que no contexto bíblico, congregação esta ligada a reunião dos crentes, e não ao templo. Essa palavra também era muito usada para se referir as assembleias públicas legislativas em Atenas (o que mais uma vez reafirma o sentido de que ela não pode se referir ao templo feito de pedra, e sim pessoas)

EM JESUS NÃO HÁ NECESSIDADE DE UM TEMPLO

Não há necessidade de templos de pedras para Deus, visto que hoje fomos colocados como  pedras vivas dessa casa espiritual!
“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”. (1 Pedro 2:5)
Em Jesus, somos livres para congregar em qualquer lugar:
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20)

Vanderlei Rodrigo


Vanderlei Rodrigo
Enviado por Vanderlei Rodrigo em 17/07/2017
Código do texto: T6056597
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vanderlei Rodrigo
Juquiá - São Paulo - Brasil
148 textos (4218 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/17 00:57)
Vanderlei Rodrigo