DIFERENTES MUNDOS

É difícil conhecer exatamente o estado físico e moral dos diferentes mundos. Os Espíritos não poder responder senão na medida do nosso grau de evolução. Quer dizer que não devem revelar estas coisas a todos porque nem todos estão em condições de compreendê-las, e elas os perturbariam.

Allan Kardec explica o que acontece: “À medida que o Espírito se purifica, o corpo que o reveste aproxima-se igualmente da natureza espírita. A matéria se torna menos densa, ele já não se arrasta penosamente pelo solo, suas necessidades físicas são menos grosseira, os seres vivos não têm mais necessidade de se derruírem para se alimentar. O Espírito é mais livre mais livre, e tem, para as coisas distanciadas, percepção que desconhecemos: vê pelos olhos do corpo aquilo que só vemos pelo pensamento.

A purificação dos Espíritos reflete-se na perfeição moral dos seres em que estão encarnados. As paixões animais se enfraquecem, o egoísmo da lugar ao sentimento fraternal. É assim que, nos mundos superiores ao nosso, as guerras são desconhecidos, os ódios e as discórdias não tem motivo, porque ninguém pensa em prejudicar o seu semelhante. A intuição do futuro, a segurança que lhes dá uma consciência isenta de remorsos, fazem que a morte não lhes cause nenhuma apreensão: eles a recebem sem medo e como uma simples transformação.

A duração da vida, nos diferentes mundos, parece proporcional ao seu grau de superioridade física e moral, e isso é perfeitamente racional. Quando menos material é o corpo, esta menos sujeito às vicissitudes que o desorganizam; quanto mais puro e o Espírito, menos sujeitos às paixões que o enfraquece. Este é ainda um auxilio da providência, que deseja assim abreviar os sofrimentos.”

Nem sempre podemos mudar de mundo. Mas podemos pedir e obter o que desejamos, se o merecer. Porque os mudos só são acessíveis aos Espíritos de acordo com o grau de sua elevação.

Os mundos também estão submetidos à lei de progresso. Todos começaram como a Terra, por um estado inferior, que sofrerá uma transformação semelhante, se tornado um paraíso terrestre, quando os homens se fizerem bons.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 29/05/2017
Código do texto: T6012570
Classificação de conteúdo: seguro