SUBESTIMAR

Nós por conta do nosso deus EGO, normalmente defendemos nossas opiniões baseadas em conceitos que nascem através nossos sentimentos, interesses e necessidades emocionais e que pelas quais fizemos e fazemos nossas leituras da vida.

Assim é que aquilo que os outros nos falam e ou aquilo que nós lemos somente nos interessará e nos fará crer, se estiverem dentro desses nossos, repito, conceitos, interesses e necessidades emocionais (EGO). A racionalidade aí é engolida pelo processo emocional e fica impedida de se posicionar.

A racionalidade está direcionada e busca se identificar com o nosso campo espiritual. Quando essa racionalidade comunga com a verdade (falo da verdade impessoal) então temos aí um ser ou um candidato a um ser espiritual, ou seja, ligado a valores naturais de Deus.

Eu tenho uma namorada feia, segundo o conceito de beleza das pessoas em geral. Mas o fato dela ser minha namorada, para mim ela é bonita e eu tomo raiva de todos por causa disso ou os ignoro, tornando-os meus inimigos, isso bem dentro das mecânicas atitudes do EGO.

Essa questão não requer uma desvalorização do meu gosto ou ainda propósitos de contendas à respeito e nem a diminuição da namorada como pessoa, pelo fato dela ser feia. A opinião de todos com relação a ela está ligado ao fato que ela, segundo conceito geral na estética de beleza é realmente feia. Se eu deixo de lado o meu conceito egocêntrico e me abrir ao que os outros dizem e dentro desse processo racionalmente analisar a situação, poderei ver e sem prejuízo do meu amor, que os outros realmente estão com a razão: Minha namorada é feia.

Em síntese, é da natureza do homem egocêntrico defender seus conceitos e opiniões, sem averiguar e de forma racional é claro, as opiniões e conceitos alheios e ainda, se não há outros tipos de leituras da vida que possam lhe dar respostas mais interessantes e por ventura mais verdadeiras, felizes e promissoras ao seu modo de pensar e viver.

O ex-ministro Jatene da pasta da saúde disse um dia, estando aborrecido pelas atitudes humanas de homens da política e governo, que o “ O homem não vive de valores e sim de interesses”. Isso é um tipo de frase que as pessoas por conta de seu EGO, normalmente não aceitam, porém na forma prática da vida se vê e se sente, quando em uma posição neutra, franca e sincera, observamos as atitudes tanto individuais como coletivas da sociedade humana.

O EGO é um elemento impostor dentro do indivíduo e por extensão social, obviamente dentro do cenário humano. Um dia lá no Éden DEUS pediu a Adão que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus, logicamente, sabia que o homem não podia ainda com a sua mente juvenil ou de inocência, conhecer os lados bons e ruins da vida, muito mais ainda, aquilo que seria o mal. Induzido pelo criador do EGO, ou seja, o diabo, o homem preferiu ouvir as ponderações diabólicas que determinavam ele agir de acordo com os seus próprios interesses em detrimento daquilo que Deus lhe passava.

Seria assim a conversa coloquial:

“ Deixa de ser boba, Eva. Por que você tem que ouvir Deus e não o seu coração? Por que você tem que fazer a vontade dele e não a sua? Você não existe? Você é você e, portanto, tem que fazer aquilo que gosta e o que quer. Sabe, ele (DEUS), quer que você fique submissa e presa a ELE, justamente para mandar sempre em você. Desperta, vá. VOCÊ NÃO VAI MORRER NÃO, ELE ESTÁ MENTINDO PARA VOCÊ. FAÇA O QUE VOCÊ QUER”. Gênesis 3 : 1- 6

Eu digo que a única tragédia na história da humanidade foi essa. O nascimento do EGO HUMANO, o deus que tomou o lugar de DEUS dentro do coração do homem. Tudo mais que procede daí é apenas consequência. O homem, pois, não peca. Mesmo que ele mate, roube, faça falcatruas, traia, prostitua, etc. ele não peca. Tudo isso é consequência e evidência de forma claríssima como ele está, porque caiu em um permanente estado maligno.

Há poucos dias atrás em uma matéria no Face book, alguém apregoava outras definições para a política com a intenção de se melhorar o destino da nação. Os fatos que ele indignado registrava eram as ações malignas do ser humano. Então eu citei o que as Escrituras Sagradas, ou seja, a Bíblia, já preconizava:

“...O mundo jaz no maligno” I João 5:19;

 

A palavra “jaz” do verbo intransitivo Jazer, determina aquilo que está deitado, sepultado, morto, etc. Por extensão, entendendo uma situação permanente e ligada à morte, uma situação final, irreversível, inalterada.

Por conseguinte, e voltando ao assunto dos escritos bíblicos, o mundo está em estado permanente nas mãos malignas, ou seja, do EGO humano e do DIABO. Se nós à parte daquilo que está escrito, e de forma RACIONAL, INDEPENDENTEMENTE AINDA, À PARTE DE NOSSOS CONCEITOS E OPINIÕES E INTERESSES EMOCIONAIS E SENTIMENTAIS, debruçarmos na vida do mundo, ou na história da humanidade e observarmos o que o homem pelo espaço de milênios e milênios de anos, fez e faz sobre a terra, vamos nos “locupletar” de fatos e ações altamente nefastas. A Palavra sagrada nesse sentido só vem para confirmar, autenticando e ao mesmo tempo sendo autenticada pelos fatos. Podemos até dispensá-la dessa autenticação, posto à realidade. À luz da verdade e de um julgamento sadio, ninguém sabedor do quadro real da história humana, poderá defender alguma tese que possa contestar ou anular essa afirmação bíblica. OS FATOS DA HISTÓRIA SÃO TESTEMUNHAS CLARAS: A HUMANIDADE É MÁ DESDE O SEU NASCEDOURO!!!

A propósito, Deus um dia disse assim: “ ... não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice... ( Gênesis 8 : 21);” (grifo meu)

Nos primórdios da civilização, o deus EGO usou um irmão para matar o outro irmão (Gênesis 4 : 8), descarregando o seu ódio porquanto suas ações não foram apreciadas por Deus. O solo terreno passou a partir daí a ser regado não só por agua, mas também por sangue humano, constantemente escorrendo pelas mãos assassinas dos HOMENS.

O homem descobriu a arma através de instrumentos perfurantes e cortantes e passou a usá-las para dominar, roubar e MATAR inclusive... HOMENS.

Povos nômades invadiam possessões de outros povos para tomarem as suas posses e os MATAVAM. Não poupavam mulheres, anciãos e crianças.

Nações que iam se estabelecendo buscavam se armar no sentido de se defenderem e atacarem outras nações. E assim, na disputa do poder e força, guerreavam e na sua supremacia, quando não eliminavam as vidas humanas por completo, as subjugavam e as tornavam escravas até a morte.

A história também tem registros dos holocaustos e sacrifícios humanos aos deuses. Quantas crianças não foram imoladas a deuses que “exigiam” a morte em prol de benefícios aos seus fiéis. Havia um deus chamado Moloque, talvez uma ramificação em hebraico de Meleque. Meleque seria um nome próprio e Moloque uma generalização de deuses pagãos, assim como Baal, nome próprio e também uma generalização. Pois bem, Moloque tomou ares oficiais de um deus junto aos amonitas, povo oriundo de Ben-Ami conhecido ainda pelo nome de Amon, filho de Ló e a sua segunda filha, concebido logo após a destruição de Sodoma e Gomorra (I Reis 11:7 e Gênesis 19 : 38) . Esse deus ganhou uma estátua gigante, onde os seus adeptos sacrificavam por conta de uma boa colheita na agricultura e vitórias nas guerras, suas crianças recém-nascidas. Os próprios pais levavam seus filhos e adentravam à boca da estátua e jogavam-nas pela garganta desse deus. Abaixo e dentro dessa estátua tinha uma grande fornalha que esperava os corpos dessas crianças. Esse procedimento que as Escrituras Sagradas chamam de passar pelo fogo (II Reis 16 : 3) servia ainda para aplacar a “ ira do deus”.

Não foi, infelizmente, somente esse povo que cultuou e idolatrou um deus praticando sacrifícios de crianças. Isso era uma prática de muitas nações, inclusive os próprios hebreus seguindo costumes dessas nações e povos, praticaram esse ato. Os reis Acaz e Manassés reinando sobre Judá, fizeram seus filhos “passarem pelo fogo” e após o rei Oseias reinar em Israel e torna-se prisioneiro da Assíria os israelitas também cometeram o mesmo desatino. Foi após esse reinado, isto é, do Rei Oseias que Deus como castigo fez a nação de Israel desaparecer, ficando em pé apenas o reino de Judá ( II Reis 17: 17-18).

A humanidade vem caminhando por milênios dentro desse quadro que só é alterado para PIOR. Os grandes impérios mundiais como a Assíria, Egito, Babilônia, Medos e Persas, Macedônia/Grécia e os Romanos, foram desenvolvidos e destruídos dentro de uma política altamente belicosa. Do inicio do século I D.C. até nossos dias tivemos guerras e mais guerras, conflitos e mais conflitos no nosso mundo. Perseguição dos cristãos, as Cruzadas, Inquisição, Napoleão, as primeira e segunda Guerras Mundiais, o Vietnam, a Palestina, Israel, Síria, todo o Oriente Médio, o Apartheid na África do Sul e os conflitos entre tribos e povos africanos, bem como na Europa, o choque de etnias entre a Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia, Herzegovina, Servia e Montenegro, movimento esse que revelou um assassino em potencial à moda Hitler, julgado inclusive como criminoso de guerra, chamado Milosevic. Isso falando dos dias atuais.

Há dois registros na história que ao lê-los eu choro: a famosa foto da pequena vietnamita nua correndo e a pergunta em um grande ponto de interrogação: WHY ?

O outro fato é o diário de Ana French.

Neste ano de 2017, se nós tentarmos fazer um inventário da quantidade de armamentos como bombas, mísseis, foguetes teleguiados, revólveres, fuzis, metralhadoras, vasos de guerra, aviões, e mais, e mais, sei lá, em todo o mundo, talvez não consigamos na sua totalidade, tamanho os números dessa quantidade. Mas a pergunta que fica: Para que isso? Porque nós temos isso? Ora a resposta clara e indubitável é simples: POR SERMOS CRIATURAS EGOCÊNTRICAS E, PORTANTO, RUINS, PRECISAMOS DISSO PARA MATAR SERES HUMANOS. Alguém poderia dizer: Eu não uso armas e não teria coragem de matar ninguém e nem mesmo animais. Eu diria também: Se você estiver desempregado ou receber uma proposta salarial maior, irá trabalhar em uma fábrica de armas sem nenhum constrangimento e, portanto, sem exame de consciência.

Eu me pergunto sempre: Porque os homens de “bem” desfilam armas, veículos militares e bombas nas paradas cívicas de seus países? E quando esses homens em uniformes como soldados todos empertigados e com fuzis nos braços marcham diante das suas autoridades e povo e ganham aplausos das mentes que carregam orgulhosas no peito a satisfação da “grandeza” de sua pátria? Porque não poderiam, por exemplo, tanto os homens como mulheres e crianças desfilarem com ferramentas de trabalho e estudo, como o martelo, a enxada, o serrote, chave de fenda, alicate, lápis, caneta, livro e ainda, com uma batata, chuchu, abóbora, tomate, alface, repolho, produtos manufaturados como uma camisa, calça, vestido, sapato, panela, prato e outros mais? Porque as crianças e mulheres não desfilam com bichinhos de estimação, plantas e flores? Porque em vez de hinos que ressaltam “bravura e heroísmo” como, “verás que um filho seu não foge à luta”, não cantam, “ verás que um filho teu nunca deixará de amar ao seu próximo e nunca colocará a mão em armas e sempre estará disposto a ajudar às pessoas de outras nações?”

Nas Escrituras Sagradas para quem crer nelas, é claro, cita que Deus um dia olhou para a terra e viu tudo totalmente corrompido. Tomemos o texto como está escrito:

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo o designo do seu coração; então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” Gênesis 6 : 5 – 7;

E o dilúvio que poucos acreditam, inclusive, o mundo científico, apesar de existir sinais e evidências claras dele, esse dilúvio veio, aconteceu. Pelas Escrituras sabemos que o mundo após esse dilúvio ficou reduzido apenas há oito pessoas.

De oito pessoas familiares foi se multiplicando a terra e hoje há sete bilhões de seres no nosso planeta nada mais familiares. Postos e divididos em diversas etnias e partidários de multidões de filosofias diferentes, com conceitos e verdades diversificadas, onde cada uma defende seus interesses e se preciso for e sem escrúpulo nenhum, por meio da eliminação da vida entre uns e outros.

Quando ingressei no meu primeiro ano secundário ( antigo comercial), comecei os estudos da história geral. O foque relevante do perfil e das atividades dos povos antigos que me chamou mais a atenção, foi o seu poderio militar, a sua estrutura e ações bélicas. Povos e nações buscavam se armar, até mesmo com propósitos em primeiro plano de se defenderem, automaticamente, tornavam-se agressivas também e como todas as demais, invariavelmente, guerreavam. Para nos situarmos melhor na dimensão do que existia, somente na região da Mesopotâmia presume-se povos autóctones, aborígenes perdendo suas terras para povos invasores. Sumérios e Asiânicos, possivelmente originários na região sentem e sofrem com a presença dos Semitas ou Acadianos. Desses povos insurge os Assírios e Babilônicos conhecidos pelas grandezas de seus impérios e a Assíria em particular pelo seu instinto de “crueldade maior”. O domínio da região pelos Sumérios e Asiânicos vão encontrar os dominadores Semitas e Acadianos que por sua vez sofrem primeiramente, com infiltrações e mais tarde o domínio total dos Amorritas e os Arameus. Da unificação na miscigenação desses povos insurge a Babilônia, o grande império de destaque do mundo antigo. Hamurabi um dos grandes reis desse império foi o criador do famoso código de leis ( sintomático), código esse que teria sido o primeiro a ser escrito na história da humanidade. Creio que isso é um feito com o intuito de registrar e denunciar claramente a qualidade dos sentimentos daquele povo: “ Olho por olho, dente por dente.”

As políticas do poder e da força interna e externa, da economia e das religiões eram os instrumentos motivadores para se brigar. Invasões e posses de terras, seus domínios e espólios, e as honras e glórias das conquistas eram os seus alvos almejados e pelos quais, morriam e matavam. Isso era sinônimo de EVOLUÇÃO E PROGRESSO. Nesse sentido formaram-se os grandes impérios como já mencionado acima, os Assírios, a Babilônia, Egito, Medos e Persas, Grécia e Roma. Esses impérios altamente beligerantes e cruéis com os seus oponentes vencidos, usavam da espoliação e a dominação em muitos casos submetida pela escravidão.

Nas Américas temos também histórias com muitas lágrimas, sangue, destruição, escravidão e morte. Quando os europeus e isso já na idade moderna, descobriram o continente americano, haviam as civilizações chamadas pré-colombianas. Nações primitivas nos territórios dos Estados Unidos e Canadá como os Sioux, Cheyennes, Apaches, Creek, Kaw, Arapaho, Comanche, Cherokee, Navaho, não só perderam suas terras como também suas identidades e vidas. No solo hoje mexicano, Os Maias, Astecas, Yaquis (há um registro que tropas do governo mexicano queimou vivo aproximadamente cento e cinquenta homens dessa nação) , foram igualmente dizimados da face da terra bem como, os Incas no Peru e muitos outros povos aborígines, isso já no solo sul-americano. No Brasil registramos os Tupis e Guaranis, Timbiras, Aimorés e outros mais. Ainda hoje e na região amazônica alguns derradeiros povos indígenas sofrem com as investidas dos “homens brancos” invadindo suas possessões e derrubando suas matas ( seriam deles por questão de justiça, porquanto eles já estavam aqui quando os brancos chegaram), destruindo fauna e flora e indiretamente, os mananciais de água. O mundo “civilizado” dos brancos assiste a isso de forma muito passiva, tolerante e natural, pois inconscientemente e presos a um modelo de valores totalmente contrários à justiça e com preconceitos consensuais, o indígena é escória, substrato da raça humana, povo inferior, o que determina na subjetividade da vida a sua não participação dentro da história humana como gente, devendo, pois, ser eliminado.

Mas voltando ao processo de invasões, as barbáries no território americano não ficaram somente aí, ou seja, destruição dos primitivos. Com a dominação total e nesse caso pelos ingleses, espanhóis, franceses, holandeses e portugueses, eles descobriram o continente negro africano, o que veio determinar a captura e prisão desses povos e suas deportações para o solo, principalmente do continente americano. Quem tem um pouquinho de sentimentos deve sentir a dor e vontade de chorar quando lê, analisa e sente o sofrimento dentro de uma alma gemida de Castro Alves no seu “Navio Negreiros”.

 

“...Tinir de ferros… estalar de açoite…

Legiões de homens negros como a noite,

Horrendos a dançar…

 

Negras mulheres, suspendendo às tetas

Magras crianças, cujas bocas pretas

Rega o sangue das mães:

 

Outras moças, mas nuas e espantadas,

No turbilhão de espectros arrastadas,

Em ânsia e mágoa vãs!”

 

Nas páginas do livro História Universal volume I de Césare Canto nós lemos:

“ Todas as vezes que paixões contrariadas, ou profundos desgostos, nos levam a ver no homem só o animal, que desprezo não deve causar-nos essa raça humana, ou louca ou perversa, orgulhosa no espírito e frouxa na vontade, que se perde em um labirinto, cuja entrada não conhece e do qual tem a certeza de que nunca sairá; que, impelida pela violência, iludida pela fraude, cercada por choques descontrolados, e no meio de amargas desilusões, arrasta após si dores e esperanças, durante os poucos dias que a desgraça a disputa à morte; Contínua troca de hostilidades disfarçadas, de benefícios calculados, de carícias enganadoras e de insultantes compaixões; luta desenfreada e sem tréguas, de frívolos interesses, no meio das servis ambições de uns e de covarde desleixo da maior parte; velhos impertinentes que repelem todo o progresso, e jovens imprudentes que o comprometem, querendo-o apressar demasiadamente, tal é o espetáculo que se apresenta ao homem deste mundo”.

Quando eu passo os olhos no Face book e analiso os sentimentos de todos, quanto ao que postam, vejo uma exposição de EGOS alheios, obviamente aos ensinos de Jesus Cristo, porquanto o EGO é inimigo de Deus, evidenciando de forma clara sentimentos de desconsideração e desrespeito, menosprezo, raiva e ódio, bem como, o desejo de se mostrarem sábios, inteligentes e até bonzinhos e espirituais.

 

 

 

Para quem quer acreditar em um mundo melhor eu recomendaria uma análise em três sentidos:

1) Desde que o mundo é mundo o homem através registro da história é mau. Os seus feitos determinam resultados negativos em todas as suas ações e sua postura maligna é progressiva tornando-se cada vez mais nefasta e cruel. Desta forma, a sociedade humana não evolui em valores éticos e morais e muito menos em bons sentimentos onde se deveria proclamar em vez do ódio, o AMOR. O planeta Terra está altamente poluído e seus recursos naturais estão se esvaindo de forma muito rápida. Sou informado agora que a água potável do planeta em 2030 servirá a 45% da população mundial.

2) Alguém mundialmente conhecido, sábio, influente e poderoso, pois dividiu os séculos da humanidade em eras antes e depois d’Ele, derramou ensinamentos de amor e do bom viver com as virtudes da tolerância, paciência, humildade, grandeza de servir, mansidão, justiça e pregou a possibilidade dos homens ganharem uma vida eterna na crença e confiança em Seu nome, pois bem, Esse homem um dia disse o seguinte: “ E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ” ( João : 8:32). Pelo seu currículo de ensinamentos históricos ( já fazem dois mil anos), e por aquela cruz em Jerusalém com um corpo suspenso que não foi peça de teatro, creio que ELE deve ser levado a sério. Nesse caso, seria interessante e de forma racional se averiguar e analisar essas palavras d’Ele. Que “verdade” é essa que Ele diz? “Libertar” de quê? Isso é um bom exemplo dentro daquilo que expomos.

3) Quando está ESCRITO QUE O MUNDO JAZ NO MALIGNO e nós querermos com os nossos EGOS modificá-lo, há três fatores aí que não estamos levando em consideração:

a) Desde Adão até os dias de hoje ( dia a dia), o mundo tendo o testemunho da sua própria história, vivencia, invariavelmente fatos malignos. Isso vem denunciar e provar claramente que, assim como a cobra que tem o veneno com algo inerente a si, o homem também tem um espírito maligno como um veneno inerente.

b) Um dia Jesus disse três coisas que nos faz pensar e refletir profundamente:

- Meu reino não é desse mundo ( João 18 : 36 )

- ...Sem mim nada podeis fazer ( João 15 : 5 )

- ...Não oro pelo mundo ( João 17 : 9 )

c) querer dessa forma, modificar o mundo para melhor, o que não é um propósito para o verdadeiro cristão que sonha e deseja ardentemente a volta do seu único Senhor ( O sétimo anjo tocou a trombeta e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15) é ignorar esses mesmos fatos e o que é mais sério, a PALAVRA DE DEUS desacreditando-a e SUBESTIMANDO-A.

///

 

Nosso Livro O ALTAR DE DEUS - Melquisedeke - à venda no linck   

  https://projetomelquisedeke.recantodasletras.com.br/ 

 

 

 

 

 

Melquisedeke
Enviado por Melquisedeke em 27/05/2017
Reeditado em 10/04/2023
Código do texto: T6011161
Classificação de conteúdo: seguro