O TOQUE DO SILENCIO SUA VERDADEIRA HISTÓRIA

O TOQUE DO SILENCIO

SUA VERDADEIRA HISTÓRIA

Em 1862, durante a Guerra Civil Americana, quando o Capitão do Exercito da União Robert Elly (o pais estava dividido entre a União e os Confederados) estava com seus homens perto de Harrison’s Landing, no Estado da Virginia, e o Exercito Confederado estava próximo a eles, do outro lado do terreno. Durante a noite, o Capitão Elly escutou os gemidos de um soldado ferido no campo. Sem saber se este era da União ou da Confederação, o Capitão decidiu arriscar sua vida a trazê-lo para receber cuidados médicos. Arrastando-se através dos disparos, o capitão chegou ao homem ferido e começou a arrasta-lo até seu acampamento. Quando o Capitão chegou finalmente as suas próprias linhas, descobriu que em realidade era um soldado confederado. Mas ele já estava morto. O Capitão acendeu sua lanterna para, mesmo na penumbra, ver o rosto do soltado. De repente, ficou sem folego e paralisado. Tratava-se do seu próprio filho.

O menino estava estudando musica no Sul quando a guerra se iniciou. Sem dizer nada a seu pai, o rapaz havia se alistado no exercito confederado. Na manhã seguinte, como coração destroçado, o pai pediu permissão a seus superiores para dar a seu filho um enterro com honras militares, a pesar de ele ser um soldado Inimigo. O Capitão pediu se poderia contar com os membros da banda de musica para que tocassem no funeral de seu filho. Seu pedido foi parcialmente aprovado.

Por respeito ao pai, disseram-lhe que podiam fornecer um só musico. O Capitão então escolheu um corneteiro para que ele tocasse uma serie de notas musicais que encontrou no bolso do uniforme do jovem falecido. Nasceu assim a melodia inesquecível que agora conhecemos como Taps, e que tem até uma letra:

O DIA TERMINOU

O SOL SE FOI

DOS LAGOS

DAS COLINAS E DO CÉU

TUDO ESTÁ BEM

DESCANSA PROTEGIDO

DEUS ESTÁ PRÓXIMO

A LUZ TÊNUE

OBSCURACE A VISÃO

E UMA ESTRELA EMBELEZA O CÉU

BRILHANDO LUMINOSO

DE LONGE

SE APROXIMANDO

CAI A NOITE

GRAÇAS E LOUVORES

PARA OS NOSSOS DIAS

DEBAIXO DO SOL

DEBAIXO DAS ESTRELAS

DEBAIXO DO CÉU

ENQUANTO CAMINHAMOS

ISSO NÓS SABEMOS

DEUS ESTÁ PRÓXIMO

Autor desconhecido

autor desconhecido
Enviado por CHICO LUZ em 20/05/2017
Reeditado em 14/07/2023
Código do texto: T6004199
Classificação de conteúdo: seguro