A fé é uma qualidade atraente. Muitas pessoas hoje não dão valor à fé, achando que ela envolve acreditar em algo sem ter nenhuma prova real ou evidência. Mas elas estão enganadas. A fé não é credulidade; não é um simples sentimento; é mais do que crer em algo. A credulidade é perigosa. Um simples sentimento pode aparecer e desaparecer; e até mesmo crer que Deus existe não é suficiente. A verdadeira fé é muito superior a essas coisas. A Bíblia a define como sendo "A fé é a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara de realidades NÃO VISTAS" (Hebreus 11:1.) Nessa perspectiva, o apóstolo Paulo observou que a fé envolve duas coisas que não podemos ver. Primeiro, ela envolve realidades “não vistas”. Nossos olhos físicos não podem ver as realidades do domínio espiritual — como Jeová Deus, seu Filho ou o Reino que já governa no céu. Segundo, a fé envolve “coisas esperadas” — acontecimentos que ainda não ocorreram. Atualmente, não podemos ver o novo mundo que o Reino de Deus trará em breve. Então, será que isso significa que nossa fé nessas realidades e nas coisas que esperamos não tem base? De forma alguma! Paulo explicou que a verdadeira fé tem base sólida. Quando ele disse que a fé é “a expectativa certa”, ele usou uma expressão que também pode ser traduzida “título de propriedade”. Imagine que alguém resolva lhe dar uma casa. Talvez ele lhe entregue a escritura da propriedade e diga: “Aqui está a sua casa nova.” É claro que ele não quer dizer que você vai morar naquele pedaço de papel; o que ele quer dizer é que o documento é tão confiável do ponto de vista jurídico que, em certo sentido, ele é a própria casa. De modo similar, a evidência que nos faz ter fé é tão convincente, tão forte, que pode ser equivalente à própria fé. Assim, a verdadeira fé envolve uma confiança bem alicerçada e uma convicção inabalável que se concentra unicamente em Jeová Deus. A fé nos faz vê-lo como nosso Pai amoroso e confiar que todas as suas promessas com certeza se cumprirão. Mas a verdadeira fé envolve mais. Assim como algo vivo, precisa ser alimentada para sobreviver. Precisa ser expressa em ações, senão morrerá. — Tia. 2:26. Por que a fé é tão importante? Paulo deu uma resposta que nos motiva. (Hebreus 11:6) Se não tivermos fé, não podemos nos aproximar de Jeová nem agradá-lo. Portanto, a fé é essencial para cumprirmos o mais elevado e nobre objetivo de toda criatura inteligente: achegar-se ao nosso Pai celestial, Jeová, e glorificá-lo. O Criador sabe o quanto precisamos de fé, por isso ele fornece exemplos para nos ensinar a desenvolver e demonstrar fé. A Bíblia contém muitas histórias verdadeiras sobre homens e mulheres, jovens e idosos, de todas as formações, que demonstraram fé durante toda a vida e que têm muito a nos ensinar nesses dias em que a maioria das pessoas não tem fé.
Olga Nobre
Enviado por Olga Nobre em 17/02/2017
Reeditado em 17/02/2017
Código do texto: T5915423
Classificação de conteúdo: seguro