No texto (anterior): 233 MENSAGENS DE 500 REFLEXÕES: QUAL A COR NO CORAÇÃO(?!)... Eu disse: Para ilustrar o que estou dizendo, poderia usar um termo que aprendi, quando estudava, em Recife: COSMOVISÃO,, que define o meio teológico do qual faço parte (cristão reformado) – poderia perguntar qual seria tua cosmovisão (tua visão do mundo, da vida, das pessoas, etc) ou seja: qualquer bom dicionário poderá confirmar que cosmovisão significa a forma como se vê (se em meu achômetro siou cristão reformado, será com a cosmovisão cristã (bíblica) que costumo analisar as coisas...

Por isso, se alguém analisa um texto que escrevo sem essa forma de pensar, poderia achar que estou olhando de forma equivocada (apenas se a pessoa não concorda com os princípios que estão na BÍBLIA... Por isso costumo dar essa dica de como penso (isso impede que seja avaliado de forma equivocada,

Na maioria das vezes, haja visto que, em nossa nação é costume das pessoas olharem as coisas, os lugares, as pessoas com cosmovisão religiosa cristã (que poderá ser meio parecida com cosmovisão bíblica – por exemplo: dizer que determinada personalidade citada na BÍBLIA seria a mão de DEUS – quando sabemos que DEUS não teria pai, mãe, tios, sobrinhos, parentes ou aderentes)...

Certamente, esse assunto seria polêmico, mas, entendo que antes de qualquer polêmica implica citar a fonte e o nome de quem está dizendo – se estou falando conforme a BÍBLIA diz, vamos ler a BÍBLIA antes de polemizar; ASSIM não haverá como checar a informação...

Considerando que, importa falar e outras pessoas entenderem (o que estou querendo dizer), pergunto: QUAL A COR NO CORÇÃO???

E, DEFINO ALGUMAS COISAS QUE PODERÃO FAZER PARTE DO DIA–A–DIA DAS PESSOAS DE NOSSA ÉPOCA, DE NOSSO LUGAR...

Em outros textos (anteriores), dessa semana (nos dias 20 e 21/08/2017), havia dito que existe tempo pra tudo, que é tempo pra ensinar o que se aprende e que aprender, implica ensinar...

Se pergunto a cor em teu coração e afirmo que uso cosmovisão cristã, demonstra que ao longo de milhares de textos, passei algum ensino com cosmovisão cristã reformada, considerando que desde o primeiro dos MAIS de 9.100 TEXTOS (RECOMEÇO – 06/10/2007), escrevi como um cristão reformado,QUE HÁ MAIS DE CINCO ANOS JÁ ERA CRISTÃO REFORMADO, MINISTRANDO SERMÔES E ENSINOS NA IGREJA...

Continuando (a questão), repito a pergunta: QUA^L A COR que temos NO CORAÇÃO(?!)..

Pelo costume que tem sido cultivado (e imposto), em nossa triste, pobre e podre sociedade, o ser humano tem aprendido a encenar muito bem...

Certa vez, ouvi o Pr. Adauto Lins (da IPB Olinda – PE), explicando sobre a origem da palavra SINCERO – e, achei uma explicação coerente. Pensei sobre o porque da falta de sinceridade e hipocrisia em nosso meio...

Seguinte, como se sabe, na Grécia antiga surgiu o teatro, ficando muito comum o costume de pessoas perguntarem se o interlocutor estaria falando com ou sem máscara (com cera ou sem cera, uma vez que as máscaras usadas eram feitas com cera)...Daí se passou a usar a palavra SINCERA (sem cera), quando se fala sem máscaras;sem hipocrisia, sem mentira...

Considerando que não gosto de aparentar falta de sinceridade, terei maior dificuldade de achar que as explicações poderiam deixar dúvidas, o que me fez desenvolver o costume de escrever textos longos, afinal se em cada texto que escrevo disser que está sem cera (sem encenação, sem hipocrisia, etc); poderia deixar a impressão que não teria certeza absoluta sobre o que explicava... – Isso aconteceu certa vez que procurava de forma excessiva (com muitas palavras) ser entendido por uma parente que vivia há muito tempo noutra região – ela observou e disse: você parece não ter muita certeza???

Por exemplo, nesse texto, para explicar isso, uso uma pergunta que nem todas as pessoas (que) fizerem a leitura irão entender: QUAL A COR NO CORAÇÃO(?!)...

Pode ser que alguém me peça um catálogo de cores de tinta ou pergunte onde poderia pintar o coração, havendo quem possa achar que seria o cardiologista a dizer se pode tatuar o membro cardíaco...

Como se pode ver, escrever é mesmo uma arte da arte de viver, afinal, sem saber o sentido de alguma coisa, como seria entendido se viesse a dizer que quando se pensa na origem e objetivo das coisas alguém poderia pensar que sendo evangélico estaria profetizando da parte de DEUS...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 22/08/2017
Reeditado em 22/08/2017
Código do texto: T6091741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.