DEUTERONÔMIO.

(  Deuteronômio, 7:9 )

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos.

   Amados leitores, é o quinto livro que compõe o pentateuco escrito por Moisés, com exceção do capítulo final que provavelmente foi escrito por Josué, após a morte de Moisés, a data deste livro é de 1047---1046 aC. O título " Deuteronômio " vem da Septuaginta e significa segunda lei. Este livro retrata  a reta final da peregrinação do povo no deserto, aquela primeira geração que atravessou o mar vermelho praticamente havia morrido, esta portanto é uma nova geração, os filhos daqueles que saíram do Egito. Deuteronômio abrange um período de provavelmente um só mês, nas localidades das planícies de Moabe.

     Por desobediência o povo da antiga aliança peregrinou durante quarenta anos no deserto, uma viagem que a princípio deveria ser curta, tornou-se longa pela incredulidade e dureza do coração de um povo que estava fora do Egito, mas que o Egito ainda estava dentro do coração deles. Moisés agora relembra os poderosos atos das quais Deus havia libertado Israel da escravidão de quatrocentos anos, contou como Deus foi bom e como o povo havia desobedecido a Deus. Se olharmos para história desse povo aprendemos muitas coisas concernentes a obediência e a confiança nas promessas do todo poderoso, a obediência é o princípio de tudo, podemos evitar muitas coisas ruins na nossa vida pessoal se nos colocarmos sempre obedientes a palavra do todo poderoso.

      O propósito original de Moisés ao proferir seu discurso diante daquela nova geração, era de entregar as rédeas do governo a Josué para efetuar a conquista de Canaã, foi exortar e instruir os Israelitas a respeito dos atos poderosos de Deus e suas promessas, seus deveres segundo o concerto: a fé e a obediência e a necessidade de dedicar-se ao senhor, para andarem nos seus caminhos, amar e honrar a Deus de todo o coração.

    O amor de Deus é a base de nossa confiança nele, confiamos no senhor porque ele nos ama: por causa desse amor devemos respeitá-lo e andar conforme sua justiça. Respeitar os seus mandamentos, tudo quanto está escrito,a Bíblia não é simplesmente um livro qualquer ela é o nosso guia, e é nela que encontramos o caminho  do céu.  Moisés renovou o concerto de Deus com Israel, ele conta a história e o fracasso desde o monte Sinai, e pediu para que a nova geração obedecesse a Deus, ele também recapitulou muitas leis do concerto, que tratava de assuntos concernentes a observância do sábado, o culto, os pobres, as festas sagradas anuais, as heranças e o direito às propriedades, a imoralidade sexual, senhores e servos, e a administração da justiça, Moisés também enfatiza bênçãos e maldições, os capítulos finais concluem a designação de Josué por Moisés como o seu sucessor e um testemunho sobre a morte de Moisés. Aprender essas lições prepararia os remanescentes para possuir a terra prometida, o povo devia confiar nas promessas de Deus, e amá - lo acima de todas as coisas.

           O que vemos portanto nestes cinco primeiros livros da Bíblia, começando de Gênesis até Deuteronômio, é a história do princípio de tudo e do início do povo de Israel, Deus escolheu aquele povo, o conduziu até o Egito, após quatrocentos anos, Deus liberta o povo das mãos do tirano Faraó, Deus levou seu povo escolhido para o deserto, e nos deserto moldou o caráter daquelas pessoas, as transformam de simples homens em guerreiros, selecionou os que entrariam na terra prometida, fez uma nação poderosa que com muita luta conquistou cada pedaço da sua terra, a leitura desses livros é de fato magnífica, e traz muitos ensinamentos aos cristãos dos tempos de hoje, para olharmos para o futuro, precisamos entender o passado, e aprender com ele, e com ajuda de Deus somos levados a vitória.

Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 22/08/2017
Código do texto: T6091315
Classificação de conteúdo: seguro