Tudo Começa em Casa!

Venho observando e vivenciando o mundo ao meu redor e a vida ao redor do mundo e, tenho feito uma profunda reflexão do estado em que se encontra a humanidade na atualidade e o destino da vida humana no planeta. Hoje, tenho a certeza que praticamente quase tudo, na vida de uma pessoa adulta, começa na sua casa, onde ela nasce e a maneira que ela é criada.

A maior parte das coisas na vida de uma pessoa é determinada pelos primeiros aprendizados e pelo tanto de amor que recebeu na sua infância. Nessa primeira formação é definido o caráter, os princípios, os valores e tudo mais na sua fase adulta, sendo que quase tudo está ligado aquilo que ela recebeu e viveu em sua casa. Principalmente, nos primeiros anos da sua vida, na sua tenra infância, naquela fase em que tudo é encantado e tudo que está ao seu redor é naturalmente ou tempestivamente absorvido. Naqueles momentos, são copiados os exemplos de quem está mais próximo, pois tudo começa por imitação e pela observação aos demais a sua volta. Os defeitos e as virtudes podem fazer parte daquele ser dependendo de como é o procedimento de quem está convivendo com a criança em formação. Outras coisas são determinadas pela defesa que a criança desenvolve para se proteger dos infortúnios e outras marcas que são impostas ao seu pequeno ser.

Em toda regra sempre há exceções e não poderia ser diferente também em relação a essa observação. Tem pessoas que nascem com uma força interna que nada e ninguém é capaz de desviar sua conduta e seu objetivo na vida e nem abalar a sua estrutura durante a sua existência. Lutam, batalham e vencem todas as dificuldades e adversidades existentes e conseguem se destacar dos demais pelo seu empenho e força de caráter inabalável. Outros, nascem em famílias do bem, recebem boas orientações e mesmo assim perdem-se nas curvas da vida, deixando-se levar pelas ilusões e pelos maus caminhos da perdição. Mas, a grande maioria das pessoas copiam, aprendem e se deixam influenciar por quem está a sua volta, principalmente quando criança, quando o seu caráter ainda está em formação e facilmente é influenciado pelo meio em que vive, pelas companhias ao seu redor e por tudo aquilo que recebe naquela fase.

As escolas fazem a educação formal, mas a casa de cada um, a sua família é quem diz como será aquele adulto nascido sob aquele teto, quando o tem. Se dentro daquele teto tem amor, consideração, respeito e outros princípios e valores espirituais que edificam a boa convivência de um ser humano, a vida adulta daquele vivente será facilitada e equilibrada por esses exemplos. Ele poderá ter facilidade em viver e amar, pois faz parte do seu ser aquela experiência que recebeu. Não adianta muito o discurso dos pais, se não há exemplos reais dados e vividos. Se há harmonia entre os pais e o consenso na criação dos filhos, estes entendem com facilidade o caminho a seguir e não tem dificuldade de trilhar um determinado rumo na sua vida. Boas referencias na vida das crianças e jovens é o que mais falta no seio da humanidade tão carente de Paz, Amor e Justiça. Precisamos plantar no coração e na mentalidade dos nossos filhos as boas sementes da Paz e da fraternidade humana para edificar um mundo melhor. Não há outra saída para a solução dos grandes problemas da humanidade. Consertar um adulto é uma missão muito difícil, trabalhar com as crianças é o caminho mais fácil. Assim, a salvação do mundo passa por famílias estruturadas no caminho do bem e mais espiritualizadas, com valores e princípios sadios e mais humanos.

Uma criança deve receber doses diárias de amor e autoconfiança para crescer e se transformar em um adulto forte e sadio, com uma mentalidade mais desenvolvida, mais ética no viver e com o bom senso nos seus praticados. A autoconfiança nasce da segurança que as crianças recebem em sua casa e dos estímulos positivos através de palavras e atitudes dos pais que, ao acreditarem nos filhos, ao depositarem confiança neles, eles possam acreditar em si mesmos e desenvolverem uma mentalidade mais sadia. A paciência e a firmeza dos pais é um forte componente para que este processo aconteça, pois o aprendizado é lento e essas ferramentas são imprescindíveis. Cada ser é único e cada um tem a sua forma e o seu ritmo de aprendizado.

Nunca se deve dizer palavras negativas aos filhos, pois essas marcas deixadas pelas palavras e atitudes negativas gravam profundamente na memória daquele ser em formação. Dificilmente saí da memória de alguém que recebeu esse tipo de trauma e, às vezes, a pessoa carrega por toda vida aquela marca. O maior estímulo a autoconfiança dos filhos é a própria presença e atenção que os pais podem dar aos filhos. Isso é insubstituível, nada nem ninguém pode substituir essa lacuna que precisa ser bem preenchida na vida dos filhos: a presença de um pai e uma mãe equilibrados, amorosos, unidos e firmes na educação e na edificação de bons princípios aos filhos.

Além do amor e dos estímulos à autoconfiança é preciso ensinar às crianças e jovens os bons princípios de respeito, sinceridade, honestidade, humildade, honra e outras virtudes morais importantes para a formação do caráter de uma pessoa do bem. Ensinar a não julgar os demais por qualquer motivo, não guardar em si sentimentos nocivos a sua saúde e ao seu equilíbrio, como rancor, mágoa, vingança, inveja, ciúme e outros sentimentos desse tipo.

Cultivar os sonhos positivos de esperança e ternura que toda criança traz dentro de si é um bem inestimável!

Tudo isso é preciso que os pais ensinem e pratiquem em suas casas para haver uma forte referencia dentro do ser que está em formação. Criar um clima de paz, de amor, de bom senso, de amizade verdadeira e de união dentro do lar, acreditar que podemos construir um mundo melhor. Esse é um verdadeiro tesouro que podemos ter e desenvolver em nosso lar. Desenvolvermos um diálogo de mão dupla e mútua compreensão deve fazer parte desta convivência para um ambiente harmonioso e seguro. Essa é a maior construção que podemos fazer em nossa sociedade para termos um futuro mais humano e mais fraterno.

Uma outra referência importante a ser semeada nas crianças é o respeito ao ambiente em que vivemos, aos seres vivos e a natureza. Este novo século está cercado de velhas contradições e perdas de valores essenciais ao bom viver e à sobrevivência do ser humano na terra. A cultura herdada promove o consumo desenfreado, a competição fria e desigual e o distanciamento da natureza e de suas leis fundamentais. A civilização atual, com a sua ignorância e insustentável desrespeito, tenta subjugar e dominar a Natureza, que por sua condição superior serve sempre com humildade e simplicidade. No entanto, somente com as mudanças nessa relação do homem com a natureza é que poderá acontecer a permanência da vida no Planeta. Desse modo, é preciso ensinar às crianças e aos jovens o valor da água limpa, das cidades limpas, do respeito aos seres vivos, das florestas, do ar sem poluição, o valor da redução do consumismo, da reciclagem dos produtos descartados e da reutilização dos bens de consumo e também todos os princípios de União, Paz e Amor para a edificação de um mundo melhor. Despertar no ser humano o dever de reconhecer o valor da Natureza em sua vida, reverenciando-a como algo sagrado e reconhecendo que somos parte integrante da mesma. A busca da harmonia e do equilíbrio é um dos princípios básicos que sustenta toda natureza e é preciso estar em sintonia com os mesmos.

As crianças de hoje acostumam desde cedo com o ter e com o consumismo desenfreado. A cada dia ganham mais brinquedos que vão sendo esquecidos e somente a novidade é que presta e só é boa enquanto for novidade, logo perdendo o seu valor. A televisão e a internet descartam o velho e rejeitam os valores mais simples da vida, como a economia, a prudência, o bom senso, a generosidade, o desprendimento, o altruísmo, a solidariedade, a humildade, a fraternidade e outras qualidades importantes em um ser humano. Além disso, há um profundo descaso e ignorância dos pais em relação ao significado da vida, pois é preciso entender que não é por acaso que estamos aqui. Tudo isso precisa de uma atenção permanente dos pais e educadores para haver uma transformação real na vida e no planeta.

Uma das mais importantes qualidades em qualquer relacionamento humano é o respeito, algo que precisa ser desenvolvido desde cedo nas crianças e jovens. O respeito aos irmãos e aos mais velhos são coisas que precisam vir do berço, para assim, ser conduzido por toda a vida. O respeito de modo geral, inclusive o comportamento no trânsito e em locais públicos retratam a educação que as pessoas receberam em sua casa e o exemplo que tiveram dos seus pais. Não abusar e respeitar aquilo que não é seu é uma qualidade muito importante no caráter do ser humano. Quem direito anda, direito tem, quem se dá respeito também será respeitado, já diziam os sábios antigos.

É preciso cultivar bons hábitos em nossas crianças, mais aproximação com as coisas da natureza, mais distanciamento dos produtos sintéticos e industrializados que desequilibram a saúde do ser humano e polui o planeta. Ensinar desde cedo o cuidado consigo mesmo e o cuidado com a sua higiene e a sua saúde, sem excessos, com moderação no apetite e o bom senso na escolha daquilo que se coloca para dentro. Cuidar para não ficar horas a fio em frente a uma tela de televisão, computador e outros meios de comunicação. Não ter uma vida sedentária, praticar esportes, desenvolver a criatividade, as qualidades artísticas e outros potenciais capazes de não alienar as criaturas humanas. Hoje, mais do que nunca, precisa-se de seres pensantes, que questionem o modo de vida, que tenham consciência da vida e do seu significado, em fim que sejam mais espiritualizadas.

A fase da juventude que chama-se adolescência é uma das mais difíceis para a afirmação do ser humano, como diz um amigo: “é tão difícil, que existem pessoas que passam toda sua vida sem sair dela”. Assim, muitas pessoas adultas fazem coisas que é natural daquela fase, sem se dar conta que ainda não saíram da mesma. Isso acontece, porque não se interrogam, não procuram o autoconhecimento, não desconfiam de si mesmo, não pesam seus atos e suas palavras e assim vivem a vida sem perceber a si e realidade a sua volta. Esse é o maior trabalho do ser humano, de si para consigo mesmo, que precisa ser ensinado aos jovens para que tenham um progresso real na vida.

Para que as crianças e jovens não se desviem do caminho, além da presença e amizade dos pais e das mães junto a seus filhos, é preciso também a presença das boas amizades. Às vezes, para um simples desabafar ou para despedir as tormentas na vida e naqueles dias de tristeza que todo ser humano passa algum dia. Assim, a pessoa poderá colorir os seus dias com Fé e esperança em um futuro melhor. As boas companhias são um tesouro na vida de qualquer ser humano, capaz de dar ânimo e força para lutar e vencer os desafios da vida. A mensagem mais clara em um estudo feito durante 75 anos em Havard/EUA é que as boas relações mantêm o ser humano mais feliz e saudável durante toda sua vida, ajudam a defender contra doenças mentais, doenças crônicas e declínio de memória. Esses mesmos estudos apontam para uma nova afirmativa e novos estudos de como os eventos iniciais na vida de uma pessoa auxiliam a moldar o bem estar na sua vida adulta.

As comunidades e a sociedade em geral precisam estar mais presentes para a solução dos problemas do cotidiano dos seres humanos, pois parece que caminha-se justamente em sentido contrário. Uma das piores doenças da vida moderna é o egoísmo, que assola a maioria da humanidade e ao que tudo indica conduz a humanidade rumo ao naufrágio. Desse modo, essa doença precisa de ser combatida por aqueles que possuem alguma consciência. É necessário ter pessoas mais ativas na construção de um futuro melhor para as crianças e jovens onde os reais valores da vida estejam presentes. É preciso abraçar aquelas pessoas excluídas, os que necessitam de auxílio, amenizando o sofrimento humano. As famílias que ainda subsistem, precisam desenvolver um relacionamento mais sadio, mais sincero, dando a devida atenção uns aos outros, tendo uma relação mais afetuosa, com mais profundidade e mais qualidade.

O mundo precisa de mais amizade e mais fraternidade no cotidiano da vida, resgatando aquelas coisas mais simples e mais singelas, como um abraço, um sorriso, auxiliar sem esperar receber. É impossível viver bem em uma sociedade onde não se tenha solidariedade, cooperação e honestidade. É preciso que cada um seja um agente de Paz e União na família e na sociedade em que vive. Inverter a cruel realidade que reina na maioria da sociedade, onde se valoriza o ter e cada vez menos o Ser, causando sérios prejuízos pela insustentável ambição humana.

Tudo isso, só poderá ser realizado com o plantio do Amor, o maior patrimônio da humanidade. Pois, ele é a grande mola capaz de multiplicar a Paz, a União e tudo aquilo que é bom no ser humano, permitindo assim, que a humanidade possa progredir. Só ele pode destruir o egoísmo e todos os sentimentos nocivos que corrompem o homem. Por isso, o Amor precisa ser cultivado em todos os lugares e principalmente dentro das famílias, sabendo que em tudo, o mais forte é o exemplo. Ouça sempre os mais experientes, preste atenção a sua volta e não cultive os preconceitos e nem desenvolva o senso de posse na sua vida. Ame sempre a correção dos seus atos, das suas palavras e dos seus sentimentos, pratique o bem e assim a sua vida será leve e desembaraçada e poderá encontrar a felicidade plena e a sua libertação.