O Mundo precisa de Ti

Precisamos um do outro como a terra precisa da chuva para fazer brotar a vegetação, como o rio precisa do seu leito para fluir até o mar, como a borboleta precisa da Flor para se alimentar e viver. Essa necessidade uns dos outros é uma constante na vida de todos os seres vivos e, principalmente, dos seres humanos. Somos parte de tudo que vive, pois somos parte da própria natureza, estamos todos interligados numa grande rede de finos fios invisíveis. Fazemos parte do universo e somos uma ínfima partícula desse infinito Universo.

Uma pessoa não é capaz de viver sozinha, pois necessita dos pais para ser gerado e desde o seu nascimento é dependente de cuidados, atenção, amor, educação e outros bens que vamos adquirindo e incorporando, com o tempo, de acordo com o merecimento de cada um. Para sermos um adulto do bem teremos que ser nutridos em nossas tenras raízes da infância com a seiva da bondade, do respeito e da justiça. Somente através de famílias estruturadas e com boa orientação espiritual conseguiremos ter um mundo melhor e mais humano. O mundo precisa de pessoas de bom coração, equilíbrio e Paz na sua consciência, o mundo precisa de Ti.

Continuamos nossa vida dependendo dos outros em todos os momentos, seja para alimentar, vestir, morar ou para amar, sermos amados e até mesmo para termos nossos próprios pensamentos e sentimentos, nosso conhecimento e sabedoria. Somos a soma de todas as nossas vivências e relacionamentos. Ninguém é totalmente independente e mesmo nossa consciência depende de outras consciências que existiram antes e nos transmitiram algo. Por isso devemos ser grato a todos aqueles que existiram antes de nós, aqueles com quem convivo e que me trazem alguma coisa, seja ela ruim ou boa, pois de alguma maneira contribui com o nosso crescimento. Nunca devemos dizer que não precisamos de alguém, pois não sabemos o dia de amanhã e as vezes, quem nos auxilia é quem menos a gente espera. É preciso sabermos também que a vida dá voltas e voltas e nem sempre estamos bem todo o tempo. O amigo verdadeiro não importa muito com o que somos, mas considera, respeita e ama sem impor condições e está por perto mesmo quando todos já se foram. É preciso um cuidado constante com nossa saúde, nosso maior patrimônio, nosso equilíbrio e nossos sentimentos e precisamos dos sorrisos uns dos outros para nos alegrar.

Tudo aquilo que penso, falo, faço e sinto faz com que todas as coisas ao meu redor interaja comigo e reaja aos meus impulsos. Minhas ações emitem ondas que vão e voltam ao meu encontro, minhas escolhas traçam a rota do meu destino e minhas reações são a vibração daquilo que trago guardado no meu íntimo, que nem mesmo eu, às vezes, consigo ver. Assim, tudo em minha volta pode ser modificado através dos meus pensamentos, das minhas palavras, das minhas atitudes e das minhas reações a tudo aquilo que chega até mim. Tudo depende muito de como eu processo o mundo em meu interior, como eu elaboro e compreendo aquilo que vem até mim. Nada acontece por acaso e toda dificuldade e todos os problemas tem alguma serventia na vida de uma pessoa. Sempre é uma grande oportunidade de crescimento se soubermos aproveitar esses momentos para aprender e se desenvolver.

É uma verdadeira graça aquele que encontra na sua vida um caminho a percorrer, pois ele não ficará perdido no meio da multidão. Quando estamos decididos a caminhar em alguma direção, sabendo que aquela direção é segura, que poderá trazer benefícios a mim e aos meus irmãos, recebo força e resistência para caminhar e isto é uma dádiva na vida de uma pessoa. Quando tenho persistência nessa caminhada e, mesmo que caindo, possa levantar as vezes que for preciso e, mesmo diante de todas as dificuldades, não desisto, esta é a maior vitória do ser humano. O cuidado que devemos ter é não persistir no erro e verificar bem o nosso rumo, ajustar nossas velas, assim poderemos chegar a Glória eterna.

Para reconhecer meu semelhante preciso em primeiro lugar conhecer a mim mesmo, minhas fraquezas, meus traumas, meu lado sombrio e também minhas virtudes e o meu lado iluminado. Preciso me conhecer bem e confiar em mim mesmo. Muitas vezes reconhecemos em nosso semelhante nossa própria imagem, as vezes vemos coisas muito diferentes que recusamos a aceitar e não sabemos que também somos parecidos naquelas coisas. Quando sei quem sou e confio em mim, fica mais fácil eu não receber as ofensas dos meus irmãos e todas as coisas ligadas ao mal que chega de alguma forma até a minha pessoa. A nossa defesa dos sentimentos nocivos ao ser humano está no conhecimento desenvolvido, na observação constante, no domínio das nossas emoções desequilibradas, no controle da nossa língua e até no cuidado com os nossos pensamentos, pois tudo chega primeiramente pelo pensamento. Assim podemos reconhecer uns aos outros e considerar o meu semelhante como meu irmão.

As boas sementes plantadas em solo fértil são mais fáceis de germinar e dar frutos sadios. A semente precisa ser boa e o solo precisa ser fértil, ou melhor, precisamos plantar o bem e o amor e o coração de quem recebe tem que estar aberto para receber. Tudo começa dentro de mim, a paz, o amor, as flores do bem, preciso cultivar essas coisas em mim, pois não posso oferecer aquilo que não tenho. Esse é o maior trabalho a ser feito! Quando ainda criança estamos mais receptivos e é nesse momento que está em formação a personalidade do adulto. Se queremos um mundo novo, mais fraterno, mais humano, cuidemos das nossas crianças e dos nossos jovens, essa é nossa grande esperança. Plantemos as boas sementes e os bons exemplos no coração do nosso futuro.

A sabedoria nasce da vontade de aprender e conhecer, nasce ao sabermos que não sabemos de quase nada, por mais que já conhecemos, nasce do ouvir, do prestar atenção, do silencio de si mesmo e da busca do superior em nós. Quando nos dispomos a corrigir nosso interior e conhecer a plenitude da vida que é a Paz interior, o Amor verdadeiro e o conhecimento espiritual, começamos a desenvolver a sabedoria em nós. Quando amamos a ética ao viver, a prática do bem, a correção das nossas imperfeições e amamos o nosso próximo, começamos a habitar o mundo dos sábios.

Deus está em nós e temos que descobri-lo removendo as camadas de orgulho e outros sentimentos que nos impedem de brilhar. É preciso nos ajustar no caminho do bem e fazer por onde receber as coisas boas da vida. É preciso limpar nossos sentimentos e polir nosso espírito com o respeito, educação, consideração e outras atitudes nobres, que nos aproxima uns dos outros e nos conduz a presença de Deus, ou melhor, faz com que Deus possa habitar em nós.

O Mundo precisa de Ti, precisa de pessoas honradas, precisa de famílias unidas em um propósito mais alto. Precisamos semear em nossas crianças a flor do bem e principalmente dar bons exemplos.

Lua crescente, Dallas, 9 de março de 2017