Quando um jovem decide sair do seminário

Percebe-se certa “histeria” quando um seminarista discerne que a vida religiosa ou diocesana não é para si. Em alguns casos os jovens saíram do seminário diocesano e vão para uma congregação religiosa ou vice-versa. Noutros casos os jovens saem, pois discerniram que sua verdadeira vocação é o matrimônio.

Discernir a vocação é encontrar a própria felicidade, a experiência seminarística seja diocesana ou religiosa é de suma importante para estes jovens, uma vez que eles poderão realmente ouvir a voz de Deus no silêncio de seus corações dizendo se realmente é para ser “pai de muitos” (padre) ou pai de família.

Quando o jovem quer entrar para o seminário muitos o chamam de “santinho”, “bonitinho”, “gracinha”, faz o “casamento da/o filha/o”, “vai batizar meu bebe” e etc., uma infinidade de adjetivos que o qualificam da melhor forma possível. Mas, após a entrada no seminário transcorrendo o tempo que for (01 mês ou 07 anos) quando este jovem é iluminado pelo espirito santo e juntamente com seu diretor espiritual discerne que o matrimônio é o melhor método para que se encontre e sirva a Deus, as pessoas que outrora o apoiaram começam a critica-lo, na maioria dos casos até difamá-lo, tratando-o até com desprezo.

É um grande equivoco agir desta maneira. Seria o matrimônio ruim ao ponto de criticar uma pessoa que quer se casar? É por acaso pecado decidir-se ao casamento? É errôneo um jovem mudar de opinião? Sem dúvidas todas as respostas são NÃO! Deixem-no ser feliz! Muitas vezes Deus utiliza de métodos desconhecidos para mostrar algo a alguém.

Ao se deparem com tal situação, apoiem o jovem, antes de criticá-lo perguntem-no quais motivos o levaram tomar tal decisão. Tem que ser muito homem para decidir entrar no seminário, mas, tem que ser muito mais homem para decidir sair, pois ao sair este jovem tem a certeza que ama a Deus que sendo padre ele não poderia ser um bom padre, e sendo pai de família poderá santificar a si e sua família sendo um exemplo de cristão a todos.

Coragem e fé irmãos!

Como diz Monsenhor Jonas: A Decisão é tua! Seja feliz, o importante é amar e servir a Cristo!

Víctor Victório
Enviado por Víctor Victório em 17/03/2017
Código do texto: T5944092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.