Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Acredito que não exista determinismo social ou individual. Sua vida é exatamente aquilo que você quer que ela seja.


 
Antes de começar a escrever esse texto, tive a inesperada visita de um conhecido. Este me relatou que está passando por momentos difíceis, no tocante à sua vida pessoal.  E acrescentou: “parece um carma, algo que faz parte do meu destino”. Por um momento fiquei pensativo, depois lhe dei a seguinte resposta: “Somos aquilo que escolhemos ser, porque estamos vivos." A verdade é que a nossa vida é feita de escolhas. Somos livres para fazermos o que quisermos, só devemos nos atentar para as consequências, porque nós escolhemos a semente a ser plantada, mas não podemos escolher o fruto a ser colhido. A partir do momento que acordamos, fazemos a escolha de iniciar o dia com o pé direito ou com o pé esquerdo. Somos nós quem determinamos o rumo a seguir, se direita ou esquerda, somos capazes de decidir sempre entre o que é bom e o que é mau, optarmos entre nossas ações desmedidas e nosso bom senso. Então não existe determinismo sobre o que nos tornaremos ou quem seremos profissionalmente, quem determina se seremos felizes ou não, somos nós mesmos.

O ser humano é tendencioso a dar ouvidos às pessoas que o cerca a tomar decisões coerentes ao seu instinto, isso o leva às incertezas que o conduz a uma decadência mental que o impede de se agarrar ao desejo de realizar seus sonhos.

Durante a nossa existência terrena, muitos obstáculos aparecerão, muitas vezes através de pessoas que têm a sombria missão de nos desmotivar. Devemos então, focar a nossa caminhada naquilo que poderá nos trazer encorajamento e que não nos tire do caminho que almejamos seguir. Então devemos planejar detalhadamente aquilo que realmente queremos. Como se nos preparássemos para a construção de um imóvel. Escolhemos o local, depois disso, como o conhecimento da engenharia, podemos determinar o que gastaremos na construção e o quão seguro ela será. Entenda que tudo dependerá de planejamento. O futuro está em nossas mãos, ele é consequência daquilo que fazemos ou deixamos de fazer. Nossas atitudes determinam os resultados, não está escrito ou pré-determinado. E saibam que, se o nosso futuro pertencer a outro além de nós mesmos, será apenas ao Criador, pois o que importa é nos mantermos firmes nos nossos objetivos.

 Bem, tudo depende do plantio. Então devemos preparar a terra para o plantio, porque as tempestades virão. Estejamos preparados para que possamos parar de sonhar e comecemos a construir o “eu” que tanto desejamos, porque a natureza nos inspira e nos chama a sermos vencedores. Afinal podemos escrever a nossa própria história. Essa é nossa responsabilidade.

 
Jorge Amaral
Enviado por Jorge Amaral em 12/08/2017
Código do texto: T6081662
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jorge Amaral
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 49 anos
293 textos (2420 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 04:44)
Jorge Amaral