Vencendo As Tentações

Vencendo As Tentações

Tentação é desejo violento que a alma humana sente querendo praticar algo errado. Pode ser também um estimulo maligno.

Nenhum homem está livre das tentações; que seja velho ou moço, até mesmo as crianças podem ser assoladas por essa ação.

I Pedro 5:8

Sede sóbrios; vigiai; porque o vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

Devemos ter todo cuidado para não ceder ao pecado que tem o inicio na tentação. É tanto que Jesus chegou a advertir.

Mateus 26:41

Disse Jesus: Vigiai e orai, para não cairdes em tentação.

O espírito com toda certeza está preparado, mas a carne é fraca.

A tentação é a indução, ou conselho a praticar o mau. Está na natureza humana, e todos tem essa tendência; somente Jesus é quem pode livrar o pecador de cair nesse engodo do diabo.

Contudo, se resistirmos à vontade de pecar, logo, logo esse sentimento bestial, vai embora.

Tiago 4:7

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugira de vós.

E diz mais:

Tiago 4:8

Aproximem-se de Deus, e se aproximara de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês que tem a mente dividida purifiquem o coração.

O Senhor sempre entrega uma forma de escape para o homem não cair nas ciladas do diabo.

I Aos Coríntios 10:13

Não veio sobre vós tentação, senão humana. Mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape para que a possais suportar.

O homem é tentado segundo a sua cobiça; mas, enquanto está sendo tentado. Tudo bem! O problema é quando cede a tentação e dar vazão ao pecado.

Tiago 1:14-15

14 – Cada um porém, é tentado pelo seu próprio desejo, sendo iludido e arrastado.

15 – Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ser consumado gera a morte. Deus nos criou para a benção.

E no versículo seguinte, observamos uma advertência.

Tiago 1:16

Meus irmãos, não permitais ser enganados.

O interessante é que tudo acontece na mente e no coração dos seres humanos.

Por isso é que devemos está revestido do Espírito Santo, para não cairmos nas tentações; tendo em vista que o mundo este repleto de armadilhas do diabo. Por essa razão o apostolo João foi enfático quando escreveu:

I João 2:15-16

15 – Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 – Pois tudo que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens que não provem do Pai, mas do mundo.

A melhor forma de superar a tentação e o pecado, é permanecer na presença de Deus, adorando-o em Espírito e Verdade.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pr Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat. 595