A libido na melhor idade???

INTRODUÇÃO

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas do mundo com o maior número de pessoas idosas, tendo atualmente uma população de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE, 2007).

Com o advento da modernidade e do aumento na expectativa de vida da população surge à necessidade de se discutir temas como a sexualidade na terceira idade.

A sexualidade antes vista como um tabu começa a ser discutida tanto no meio acadêmico quanto no social.

Para Papaleo Netto (1999) essa mudança se deve a influência de três fatores: a vida sexual deixou de ter apenas como função a procriação e se tornou uma fonte de realização para indivíduos de todas as idades, o aumento do número de pessoas que chegam à terceira idade em condições físcias satisfatórias para o sexo e ao aparecimento da AIDS, obrigando a sociedade repensar a sexualidade e a necessidade de informação.

No entanto, para uma significativa parcela da população a velhice ainda

a velhice ainda é vista como a fase assexuada da vida, isto, por sua vez, provoca nos idosos a repressão de seus impulsos sexuais, sobretudo nas mulheres.

Lorenzi e Saciloto (2008) Demonstram em um estudo envolvendo 4753 ginecologistas brasileiros que a diminuição do desejo sexual estava entre os principais motivos de procura por consultas.

Além disso, cerca de 25% a 33% das mulheres com idade entre 35 e 59 anos manifestam disfunções sexuais, entre 60 e 65 anos estes percentuais variam de 51% a 75%.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES

Educação, Saúde, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é discutir os fatores que interferem na libido da mulher idosa, tendo como objetivos específicos:- pontuar as alterações anatômica e fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher idosa, analisar os fatores sociais e psicológicos que interferem na sexualidade da mesma e propor soluções para desmitificar o conceito de velhice assexuada!!!

METODOLOGIA

Este trabalho consiste numa revisão de literatura, tendo como fontes de pesquisa: livros, artigos e revistas científicas, os quais formaram base para a formulação de idéias durante a construção do presente trabalho, com o objetivo de discutir o tema abordado.

Sendo assim, a revisão de literatura consiste no:

- Levantamento da literatura relevante, já publicada na área, que serve de base à investigação do trabalho proposto. Não é uma simples transcrição de pequenos textos, mas uma discussão sobre as idéias, fundamentos, problemas, sugestões dos vários autores

pertinentes e selecionados, demonstrando que os trabalhos foram devidamente examinados e criticados (OLIVEIRA, 2002, p.243-244).

Para a seleção dos artigos, foram realizadas pesquisas na base de dados do scielo e Google acadêmico, sendo utilizado como palavras chaves:- terceira idade, mulher, libido, sexualidade, idoso.

Foram encontrados 50 artigos, sendo selecionados 11. No entanto, para a elaboração do trabalho foram utilizados 07. Os critérios utilizados para a seleção foram: acesso ao texto todo; textos em português e textos que abordassem o tema proposto. Além disso, foram utilizados 05 livros e 01 pesquisa documentada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítstica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com Papaléo Neto (1999) o desejo sexual ou libido é a forma de desejo que é acompanhada no homem pela ereção e na mulher pela lubrificação.

Ademais, a sexualidade é considerada um aspecto importante no padrão de qualidade de vida tanto dos homens quanto das mulheres.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES

Educação, Saúde, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ao longo da fase de climatério surgem modificações anatômicas, fisiológicas e psicossociais que interferem de forma importante na mulher, denunciando a deficiência de estrogênio e configurando, assim, a chegada da terceira idade.

O climatério constitui-se em um dos períodos de transição no ciclo vital da mulher, sendo caracterizado por variadas alterações metabólicas, psicológicas ou sociais.

Neste período a sexualidade deixa de ter características reprodutivas, aspecto que delimita esta fase

Ademais, os estereótipos de que os idosos, sobretudo a mulher idosa, não são atraentes fisicamente, não possuem interesse por sexo ou não são capazes de sentir algum estímulo sexual ainda são amplamente difundidos na sociedade.

Portanto, mesmo em uma sociedade dita moderna ainda a sexualidade do idoso ainda é vista como um tabu.

Sendo assim, a sexualidade do idoso, no caso em questão, da mulher idosa sofre interferência de fatores anatômicos, fisiológicos, psicossociais e culturais.

FATORES ANATÔMICOS E FISIOLÓGICOS

A partir do final da terceira década de vida o corpo da mulher sofre alterações fisiológicas (representadas pela queda das taxas hormonais e diminuição do interesse sexual) inicialmente discretas e progressivas e que a faz sentir que está envelhecendo.

Para Poter (2005) com o processo de envelhecimento a pele tende a perder a elasticidade e umidade.

A camada epitelial se torna rígida. As rugas da face e pescoço refletem os padrões de atividade muscular e expressões faciais ao longo da vida.

O autor relata ainda que a diminuição do tônus muscular e elasticidade da pele torna o abdome protuberante e com tamanho maior.

Esses fatores, juntamente, com a atrofia do tecido glandular, e deposição de tecido adiposo resultam em mamas menores e pendulares, e em mamilos menores e com perda do seu caráter erétil.

A alteração no sistema reprodutor da mulher exerce influencia no desejo e na freqüência das relações sexuais.

Sendo assim, a deficiência de estrogênio causa o estreitamento da vagina, a perda de elasticidade dos tecidos, a diminuição dos pêlos pubianos e uma menor lubrificação da vagina durante a excitação sexual.

A mulher na menopausa pode apresentar disfunções urogenitais

devido à atrofia do tecido epitelial, dos músculos e dos vasos em conseqüência da deficiência de estrogênio, tendo como sintoma principal dessas disfunções a incontinência urinária, que atinge 25% dessas mulheres.

A libido sexual insere-se na realidade psicossomática, insistindo na organicidade hormonal.

A eclosão bioquímica do desejo liga-se as condições emocionais e circunstanciais; os estímulos do desejo são incontáveis e peculiares a cada sujeito. Dentre eles estão os estímulos táteis (toque de todo o corpo e especialmente das partes erógenas), os visuais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES

Educação, Saúde, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Essas alterações corporais afetam a auto-imagem feminina, favorecendo uma menor autoestima e a perda do desejo sexual.

Segundo Bulcão Berredo, et all (2004) os hormônios possuem

forte influência sobre a libido , sendo os níveis de estrogênios responsáveis por determinar e manter a direção, interesse e freqüência dos contatos sexuais. No entanto, os níveis de testosterona na mulher variam de acordo com a idade, alcançando um pico nos primeiros anos reprodutivos e então diminuem com o passar dos anos.

Desta forma, mulheres na faixa dos 40 anos têm aproximadamente metade dos níveis de testosterona circulantes no corpo do que tinham aos 20.

A importância disto está no fato de a testosterona estar relacionada ao desejo sexual, ou seja, quanto mais alto o nível de testosterona maior a libido, o desejo sexual, fantasias e orgasmos.

Assim, explica-se, em parte, a diminuição do prazer sexual durante a menopausa e senilidade.

Um estudo realizado por Oliveira, et all na cidade de Aracaju (SE) com 21 mulheres em idade igual ou superior a 50 anos demonstrou o índice de vida sexual ativa após a menopausa.

Das 21 entrevistadas, 71% afirmaram ter vida sexual ativa, porém 29% afirmaram não possuir.

Entre as mulheres que não possuem vida sexual ativa, houve várias explicações sobre o feito: desinteresse 10% (2), vergonha 10% (2), medo 5% (1), constrangimento familiar 16% (3), por não se sentir desejada 16% (3), problemas com parceiro 11% (2), e outros motivos 32% (6).

Sendo assim, o estudo demonstra que o percentual de mulheres com vida sexual ativa após menopausa é muito pequeno, isto se deve em grande parte a redução do desejo sexual que é muito

comum ocorrer nesta fase da vida, estando relacionado em alguns casos com os aspectos psicológicos e fisiológicos.

FATORES PSICO-SÓCIO-CULTURAIS

Como já foi citado a libido recebe influência de fatores orgânicos, sociais e também de fatores psicológicos através de mecanismos pouco conhecidos.

Diversos fatores psicossociais que influenciam no aparecimento de problemas sexuais nos jovens também podem intervir nos idosos.

O passado ditará o futuro sexual do idoso, pois diz um ditado que “envelhece-se como se viveu” e, de fato, o idoso terá tão maiores problemas de adaptação à sua condição de vida, quanto mais dificuldade de adaptação teve em tempos anteriores.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES

Educação, Saúde, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

A prevalência elevada de transtornos psicopatológicos nos idosos, como são a Depressão ou os Transtornos de Ansiedade e a existência de estressores freqüentes na velhice, como por exemplo, a perda do cônjuge, o prejuízo e deterioração do espaço social e do nível socioeconômico ou a presença de problemas de saúde na família, contribuem também para diversas dificuldades na atividade e interesse sexual.

Além disso, a sociedade também acaba por não contribuir para que as mulheres idosas possam manifestar livremente sua sexualidade, seja pelo contundente negativismo cultural no que diz respeito ao sexo na velhice, seja no reflexo de uma simples atitude de rejeição do indivíduo pelo fato de ser idoso, o que acaba tomando para si o estereotipo cultural negativo da pessoa anciã como um inválido assexuado.

A sociedade costuma medir a atividade sexual segundo o coito e, como a freqüência com que este ocorre é menor na velhice, muitos idosos optam, progressivamente, pela abstinência.

Os sentimentos, a afetividade e a sexualidade podem ser expressos de diversas formas, podendo sofrer influências de diversos meios. Para a maioria dos idosos a família tem um peso significativo em relação à sexualidade, pois a mesma pode inibir seus sentimentos.

A educação e a cultura trazidos por essas pessoas também têm significado importante na sexualidade e acabam por determinar o comportamento sexual dos idosos. Outro feito que ocorre devido à pressão social, é o sentimento de culpa no indivíduo de idade avançada por experimentar desejos sexuais, o que inibirá totalmente todos os aspectos de qualquer expressão sexual.

Nota do divulgador:- Acredito que é um assunto pouco difundido e que nós idosos não conhecemos tão bem talvez por vergonha ou por medo de nos acharem com libido em demasia???? kkkkkkkkkkkkk