VOZ?! UMA AULA SOBRE ELA...-PARTE II

FONIATRIA - É a especialidade médica que lida com o diagnóstico e o tratamento de voz, fala, linguagem e audição, e como estes problemas decorrem de coisas ligadas ao organismo, com muitos estudos complementares e suplementares - em alguns aspectos, meio caminho entre medicina e pedagogia. Abrange também a colocação da voz, porém com maior preocupação com a correção dos distúrbios e das alterações, menor com a estética da fala. O FONIATRA preocupa-se não só com o exame clínico da laringe (o médico otorriolaringologista cuidaria da fisiologia: inflamação, laringite, alterações endócrinas, vasomotoras etc.), sobretudo de seu produto: a VOZ, presente sempre o fato de que a comunicação oral constitui prioridade absoluta. // Pequeno glossário dos problemas da fala: DISACUSIA - alterações de audição. --- DISARTRIA - dificuldade na articulação dos sons na conexão de sílabas e palavras. Caracteriza-se pela alteração global na maneira da falar, resultante de lesão no sistema nervoso central e nos centros bulbares que dirigem o aparelho fonador, não havendo comprometimento da linguagem e sim da fala, principalmente em pessoas com paralisia cerebral. --- DISFASIA ou RETARDO DE LINGUAGEM - alteração do comportamento simbólico e representa a incapacidade de expressar idéias através da língua falada e escrita. Na fase adulta, é conhecida como AFASIA, perda da linguagem, geralmente devido a uma lesão cerebral. (Termo não usado para criança porque significa perda de linguagem adquirida.) --- DISFEMIA - perturbações no ritmo da voz, como a gagueira ou a taquifemia. O taquifêmico engole sílabas , letras e até palavras, fala precipitadamente, manifestando ansiedade. Não há causa orgânica e geralmente é causada por intensa problemática emocional. --- DISFONIA - alterações da fala, isto é, da voz, como rouquidão, voz fanhosa ou de falsete. As causas podem ser orânicas e funcionais no aparelho fonador ou emocionais. --- DISGLOSIA - prejuízo de emissão de fonemas decorrente de defeito dearticulação e pronúncia, sem lesão neurológica central, com alterações no aparelho fonador, arcada dentária. Freio na língua, fissuras palatinas ou lábios leporinos. Por exemplo, criança ou adulto emitindo sons, ‘ama’ em lugar de cama, trocar sons, ‘tama’ em lugar de cama; ou distorcer sons (comuns com as sibilantes s, z, x, pronunciando ‘adiministração’ ou ‘pissicologia’, --- A palavra DISLALIA é mero rótulo pois abrange uma série de aspectos tem causas múltiplas, o dislálico podendo ouvir mal ou ter a inteligência prejudicada por causas psicológicas. Há dislalias perfeitamente normais aos 3 anos, com dificuldades de R (rotacismo), S (sigmatismo) e K (capacismo), em tese superadas com a própria evolução. --- DISLEXIA - distúrbio na leitura e na escrita, com dificuldades no aprendizado que vão desde a incapacidade de aprender a ler e escrever, mesmo criança inteligente, até a troca de fonemas. --- Encontram-se aqui ainda as DISORTOGRAFIAS, que são as falhas na transmissão da leitura para a escrita, inversões de letras na sílaba e as DISGRAFIAS, dificuldades n escrita, letra ilegível, repassada. Destaca-se a perturbação em perceber e o posicionar, como nos casos de fonemas surdos x sonoros - p. b, t, d, k, g - e confusão entre m, n. --- DISLOGIA - alterações na expressão verbal causadas por distúrbios psicopatológicos, caracterizadas pelo desequilíbrio entre a palava falada e a escrita, com ausência de conteúdo lógico na fala - ocorre nos deficientes intelectuais. --- DISODIA - alterações da voz cantada. --- DISRITMIA - alterações rítmicas da fala.

FONTE:

Artigos de PEDRO BLOCH - Rio, jornal O GLOBO, datas diversas.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/08/2017
Código do texto: T6093983
Classificação de conteúdo: seguro