Técnica de estudo

Técnicas de apreensão do conhecimento científico

esboço

Definição de:

Leitura

Grifo

Anotações

Dissertações

Formas e níveis de leitura

Leitura decodificadora: é uma simples decodificação dos sinais ortográficos; as letras, as sílabas, palavras, frases e parágrafos. Leitura superficial na busca de conhecimentos científicos, ler-se títulos, subtítulos, orelhas resumos, apresentações e outros.

Leitura inspensional: caracteriza-se pelo tempo estabelecido para a leitura, a arte de folhear sistematicamente.

Leitura analítica é minuciosa, completa, a melhor que o leitor é capaz de fazer. É ativa em grau elevado. Tem em vista o entendimento com profundidade.

Leitura sintopica: leitura comparativa de quem lê muito correlacionando-os entre se, nível ativo e laborioso da leitura.

Detalhes sobre a leitura

Os quatros níveis de leitura são cumulativos.

A leitura de mundo antecipa-se a leitura das palavras e a leitura das palavras influencia a leitura de mundo.

Técnicas de leitura segundo MORGAN e DEESE:

Levantamento, pergunta, leitura repetição e revisão.

Segundo MOLINA (1992. p. 3) são sete os passos a serem seguidos na leitura.

Visão geral do capitulo, Questionamento despertado pelo texto, Estudo do vocabulário, Linguagem não verbal ,Essência do texto, Síntese do texto, avaliação.

Percepções do leitor

O leitor competente transita a vontade pelos quatros níveis de leitura com desenvoltura e autonomia. Esse tipo de leitor é assíduo porque vê na leitura fontes indispensável de novos conhecimentos. Que estariam a sua disposição quando necessário. O leitor precisa observar o que o autor diz. Ele faz leitura comparativa com outros textos que trazem o mesmo assunto. Verifica a relação do texto com o autor. Busca conclusões e entendimentos sobre o texto. Sobre o objeto pesquisado. Os tipos de percepções do leitor são: processamentos ascendentes parte das ideias especificas para as gerais. Descendente ideias gerais principais é fluente e veloz. A percepção madura utiliza ambos os processos, é consciente e ativo.

Grifos

Modos de grifos

Único, duplo e vertical. Um grifo para uma palavra ou tópico frasal. Dois para diferenciar de outros elementos e um grifo vertical para parágrafos.

Os grifos devem ser com inteligência

Conteúdos a serem grifados.

Termos gramaticais

Morfológicos:

Verbos

Advérbios

adjetivos

Sintáxico:

Frases

orações

Articuladores de coesão

Semânticos

Vocabulário

Premissas

Articuladores de texto de Coerência.

Anotações

Formas de anotações

Corridas

Esquemáticas

Resumidas

Conteúdos das anotações

Morfológicas

Sintáxicas

Técnicos

Semânticos

Treinamentos e aplicativos

Leituras

Grifos

Anotações

Dissertações

Dissertação

Fragmentos da dissertação

Normas técnicas da dissertação

Conteúdos dos fragmentos

Dialética das dissertações

Referencia

MEDEIROS, João Bosco. Redação Cientifica, A pratica de fichamento, Resumos e Resenha. Atlas S.A. São Paulo. 8º Ed. 2006.